Como mencionei em outros posts do Alentejo aqui no blog, eu dividi o Alentejo em dois. O Alto Alentejo e o Alentejo Central. Dessa forma, acredito que facilita para vocês montarem o roteiro. Além disso, o Alentejo é uma região que oferece muita coisa legal para conhecer. Por isso, seria impossível colocar tudo em um único post.

Mesmo eu morando em Portugal, tive que fazer várias viagens para conseguir conhecer tudo o que eu queria. É claro que não vou colocar tudo por aqui, até porque sei que para quem está em viagem é impossível ter tempo de conhecer tudo. Mas, aqui vai o que considero mais legal de conhecer.

Leia também

Roteiro pelo Alentejo Central – Dicas de vilarejos, restaurantes e hotéis

Tudo que você precisa saber para viajar para o Alentejo em Portugal

Dicas gerais do Alto Alentejo

A região do Alto Alentejo em Portugal é conhecida como um Alentejo diferente. Pois é uma região de transição, entre as serras da Beira, planícies douradas e diversas vilarejos. Na verdade, em Portugal eles não falam vilarejos e sim aldeias. E são tantas, que vocês não tem idéia. Sinceramente, eu já visitei tantas aldeias ou vilarejos em Portugal que não me animo mais de conhecer nenhum.

É que depois de um tempo, parece que vai ficando tudo muito igual. Por isso, reuni aqui as que achei mais diferentes e acho que vale a pena incluir no roteiro.

Vilarejos imperdíveis no Alto Alentejo

Monsanto

Apesar dessa aldeia fazer parte da Beira Baixa e não do Alto Alentejo, resolvi incluir no post pois é relativamente perto para incluir no roteiro pelo Alto Alentejo. Em resumo, Monsanto é considerada uma das aldeias mais típicas de Portugal. Além disso, ela é bem peculiar, com ruas estreitas e casas construídas entre rochas nas encostas íngremes de uma colina. Definitivamente vale uma esticadinha. 😉

O que fazer em Monsanto

Com certeza o mais imperdível dali é visitar o Castelo de Monsanto, a Gruta, a Necrópole e a Capela de São Miguel e Penedo do Pé Calvo.

Monsanto aldeia no Alentejo

Marvão

Sem dúvida esse é outro vilarejo imperdível. Marvão é uma aldeia que fica no alto de um penhasco. Antigamente, era um forte da defesa Portuguesa contra os castelhanos e também foi abrigo de judeus durante o século XV. Devido sua altura, Marvão oferece uma vista incrível de suas muralhas.

Roteiro de viagem pelo alto Alentejo

Monforte

O nome dessa aldeia deve-se à sua localização, pois fica no alto de um forte monte. Além das belas paisagens, outro destaque é a Villa Romana de Torre de Palma, um vestígio arqueológico importante, que remete ao período medieval. Aliás, o artesanato local é mantido de geração para geração, com trabalhos em cortiça, madeira, pedra, chifre, vime e pele.

Hotéis no Alto Alentejo

Torre de Palma Wine resort em Monforte

É na aldeia de Monforte que está localizado o Torre de Palma Wine Hotel. Sem dúvida, esse hotel irá te surpreender e muito. Para vocês terem uma idéia, o Torre de Palma é rodeado por uma fortificação que data 1338. Além disso, o hotel é membro da Design Hotels. Portanto, mistura o melhor da arquitetura local com toque do designer Philippe Starck.

Logo ao chegarmos, já fomos recebidos com uma taça de vinho tinto do hotel em pleno alto de sua torre. Surpreendentemente, da torre pode-se observar um infinito de vinhas e para completar, um pôr do sol lindo. De fato, não poderíamos ter sido melhor recebidos e nada poderia ter sido mais perfeito do que apreciar um vinho com aquela paisagem e pôr do sol.

Apesar do spa ter piscina interna e externa. Como fomos no inverno, não conseguimos aproveitar tanto a parte externa do hotel. Além das piscinas, o spa do hotel também tem jacuzzi, banho turco, sauna e centro equestre. Aliás, os cavalos do hotel são lindos, fiquei completamente apaixonada por um deles, o Azeitona.

road trip pelo Alto AlentejoPasseios e aldeias no Alto Alentejo em PortugalRoteiro de carro pelo Alentejo em PortugalDicas de viagem pro Alentejo Portugal

Adegas e vinícola no Alto Alentejo

Adega do Torre de Palma 

Sem dúvida, fazer a visita guiada pela adega do hotel Torre de Palma, foi o ponto alto da nossa viagem pelo Alto Alentejo. Simplesmente a adega deles foi uma das mais lindas que já fui. O investimento que eles fizeram ali foi surreal. É tudo muito moderno e com detalhes em mármore local e aço inox. Além da beleza da adega, a visita foi muito exclusiva. De longe, foi uma das melhores visitas que fizemos até hoje em Portugal.

Enfim, o enólogo Luís Duarte explicou detalhadamente sobre o vinho e seu processo. Apesar da produção do vinho Torre de Palma ser pequena, é de altíssima qualidade. Portanto, é encontrado somente em lojas gourmets ou em restaurantes renomados com estrelas Michelin.

Além de oferecer visitas guiadas e provas, durante a época de vindima, os hóspedes podem participar de todo o processo de produção. Da colheita até a pisa. Certamente uma experiência que deve ser maravilhosa.

O que fazer em Marvão Restaurantes em Monforte

Restaurantes no Alto Alentejo

Adega típica O Cruzeiro – Monsanto

Com decoração moderna e cozinha tradicional, esse restaurante tem vista panorâmica. Fica em Monsanto na avenida Fernando Ramos Rocha.

Restaurante Basilii – Monforte

É o restaurante do hotel Torre de Palma, mesmo que não esteja hospedado no hotel, vale a pena conhecer os sabores do Alentejo apresentados pelo chef Filipe Ramalho com sofisticação.

onde comer no Alto Alentejo - Monfortemelhores destinos de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *