Alto Alentejo em Portugal: aldeias, vinícolas, restaurantes e hotéis

quando viajar para o Alentejo
26/12/2017

Alto Alentejo

A região de Alto Alentejo é conhecido em Portugal como um Alentejo diferente. Uma região de transição, entre as serras da Beira, planícies douradas e diversas aldeias.

Leia aqui o roteiro completo pelo Alentejo

Aldeias imperdíveis no Alto Alentejo

Monsanto

Apesar dessa aldeia fazer parte da Beira Baixa e não do Alto Alentejo, resolvi incluir no post. Monsanto é considerada uma das aldeias mais típicas de Portugal, com ruas estreitas e casas construídas entre rochas nas encostas íngremes de uma colina. Definitivamente vale uma esticadinha. 😉

O que fazer em Monsanto

Visite o Castelo de Monsanto, a Gruta, a Necrópole e a Capela de São Miguel e Penedo do Pé Calvo.

Monsanto aldeia no Alentejo

Marvão

Essa aldeia que fica no alto de um penhasco, era um forte da defesa Portuguesa contra os castelhanos e abrigo de judeus durante o século XV. Marvão oferece uma vista incrível de suas muralhas.

Roteiro de viagem pelo alto Alentejo

Monforte

O nome dessa aldeia deve-se à sua localização, que fica no alto de um forte monte. Além das belas paisagens, destaca-se a Villa Romana de Torre de Palma, um vestígio arqueológico importante, que remete o período medieval. O artesanato local é mantido de geração para geração, com trabalhos em cortiça, madeira, pedra, chifre, vime e pele.

Onde se hospedar no Alto Alentejo

Torre de Palma Wine resort em Monforte

É na aldeia de Monforte que está localizado o Torre de Palma Wine Hotel. Rodeado por uma fortificação que data 1338 e membro da Design Hotels, o hotel mistura o melhor da arquitetura local com toque do designer Philippe Starck.

Chegamos e já fomos recebidos com uma taça de vinho tinto do hotel no alto de sua torre, de onde pudemos apreciar o belo pôr do sol alentejano. Não poderíamos ter sido melhor recebidos e nada poderia ter sido mais perfeito! 👌🏻

O Spa com piscinas interna e externa, jacuzzi, banho turco, sauna e centro equestre, tornam o Torre de Palma um lugar perfeito seja para relaxar ou fazer atividades.

road trip pelo Alto AlentejoPasseios e aldeias no Alto Alentejo em PortugalRoteiro de carro pelo Alentejo em Portugalo que fazer Alto AlentejoDicas de viagem pro Alentejo Portugal Restaurantes em Monforte

Adega e vinícola para visitar no Alto Alentejo

Torre de Palma Wine resort

Fazer a visita guiada pela adega do hotel Torre de Palma, foi sem dúvidas, o ponto alto da nossa viagem pelo Alto Alentejo. A adega é simplesmente um lugar fantástico e foi com certeza uma das melhores visitas que fizemos até hoje em Portugal!

O enólogo Luís Duarte explicou detalhadamente sobre o vinho produzido ali e todo seu processo. Um vinho de pequena produção e altíssima qualidade. O vinho Torre de Palma é encontrado somente em lojas gourmets ou em restaurantes renomados com estrelas Michelin.

Além de oferecer visitas e provas, durante a época de vindima, os hóspedes podem participar de todo o processo, desde a colheita até a pisa. Será que já quero voltar? kkk

O que fazer em Marvão

Restaurantes no Alto Alentejo

Adega típica O Cruzeiro – Monsanto

Com decoração moderna e cozinha tradicional, esse restaurante tem vista panorâmica. Fica em Monsanto na avenida Fernando Ramos Rocha.

Restaurante Basilii – Monforte

É o restaurante do hotel Torre de Palma, mesmo que não esteja hospedado no hotel, vale a pena conhecer os sabores do Alentejo apresentados pelo chef Filipe Ramalho com sofisticação.

onde comer no Alto Alentejo - Monfortemelhores destinos de Portugal

Leia também 

Roteiro pelo Vale do Douro em Portugal

Roteiro pelo Algarve em Portugal

Diferenças entre o português do Brasil e de Portugal

Comentários no Facebook

Deixe um comentário