Quais as melhores Lentes fotográficas: como fotografar melhor em viagem

07/05/2016

Como escolher entre as melhores lentes para a sua câmera DSLR?

Se você está confuso entre quais são as melhores lentes para usar em viagens. Entre tantas opções de lentes, se você recorreu a um fotógrafo profissional e ainda confuso. Aqui está um guia sobre o que você realmente precisa saber sobre quais são as melhores lentes de fotografia.

Geralmente os fotógrafos recomendam ter as 3 lentes pra cobrir todo o campo focal:

14-24 mm, 24-70mm, 70-200mm. Estas, são mais conhecidas como a santa trindade do fotógrafo.

Você observou que outras lentes são apenas 50mm, ou 300mm. Que números são esses? Então essas são as lentes para fotografar casamento? E as lentes para fotografar viagem? Antes vamos ao básico!

O que são lentes 35 mm – os números indicam a distancia focal. Ou seja quanto ela vai mostrar da imagem. Podem ter somente uma distância focal (lentes fixas ex. 50mm) ou podem permitir várias distâncias (lentes zoom. Ex 24-120mm).

24-70 mm f2.8 – o f Indica a abertura do diafragma. Quanto menor o numero melhor, ou seja maior a abertura e maior a claridade da lente. E claro, o que eu considero o fator principal, a melhor capacidade de controlar a profundidade de campo que é aquele desfoque periférico que torna a foto agradável.

70-200mm f2.8 (apenas um numero) – indica que é uma lente com abertura fixa não importando o zoom.

28-300mm F 3.5 – 5.6 (dois números) – indica que a abertura varia entre a máxima 3.5 (na posição menor do zoom 28mm) e 5.6 na posição maior (300mm). * Provavelmente no ponto médio (150 mm) terá um f médio entre os números Ex. f4.

Dicas de lentes – as lentes zoom (ou super zoom) geralmente tem uma abertura mais restrita f3.5 ou superior. Você ganha em conforto, em praticidade mas perde em luminosidade (abertura do diafragma).

Lentes Prime? São as lentes fixas (sem zoom) de qualidade superior explico melhor neste post aqui

1o ponto da escolha da lente começa pela distancia focal (mm)!

Quanto menor o número, mais ampla será a imagem. Pra fazer uma comparação, a visão humana se assemelha a lente 35MM. Então todo numero menor você vai notar um efeito grande angular (aquele efeito da GoPro). Veja um exemplo neste post.

Quanto a escolha da distância focal posso apenas dar alguns conselhos de aplicação pois todas as lentes são certas e a criatividade é o limite.

Lentes para retrato, tradicionais, seriam a 50MM e 80MM. Por que não retrato com 35MM já que seria a visão humana? Tirar retrato de perto de rostos com 35mm ainda distorce os traços do rosto e a pessoa se sente “feia”. Por isso recomenda-se acima de 50mm. Entretanto a criatividade não tem limites. Geralmente se não for tirar de um rosto, bem de frente, não haverá problema.

*Trabalho Brilhante de John Carnessali – Photo Credit. Veja o site dele aqui

Melhores lentes para paisagem – considero a grande angular (14-24mm) – Permite você adicionar detalhes dramáticos, próximos a você, na paisagem mais ampla. Exemplo aquelas pedras logo abaixo de você numa paisagem de praia.

Santa Trindade (14-24 mm, 24-70 mm, 70-200mm.) Essas 3 lentes são uma escolha de preciosismo ideal para você ter o melhor em termos de performance de luminosidade e profundidade de campo. Entretanto, você pode conseguir resultados de outra forma… Subverter o obvio pode ser genial!

Bem até esse ponto, você sabe que para filme seria uma lente 35MM. Ou ainda, como disse acima que para as melhores lentes de fotografia deveria ter uma 50MM ou 85MM? Bem essas lentes estão dentro nas opções acima na Santa Trindade. Basta, por exemplo, regular no zoom em 50mm usando a 24-70 mm.

Então agora você já se decidiu! A melhor opção é ter tudo junto: vai comprar a lente super-zoom 28-300mm da Nikon (e similar Canon). Tem todas as opções!

Tome cuidado! Pode ainda não ser o melhor para você.

Geralmente estas não vão ter uma boa abertura de diafragma. A 28-300 da Nikon é F 3.5 – 5.6. E logo já regulando pra 35mm ela já fica em f4.5 máximo, ou seja escura e não permite fazer o desfoque do fundo, ou seja nao permite controlar bem a profundidade de campo. Pra muitos é o ponto principal da criatividade na fotografia.

E ainda essas lentes podem te induzir ao erro. O fotografo se acostuma o conforto do zoom e não dá um passo pra traz pra enquadrar melhor a pessoa. Você pode, por conforto, passar rapidamente de 50mm para 35mm e fotografar um rosto em 35mm. Ai não vai entender por que a pessoa fotografada não gostou do resultado (rosto distorcido).

Pode desfocar o fundo se afastando bem do objeto e puxando o zoom? Pode mas terá uma foto embaçada. Pelo efeito soft.

Veja exemplo aqui

Geralmente as lentes que vem em junto com as maquinas são como essa, lentes zoom, para prover ao fotografo iniciante mais “opções”.

Antes de dar minha escolha principal das melhores lentes de fotografia, dou alguns alertas contra as lentes com muito zoom:

Por serem escuras, e aberturas ruins nas opções de zoom maiores (já acima de 80mm na 28-300 Nikon) você vai precisar de uma velocidade mais baixa do obturador (pra compensar) ou seja: Vai tentar fotografar sem tripé aquele “leão” distante e vai notar que muitas saem tremidas. Isso por que a maquina no modo automático compensa deixando o obturador aberto mais tempo (mais lento) pra entrar mais luz. Ou seja, você sai feliz com a compra mas durante o safari fotográfico vê que precisa de um tripé pois todas as fotos tem aquele efeito “alma” ao redor dos objetos.

Veja exemplo aqui.

A Vantagem das lentes zoom é você andar livre de um monte de lentes e economizar espaço. Por isso dizem que elas são as melhores lentes para viagem. Mas a escolha vai do usuário e da necessidade. Você precisa é entender as limitações.

Lentes zoom são geralmente soft (embaçadas). Por que? O movimento dos anéis faz um movimento de desfoque. Vocês sabem que não adianta ter uma maquina de 38 Mpix se sua lente é “soft” e deixar tudo embaçado.

Veja exemplo neste post aqui .

E para aqueles que estão curiosos em qual foram as minhas escolhas, São elas:

14-24mm, 50mm, 70-200mm. Se quer entender por qual motivo melhor  vejam aqui.

Comentários no Facebook

Deixe um comentário