Carnaval de Veneza! Como é o carnaval na Itália?

Carnaval de Veneza
07/04/2014

Carnaval de Veneza

Carnaval de Veneza

Provavelmente quando alguém fala em Carnaval as primeiras coisas que venham em mente seja samba, axé, verão, fantasias, praia e calor.

Mas que tal um carnaval em que as fantasias se transformassem em trajes do século XVIII, o samba e o axé se transformassem em música clássica e a praia e calor se transformassem em frio com chances de neve?

Sim, esse carnaval pode ser até maluco para a cabeça de qualquer brasileiro mas esse carnaval acontece e é a festa mais longa da Itália. Durante 10 dias realizam-se bailes e pessoas desfilam pelas cidade com trajes e máscaras. A Piazza de San Marco fica abarrotada de turistas do mundo inteiro e até um concurso de melhor traje é feito! Caso você queira entrar no clima e andar pelo menos mascarado ou levar um máscara de recordação você poderá encontrar facilmente em qualquer lugar de Veneza. Desde lojas à barraquinhas na rua só com elas! E os preços vão 10 a 200 euros.

Como é o carnaval em Veneza

Quando é o carnaval em Veneza

Época do Carnaval de Veneza

Carnaval na Itália

Dicas para o carnaval em Veneza

Hotéis para o carnaval de Veneza

Nosso taxi em Veneza!

Nosso taxi em Veneza!

Curiosidades sobre o Carnaval de Veneza

O carnaval de Veneza surgiu no ano de 1162 quando a “Repubblica Della Serenissima” venceu a guerra contra Ulrico, o patriarca de Aquileia, que tinha invadido a cidade. A celebração continuou por muitos séculos. O carnaval que é celebrado nos dias atuais iniciou no século XVII, quando a nobreza se disfarçava para sair à rua e misturar-se com o povo. 

Visitar a cidade na época de carnaval é encantador para quem gostaria de reviver o século XVII. É como se você entrasse em um túnel do tempo, em que a charmosa cidade de Venezia era uma das cidades mais importantes na Europa mas que hoje tem suas construções assustadoramente invadidas por seus belos canais. 

Fantasias do Carnaval de Veneza

Festa na Piazza San Marco

Festa na Piazza San Marco

Dicas de passeios durante o carnaval de Veneza

Atrações do Carnaval de Veneza

Programação do Carnaval de Veneza

Porém, pode até não parecer fazer muito sentido, já que o carnaval de Veneza com suas máscaras seja tão famoso no mundo todo, mas para quem não conhece Veneza não acho que o carnaval seja a melhor época para ir por diversos motivos. Primeiramente, a cidade que já é muito precária de infra-estrutura recebe muitos turistas que imaginam ser a melhor época para ir , suas ruelas ficam praticamente intransitáveis e por causa dos canais e da dificuldade de locomoção você precisa fazer os mesmos caminhos que todos, já que além de ser como um labirinto muitas das ruelas também não são alternativas porque não possuem saída. Além disso, é inverno na europa então prepare-se para o risco de pegar chuva, já que é inverno e isso pode acontecer facilmente e para piorar para o turista se você quizer entrar em qualquer museu você terá que enfrentar uma fila gigantesca ( na chuva)! Ahhhh sem contar que esqueça qualquer chance de passear de gôndola….

Ponte dos Suspiros em Veneza

Tentativa de foto com a “Ponte dos Suspiros” de fundo…

Passeios turísticos durante o carnaval de Veneza

Muita gente para pouco espaço…

Lugares para visitar no carnaval de Veneza

Mas, para quem já conhece a cidade e não precisa visitar os lugares mais só curtir aquela atmosfera histórica é uma experiência inigualável!

Hotéis para o Carnaval de Veneza

Ficamos no Hotel Luna Baglioni, escolhemos o hotel por causa do baile de gala de carnaval. Nossa surte era maravilhosa, pode não parecer tão grande na foto abaixo, mas o quarto era enorme, principalmente para padrões da cidade. O quarto tinha um closet e um banheiro bem grandes também e duas sacadas com vista para o canal e para a torre do relógio.  O salão onde é servido o café da manhã é o mesmo salão em que foi o jantar do baile de carnaval. E, no café da manhã o salão parece ser ainda mais bonito! O hotel também possui um piano bar, um terraço com vista para os canais e um restaurante muito bom.

Fizemos a reserva do baile com o concierge do Hotel e no preço estava incluído coquetel de entrada, jantar com ópera e uma festa com DJ. A roupa de gala com máscara típica seria aceitável somente para aqueles convidados que não tinham fantasia. Caso tenha interesse em usar fantasia ou melhor, o traje é possível alugar no próprio hotel. Por um preço bem caro é claro! E não precisa ficar com vergonha ou com medo de passar por ridículo, a grande maioria das pessoas estarão vestidos com os trajes. Pra ser sincera, meus amigos e eu éramos as únicas pessoas que estavam apenas com roupas de gala e máscaras.

Nossa chegada no Luna Baglioni

Nossa chegada no Luna Baglioni

Hotel de luxo para o carnaval de Veneza

Hotel de luxo em Veneza

Luna Baglioni

Linda vista da sacada do quarto do hotel em Veneza

Linda vista da sacada do quarto

Veneza para casais

Chegando no coquetel a sensação era muito estranha até difícil de explicar, é como se tivesse entrado em um livro de história. Muito bacana! Depois do coquetel fomos para o salão do jantar, que por sinal era magnífico! O ambiente era maravilhoso e todas aquelas pessoas vestidas com aqueles trajes foi uma experiência e tanto! Muitos hotéis fazem um jantar ou alguma festa de carnaval, apesar da festa depois do jantar ter sido bem desanimada, eu indico o Baile do Luna para quem estiver na cidade na época ou para quem quiser ir somente para viver essa experiência diferente, porque a festa me surpreendeu muito, é uma experiência muito legal e como não esperava animação e na verdade acho difícil que em qualquer outra festa de Veneza do estilo seja diferente, curti a experiência de estar jantando como se estivesse vivendo no passado, lá no século XVIII. Mas não estava lá para uma festa de arromba, caso contrário teria ficado no Rio de Janeiro mesmo ou teria ido para Salvador! Estava ali, para viver um momento único, para me imaginar voltando no tempo e ainda ter um jantar espetacularmente saboroso! Inclusive recomendo e muito o restaurante do Luna Baglioni Hotel, foi sem sombra de dúvidas as melhores refeições em Veneza!

Luna Baglioni Hotel

Baile de carnaval em Veneza Fantasias no carnaval da Itália

Indo embora de Veneza!

Indo embora de Veneza!

Passeio de barco em Veneza

Pôr do sol em Veneza

Dicas para viajar para Veneza no carnaval

Sites úteis:

Turismo Veneza

Hotel Luna Baglioni Venice

Comentários no Facebook

Deixe um comentário