Depois de morar em Portugal por mais de um ano, resolvi fazer um post com motivos pra não ir pra Portugal e coisas que eu não gosto no país. Pois vejo que a imagem que vem sendo divulgada de Portugal pode fazer com que muitos brasileiros acreditem que aqui seja só maravilhas. Até justo, pois diversos problemas que temos no Brasil não encontramos na realidade portuguesa. Segurança por exemplo, é uma delas.

Porém é importante lembrar que perfeição é uma ilusão. Todos os lugares tem seus problemas e cada pessoa se adapta de forma diferente. Às vezes o que é incômodo ou defeito pra uma pessoa é qualidade na visão de outra.

Leia também

Diferenças entre o português de Portugal e do Brasil 

Antigo bordel é um dos bares mais descolados de Lisboa

Londres é caro? Custo e qualidade de vida em Londres

Por que Paris pode acabar com sua vida

Motivos pra não ir pra Portugal

Nesse post resolvi escrever algumas coisas que EU particularmente não gosto em Portugal. Claro que existem inúmeros exemplos de coisas que adoro, aliás devo confessar que tem MUITO mais fatores positivos que negativos, por isso que estou onde estou, em Portugal. 😉

Veja aqui a lista de coisas que eu adoro 👈🏻

Coisas que eu odeio em Portugal

1 – Sardinhas. Independente da forma que seja feita, eu odeio o sabor e odeio mais ainda o cheiro e a fumaça das sardinhas. Desse modo, como são consideradas uma das maiores iguarias da cozinha portuguesa, para minha infelicidade elas estão por toda parte.

2 – Ladeiras. Principalmente, em Lisboa e no Porto o perto pode ficar longe e até andar duas quadras dependendo do lugar pode ser exaustivo.

3 – A forma como alguns portugueses cuidam da vida alheia. Em outras palavras, por mais discreto que você seja, eles conseguem saber ou concluir tudo sobre a sua vida. Sem dúvida algo que também temos muito no Brasil. hehe

motivos pra não ir pra Portugal e coisas que odeio em Portugal
photo by wanna-joke

4 – Não importa onde você vá, seja na rua pedindo informações, no taxi, no voo ou em qualquer outro lugar, o português quando resolve conversar, parece que nunca mais irá se calar. Esse excesso de conversa (às vezes) é muito inconveniente. Porém, isso também é algo que eu gosto. Afinal, melhor um povo que conversa e interage com você demais do que de menos.

5 – Não é raro lojas ou outros estabelecimentos darem desculpas para não aceitarem o pagamento com cartão de crédito. Por exemplo, dizer que a máquina não funciona é o mais comum. No começo ficava preocupada, imaginando que tinha algum erro com meu cartão, hoje sei que vivo na época jurássica portuguesa.

6 – Em último lugar, antes de mudar pra Portugal, eu imaginava um lugar perfeito e desenvolvido. Porém, como qualquer país desenvolvido, Portugal tem muita estrutura mas ainda tem muita coisa quebrada. Certamente, com tantas reformas e restaurações feitas ultimamente, em breve estará muito melhor.

Veja fotos de Portugal e do mundo aqui

E você? Tem coisas que não gosta em Portugal ou motivos pra não ir pra Portugal? Deixa nos comentários! 😘

36 thoughts on “Coisas que eu odeio ou motivos pra não ir pra Portugal”

  1. Acho que o mais odeio é a prestação de serviço… que é péssima! Eles parecem “nem aí” se você vai comprar algo ou não… como se aquilo não fizesse diferença na vida deles! Peço orçamento para algo e digo para quando preciso… e se eles acham que o prazo é pequeno simplesmente nem dão o preço… já te “despacham” e não fazem qualquer esforço. Nisso os brasileiros dão aula… fazem de tudo pra não perder o negócio!

    1. Oi Talita! Concordo parcialmente com você. Eu sinto que aqui eles não fazem questão de vender ou entregar algo bem feito. Claro que nunca podemos generalizar mas isso pra mim é uma realidade por aqui. Quando falamos em Brasil fica ainda mais difícil de generalizar, tem muitos lugares com serviço ótimo e outros péssimos. Eu sou do sul, acho a prestação de serviço por lá muito boa assim como em SP. Mas morei alguns anos no Rio de Janeiro e juro que estou pra ver algum lugar conseguir ser tão ruim nesse sentido como no Rio. kkkkkk Beijos e obrigada por deixar sua opinião.

  2. O fato dos portugueses conversarem muito significa educação, aqui no Brasil a falta de educação são 99% das pessoas que nem te olham na cara quando pedimos alguma informação ou são extremamente rudes e mal educadas em todos os estabelecimentos comerciais que visitamos. Quando mudamos para um país devemos respeitar os costumes e alimentação local, as ladeiras são lindas trata-se de uma das melhores características de Lisboa, Quanto ao lugar perfeito e desenvolvido, seria melhor pesquisar a história do país que já sofreu inúmeras crises financeiras.

    1. Olá Pedro, falar demais nunca foi sinônimo de educação, pode ser no máximo simpatia. Sobre desrespeitar a cultura ou um país, ao contrário de você eu não falei ou xinguei o português – aliás pela sua interpretação até os chamei de educados. Não faria nem sentido essa ofensa, até porque meu marido é português. Rs
      As únicas palavras ofensivas como “sem educação, rudes e mal educados vieram do SEU comentário e não do meu texto. Mas sem problemas, eu não julgarei você e deixo você ter a opinião que quiser, essa é uma página bem democrática. Sobre as ladeiras, eu até poderia colocar a parte que gosto a respeito delas, que é a vista incrível que elas proporcionam da cidade. Só que o texto fala sobre coisas que eu NÃO gosto, então não faria sentido, né? As coisas que eu gosto eu deixei para um outro post
      Por último, o fato de alguém afirmar que Portugal tem muitas casas e construções abandonadas não significa que ela não saiba da história do país.
      Espero que ao longo da semana você tenha a sorte de cruzar com esses 1% de brasileiros que você NÃO considerou mal educados e rudes, afinal, ninguém merece gente mal educada!
      Boa semana pra ti – com muito cheiro e fumaça de sardinha na brasa, conversa fiada e belas ladeiras! 😉

  3. Oi Karina! Acompanho seu insta e adoro! No blog não tinha feito muitas visitas, mas estava curiosa sobre sua ida pra Portugal, acabei chegando por aqui, mas não encontrei o que te levou a morar aí.. poderia compartilhar? Tb amoooo a Europa e tenho considerado seriamente fazer pouco definitivo por aí.
    Obrigada por sempre nos brindar com relatos substanciais sobre esses lugares tão incríveis! Meu continente preferido tb é a Europa ❤️

    1. Olá Renata, tudo bem? Que legal, fico muito feliz com seu comentário, muito obrigada! Ficamos alguns meses em Londres e já estamos quase um ano em Portugal.
      Devemos nos mudar novamente para outro país da Europa até agosto. Meu marido quer fazer um MBA, entre os países estamos considerando a França, Alemanha, Holanda ou Espanha.
      Tem algum país em mente? Beijos e obrigada pela visita e comentário tão gentil 😘

  4. A típica mentalidade dos brasileiros em criticar as coisas, e esquecer do país falido de onde estão a fugir.
    Porque a menina não leva seu orgulho a passear ao aeroporto? Saem vôos diáriamente com destino ao brasil.
    Este tipo de gente que está por cá como hóspede e com residência concedida pelo favor das autoridades portuguesas , por mim podem todos regressar. Pois uma coisa de que não gosto em Portugal é a falta de critérios do SEF para deixar estas pessoas cá residirem.
    Pode ir-se , que cá não faz falta nenhuma. É apenas uma brasileira típica, cá temos mulheres mais bonitas e discretas, esta na rua não causa impressão nenhuma. Brasileiras assim temos aos montes, nós portugueses já estamos a ficar fartos de tantas palavras parvas sobre Portugal na internet.
    Após bastante tempo de convívio, posso afirmar que os brasileiros ou são mau educados, ou são mimados e arrogantes.
    típico comportamento de país miserável com classes diferenciadas.

    1. Cuidado com o que desejas Luis Fontes, se todos regressarem, ai é Portugal que será o país falido e miserável que VOCÊ mencionou.
      Sobre passear no aeroporto, isso é algo que sempre faço, tanto para o Brasil como para diversos outros países pelo mundo ( uns 60 até hoje). Isso é realmente maravilhoso, nos abre os olhos para vermos as QUALIDADES E DEFEITOS de todos os lugares. Deverias experimentar também…. 🙂

    2. Um tuga falar da pobreza de outro país é piada. Vcs são um país pobre e atrasado que vive do turismo, e nada mais.
      Mais respeito com paises mais ricos que o teu, Manuelzinho burro.
      Temos classes diferenciadas, sim.
      De um lado, pessoas inteligenes, modernas, descontraídas, e de outra os imigrantes tugas em nosso país, burros como uma porta e hilariantemente idiotas.
      Vc é mais exemplo.

      1. Comentário perfeito. Dá pena desses Tuguinhas. Povinho subdesenvolvido, preguiçoso, racista, mentiroso, arrogante e francamente burro!

        Não é à toa que não conseguem colocar esse país em ordem, apesar dos bilhões que o FMI joga aqui a cada 10 anos para maquiar a incompetência total e geral que é “ser português”.

        As piadas são todas verdadeiras!

    3. Fala por ti sou portugues e concord com a maioria destes comentarios porque infelizmente sao verdadeiros. Deves pensar que não há portugueses a viver no Brasil ?

    1. Definitivamente eles não são os mais gentis. Vc não tem idéia do que já recebi aqui por causa desse post. Isso que tomei o maior cuidado pra não ofender ….

  5. Liga pra esses Portugas mal educados não Karina . Parabéns pelo blog. Sou filho de Português e diversas vezes já estive em Portugal . Amo esse País assim como amo o Brasil. Bobo e idiota tem em todos os lugares. Sabe aquele nosso defeito milenar de complexo de vira-lata , pois é , vem lá de Portugal . Quando alguns “parvos” de lá querem expressar suas frustações geralmente fazem em cima dos Brasileiros , Angolanos , Moçambiquenses …… agora se você fosse uma Inglesa , Americana , Sueca pode ter certeza que esse bobo aí de cima não ia escrever essas besteiras …. provavelmente é um retardado que deu a sorte de nascer onde nasceu e não conhece nem a freguesia do lado…..Abraços.

  6. Portugal é lindo. Visitei varias vezes, inclusive tenho cidadania portuguesa. Mas o que me deixa chateada é que num pais maravihoso a maioria do povo é extremamente grosseira. Não sei porque. Eles vivem basicamnete do turismo e parece não haver nenhuma preocupção em tratar bem os turistas. Claro que não são todos, mas uma maioria que ou não esta bem treinado ou realmente ainda não percebeu que se ganha muito tratando bem o turista.

  7. Nao gosta de ladeira e cheiro a sardinha? Em portugal nao gostamos de bandido brasileiro, nem de gente que incomoda com o barulho da musica brasileira em apartamento.,das putas brasileiras, do ladrao assassino brasileiro. Complexo de vira lata vem mesmo da favela que voces ajudaram a construir com a vossa corrupcao e preguiça em lutar pelos vossos direitos.

    1. Querida Susana Lereno, em momento algum ofendi portugueses para você escrever um comentário tão preconceituoso. Acredito que em Portugal não gostem de bandido em geral e não só dos bandidos brasileiros. Sobre as putas e as músicas, cada um tem um gosto. Mas de qualquer forma nossas putas e músicas são beeeeeem mais conhecidas e queridas mundo à fora. Sobre as favelas, vejo muita coisa parecida com elas em Portugal e também acredito que Portugal está beeeeeeeeemmmmmmmm longe de não ter problemas então aproveite para se preocupar com estes e vá a menina lutar pelos vossos direitos pois os nossos a menina não tem nada que ver.

  8. Oi Karina, esse é o primeiro texto seu que leio, mas achei muito interessante, estou morando em Portugal a alguns meses. Meu marido é programador e após recebermos algumas proposta para vir para Portugal, acabamos topando, principalmente pela oportunidade de conhecer um novo pais e uma nova cultura e estar mais próximo de outros paises que gostariamos de visitar. Tem sido uma grande experiência em nossas vidas, tem lugares muito bonitos e pessoas muito gentis, mas infelizmente tivemos muitos ocasiões em que passamos ou presenciamos situações de grosseria com palavras grosseiras como li em alguns comentários acima. Tivemos casos em que vimos brasileiros serem humilhados em locais como centro de saúde e junta de freguesia. Na hora fiquei horrorizada, depois fui assimilando que infelizmente pessoas assim existem em qualquer lugar. Mas tem dias que é bem difícil, pois fica muito evidente um preconceito (já vi em em mais de uma ocasião falarem que brasileiro vem pra cá fugindo, e que o Brasil é isso ou aquilo), mas não entendo porque as pessoas não conseguem aceitar que alguém queira viajar, conhecer e explorar novas culturas, locais e ainda ganhar experiência de vida e profissional. Amei a forma como você conseguiu responder algumas dessas pessoas (portugueses ou não) que infelizmente só tinham a intenção de ofender e nada mais.

    1. Oi Nath, tudo bem? Pois é, todo lugar tem gente ruim e gente boa – claro que alguns menos e outros mais. hehe
      O segredo é tentar ver sempre o lado do outro, tudo bem que as vezes é difícil. 🥴🙄 e principalmente, tentar não absorver as coisas ruins. Aproveite essa parte boa, da oportunidade do seu marido, de estar pertinho de outros países etc. Obrigada pelo seu comentário super gentil! Boa sorte pra vocês por aí! beijão

  9. Eu ia comentar que talvez criticar sardinhas fosse algo muito pequeno dentro do que se esperava do conteúdo do post. Contudo, pude me dar conta de que a autora tentou construir algo “neutro”/descontraído para tratar. Karina, você soube responder com muita educação todos os comentários pesados. Vivo há dois anos no Norte De Portugal (Braga) e sinto MUITO preconceito em relação à comunidade brasileira. Acho que é um país com tudo para dar certo, só falta parar de olhar pro outro e se comparar. Jesus! Eles vivem de se sentirem melhores que uns e enfatizarem o quanto são piores que outros. Não é normal ver o quanto deitam para os franceses/alemães a troco de nada. Enfim, o tempo cuida de tudo. Tem gente boa de coração também e com muita ternura por aqui. O que eu mais gosto de Portugal é a simplicidade de algumas pessoas e aquela sensação de que estão sempre seguindo em frente. Acho que são muito limpos (estabelecimentos, casas e higiene pessoal tbm) e comprometidos com as obrigações da vida tbm. O que mais detesto é a completa falta de noção na prestação de serviços 😂. Já aconteceu de eu passar um produto no caixa do mercado e a pessoa ficar falando o quanto ela detesta aquilo. Por outra vez fui comprar um perfume premiado que vi anunciado e a senhora disse que “que bom que gostas, pra mim é o pior de todos” 😂😂😂. Na semana passada fui ao balcão da cia aérea antes de viajar e confirmar se o check-in já estava feito. Jesus, eles surtam com coisas que fogem do script, tipo fazer o check-in e perguntar se precisa de mais alguma coisa. A mulher foi tão grossa que a colega ao lado dela se desculpou. No Brasil nunca vi isso de a pessoa parecer que tá te fazendo um favor/ser educado parecer um extra opcional. Enfim, sou grato por poder me desenvolver no país deles (faço mestrado), mas sinto que tenho que todos os dias relevar um monte de coisas pra não me entristecer, especialmente a parte da discriminação. Parabéns novamente pelo texto 👏🏻👏🏻👏🏻.

    1. Olá Felipe, tudo bem? Primeiramente muito obrigada pelo seu comentário, essa é a parte boa de ter um blog, poder ter contato com outras pessoas e ver perspectivas diferentes da vida ou até de um texto. Exatamente, a idéia do texto, ou melhor do post, era falar como o título mesmo diz, coisas que eu não gosto, ou seja, algumas coisas “bobas” e pessoais (eu) que não gosto de Portugal de uma forma leve, digo bobas pois são coisas pessoais, como as sardinhas por exemplo. Uma forma beeeeem simples de mostrar algumas coisas do país mas que já podem ajudar ou fazer o leitor ter outras idéias ( por exemplo, sobre as ladeiras uma mãe já pode concluir que em alguns lugares de Portugal não seja confortável andar com o carrinho do bebê…) ou até mesmo de encontrar pessoas que se identifiquem.

      Esses casos que você mencionou, são bons exemplos da forma de se intrometer deles ( terceiro caso que mencionei). Acho até engraçado e bem característico do português. Pois não vejo isso no Brasil e nunca tive alguma experiência desse em nenhum outro país que morei ou viajei. Principalmente da Europa, as pessoas tendem a não se intrometer na sua vida de forma alguma em todos os sentidos.

      Já estou fora do Brasil tem mais de 8 anos, em Portugal fiquei um pouco mais de 1. Morar fora tem suas dificuldades mas também muita coisa boa e é muito engrandecedor. Pense nisso nos momentos difíceis. Afinal, também temos eles quando estamos em “casa”. Boa sorte com seu mestrado que ele te abra muitas portas! Um abraço!

  10. Olá Karina e Felipe (meu xará do comentário acima)!

    É incrível como muitos portugueses se tornam tão estúpidos quando algo sai do script, como o Felipe também observou. Será que isso tem só a ver com Braga ou com o norte do país? Também estou vivendo aqui há alguns meses e passei por diversas situações em que sair de uma regra, mesmo que isso não traga prejuízo prático nenhum, resulta em ser agredido de um jeito desproporcional. Fui ameaçado de ser despejado da cada onde vivo porque, um dia, deixei uma mesinha de cabeceira momentaneamente suja. Ontem, em um bar, quando demorei para encontrar meu cartão de crédito para pagar a conta, a funcionária surtou em grosseria, dizendo de um jeito quase infantil e birrento para eu “nunca mais fazer aquilo”.

    Às vezes parece até engraçado, mas viver isso repetidamente, todas as semanas, em um lugar em que você está fragilizado emocionalmente (por estar longe de casa, da família e dos amigos) não é nada animador…

    Mas a questão é: vocês têm dicas para lidar de forma prática com esse tipo de grosseria? Como responder, por exemplo? Eu ainda não aprendi, rs.

    Obrigado pelo post e parabéns pelo trabalho!

    1. Olá tudo bem? É difícil mas eu nunca dou uma resposta sabe? Mas acho que isso é de mim…
      Até pq vc se a pessoa não tem educação e é grosseira, certamente num “bate boca com ela” ela vai ganhar de vc. Por aqui, eu tento responder mas com muita paciência e educação ….
      Acho que não consegui te ajudar muito, me desculpe é uma situação muito difícil mesmo. Espero que esse preconceito melhore por ai pois não consigo entender, os portugueses foram exploradores desde séculos e atualmente há inúmeros portugueses que foram pra Suíça e Reino Unido em busca de melhores oportunidades, sem falar que com a globalização é natural as pessoas mudarem até por opção. Espero que entre em algum momento na cabeça deles. É muita doidera isso…
      Um abraço

  11. Realmente é um país seguro, com bom serviço de transporte e saúde públicos.
    De fato, têm alguns portugueses que gostam de conversar pelos cotovelos, mas a maioria é calada e melancólica, sem contar que existe um número não desprezível de portugueses extremamente grosseiros e mal educados.

  12. Li esse post por estar super desiludido com a nação em que nasci e cresci. Acrescentaria o fatalismo e a falta crescente de sentido de cidadania e dever de participação na vida política (no cuidar do que é comum (estratégia de desenvolvimento, qualidade urbana e da natureza).

    1. Olá Filipe tudo bem? Não se desanime! Acredito que todos os lugares tem seus problemas e isso é no mundo inteiro sabe? Vamos tentar fazer nossa parte e nos manter motivados!Um abraço

  13. Coisas que odeio em Portugal,
    Salario minimo o mais baixo da europa 655euros.
    Alugueis de casa muito caro e insano . Alugar um T0 na periferia da Brandoa Amadora é em media de 688 a 800 euros.
    Marcaçaõ com o SEF leva em media 2 anos pra ser chamado, e quando está proximo o SEF envia email cancelando seu agendamento sem motivo aparente. Pra remarcar espere espere mais dois anos. Agora com o Covid, só por Deus.r
    Trabalho: Tem diversas empresas e agencia que contrata você porem atrasam pagamento ou não paga mesmo. Pra pedir socorro pra justiça Po
    rtuguesa, esqueça. Só se você dinheiro pra pagar um bom advogado trabalhista.
    Quais são as vantagens de morar em Portugal? Nenhuma.

  14. Os portugueses aqui nos USA eles são estúpidos,grossos,mal educados,nojentos,porcos,fazem do funcionário seus escravos….pior raça que já conheci neste planeta Terra.Odeio os portugueses,e ainda tem burros que dizem que descobriu o Brasil foram os portugueses.Que nojo…..

  15. Portugueses é uma raça q não vale nada de cada 10 salva 1sao porcos demais leva. Cachorros para passear e não limpam ETA povo miserável são todos magros e feiose ignorantes virado em velhos são um Paraguai da Europa adoram falar dos brasileiros e generaliz vão lá pro sul e vão ver q lá sim parece um país de prim mundo comparado com aqui em portugal eles são o lixo da Europa e a única alegria em se achar melhor q os brasileiros pode até ser melhor q uma grande parte do Brasil mas não do sul a única vantagem. Q eles tem são alguns carros modernos e a segurança mas só tem medo fos Brasil e brasileiras de perderem esposas e maridos pois é u. Povo q só pratica seco só para proctiar e quando o assunto é marido e mulher eles não dão conta por isso nos odeiamtem sorte de nascer em um lugar bonito só isso mas não merecem além de tudo são todos todos mesmo muito burros e atrasados

  16. Portugueses é uma raça q não vale nada de cada 10 salva 1sao porcos demais leva. Cachorros para passear e não limpam ETA povo miserável são todos magros e feiose ignorantes virado em velhos são um Paraguai da Europa adoram falar dos brasileiros e generaliz vão lá pro sul e vão ver q lá sim parece um país de prim mundo comparado com aqui em portugal eles são o lixo da Europa e a única alegria em se achar melhor q os brasileiros pode até ser melhor q uma grande parte do Brasil mas não do sul a única vantagem. Q eles tem são alguns carros modernos e a segurança mas só tem medo fos Brasil e brasileiras de perderem esposas e maridos pois é u. Povo q só pratica seco só para proctiar e quando o assunto é marido e mulher eles não dão conta por isso nos odeiamtem sorte de nascer em um lugar bonito só isso mas não merecem além de tudo são todos todos mesmo muito burros e atrasados povo totalmente sem graça já são velhos com 20 anos

  17. Ola, eu sou português vivi tres anos no Brasil em Sao Paulo, no bairro do Tatuape, e nao vejo nada de mal nas observações aqui feitas, eu gosto muito de sardinhas, mas seria ridículo criticar alguém por nao gostar, mas por exemplo bacalhau detesto… ja ladeiras, nao gosto, em Sao Paulo havia poucas, algumas na extremidade da ZL, sobre as pessoas falarem demais… bem… eu acho ao contrario, sou do Algarve, no Algarve sim, falamos demais mas em Lisboa, acho uns antipáticos, falam pouco e sao muito desconfiados, sao antipáticos, não generalizando, claro. Sobre não aceitarem pagamento por MB, eu creio que em muitos lugares nem existe, depois evitam porque acho que tem de pagar taxa, existem lugares onde só aceitam em pagamentos com mais de 5 euros… sobre nao saberem vender nas lojas, alias nem nas lojas nem em lugar nenhum… sao péssimos em marketing, e isso prejudica muito o próprio pais.
    Agora sobre as criticas feitas pelo comentadores, so vou responder as que tem algumas relevância, muitas são insultos lusofobos apenas, algo comum por parte dos brasileiros… o que infelizmente justifica uma resposta brasileirofobica.
    No tres anos que vivi no Brasil, o que menos gostei foi primeiro da falta de educação e de respeito praticamente generalizado e cultural, a ponto de ha meia noite ou uma hora da madrugada soltarem fogos, iniciarem um coro de buzinadelas no transito depois de um automobilista buzinar, ser um pais perigoso em todos os aspectos, no transito desde pessoas a ignorar faixas pedestres, ate a ignorarem semáforos, sem contar claro com o latrocínio, algo pouco comum em Portugal, no fundo o que mais me custava é a visível e inconsciente cultura xenófoba, que os brasileiros nao aceitam como tal, pois sao culturalmente xenofobos, e como sao um pais que apesar de imigrantes desenvolveu uma cultura própria ultranacionalista e com uma visão irresponsável, continuam a culpar os “gringos” pelo seu próprio e crônico fracasso… reparem no futebol nao ganham nada ha décadas, e recusam evoluir se for um estrangeiro a contribuir para esse desenvolvimento, no entanto isso nao é generalizado, alem de manterem uma lei de imigração de 1980, claramente xenófoba e aceite por todos… e por fim o que odeie mesmo foi ofacto de sempre me culparem a mim, português, pela burocracia, pelo atraso, pelo ouro roubado, isso deixa chateado qq português digno da nossa cultura… como eu posso responder pelos actos da monarquia de meu país, no tempo dos meus tetravós ?? é isso basicamente odeio no brasil… por isso nunca mais la pretendo voltar, e so vi este site por acaso… mas nao critico quem fez esta postagem, ja alguns comentadores sao mal criados, algo bastante comum entre brasileiros… so falta dizer que eu não me sinto mais que nenhum brasileiro por ser português, sao os brasileiros que dão a entender que tem complexos de inferioridade… sobre o facto de Portugal precisar de imigrantes, é a ideia que os políticos portugueses de visão curta tem… Portugal nao precisa de imigrantes para nada, bastaria os Recursos Humanos qualificados formados em Portugal ficarem em Portugal, para quem imigrantes numa época de automatismos de processos, não veem na Austria uma fabrica com 19 trabalhadores de chão de fabrica vai exportar 4 biliões de euros em chips, e emprega cerca de 600 engenheiros, especialistas em vendas, gestores economistas… esse é o modelo que Portugal deve seguir, não o de mão de obra barata com baixas qualificação, por isso não precisamos de imigrantes, e os Brasileiros muitos são enganados, acreditam que Portugal é um paraíso, na realidade é um pais ele mesmo cheio de problemas, não existe paraísos na terra, nem um povo imaculado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *