Como fotografar a Aurora Boreal

26/01/2018

Dicas de como fotografar Aurora Boreal

Sempre imaginei que fotografar Aurora Boreal fosse um mega desafio. Por isso logo que comprei as minhas passagens para Tromsø, já comecei a pesquisar e pegar dicas pra fotografar a Aurora. Mesmo com tudo em mente, na hora não foi nada fácil.

Primeiro porque era a primeira vez que via Aurora Boreal na minha vida, e naturalmente fiquei eufórica e mesmo querendo registrar o momento, eu também queria viver a experiência. Segundo e não menos importante, o frio dificulta muito. Eu queria arrumar a máquina, o tripé, achar o melhor ângulo e tudo que vinha na minha cabeça era o frio, meus pés e minha mãos.

Minha dica é deixar a máquina já com a programação certa. Na hora você talvez precise mudar um pouco o ISO ou o ângulo, mas o foco tem que estar sempre no infinito.

Qual câmera usar para fotografar Aurora Boreal

Eu tenho uma Nikon D800E uma câmera profissional, não precisa se desesperar você pode usar uma câmera básica, o que você não poderá usar é o celular. Aliás esqueça o celular, para conseguir registrar a Aurora Boreal, é preciso tirar uma foto em longa exposição, modo que nenhum celular consegue (ainda). Então guarde seu querido em um lugar quentinho e poupe a bateria do coitado. Já explico como ele poderá ser útil.

Baterias no frio

Para quem não sabe, as baterias acabam muito rápido nesse frio extremo. É importante ter uma bateria extra guardada no bolso interior do casaco, pra ela ficar aquecida o máximo possível. Faça o mesmo com o seu celular, carregue sempre uma bateria extra e leve dentro do bolso interno do casaco.

Celular

Como expliquei a câmera do celular não consegue registar a Aurora Boreal, mas você poderá usá-lo como lanterna. Principalmente se quiser tirar foto da Aurora com alguém ou mostrar um pouco mais do chão. Na hora de tirar a foto, ilumine um pouco a pessoa ou o objeto que você quer mostrar.

Tripé

Essencial pra fazer uma foto de longa exposição. Alguns passeios emprestam roupas de frio e também tripé. Como são poucos tripés disponíveis, não deixe de levar o seu pra não correr o risco de ficar sem ou ter que esperar outra pessoa usar e perder de registrar as luzes. Minha marca favorita de tripé é Manfrotto.

Panos

Leve um paninho pra limpar a lente da máquina no caso dela embaçar e um pano maior pra proteger a câmera do frio. Lembre que a Aurora é um fenômeno natural, você pode deixar a máquina pronta e ela demorar ou nem aparecer. Pra máquina resistir ao frio isso pode ajudar.

Controle remoto ou TIMER

O simples apertar do botão pode mexer a câmera e borrar uma foto de longa exposição.  Leve um controle remoto ou use a opção TIMER da câmera. Outra dica é bloquear o visor da máquina para não entrar luz.

Melhor lente para fotografar Aurora Boreal

As lentes grandes angulares são as melhores. Você consegue capturar o máximo possível de céu e também de paisagem. Eu usei uma lente Nikon 14-24mm. De novo, ela é bem profissional você não precisa de tudo isso.

Configurações da máquina fotográfica

Passo a passo

  1. Deixe a câmera no modo manual
  2. Coloque o foco no infinito
  3. Deixe o ISO 600 ou 800 – quando tirar a foto você experimenta qual fica melhor
  4. Coloque o F, que é a abertura, no menor número possível, como 2.8
  5. Velocidade de 15 segundos.

Essa configuração é um ótimo começo para você encontrar a sua fotografia perfeita. Sim a SUA. Afinal cada um tem um jeito de fotografar, algumas pessoas gostam da foto mais marcada, escura ou clara. Com essa configuração você vai poder fotografar Aurora Boreal, depois pode ir regulando o ISO, a abertura e a velocidade até encontrar a sua foto perfeita!

Resumo do que levar

Câmera, tripé, baterias extras para câmera e celular, um pano para limpar a lente no caso dela embaçar, outro pano maior pra proteger a câmera do frio.

Dica mais importante!

Não foque apenas nas fotos, aprecie e viva o momento! Boa sorte! ❤️

 

Leia também

Motivos pra caçar a Aurora Boreal em Tromsø na Noruega

Lugares para tirar fotos em Londres

Como fotografar melhor em viagens

Comentários no Facebook

Deixe um comentário