Dicas de como conseguir viajar só com a mala de bordo: Como viajar sem despachar bagagem

Depois da minha viagem para o Vietnã, que fui somente com uma mala pequena, para passar quase 30 dias fora, muita gente me pergunta como consigo viajar só com a mala  de bordo mesmo em viagens longas. Resolvi escrever esse post com algumas dicas de como arrumar a mala que funcionaram para mim!

1. Escolha uma mala de bordo que tenha um espaço interno bom, com as medidas padrões para colocar no compartimento interno do avião (46x 75x 27 cm). Importante também, que a mala seja LEVE. A minha apesar de parecer pequena tem o espaço interno ótimo, super recomendo. Não se iluda comprando malas de bordo que não são rígidas para poder “inflar” com roupas, você corre o risco de não conseguir colocá-la no compartimento interno do avião. Sem contar que as malas rígidas protegem muito mais as roupas.

Viajar com pouca bagagemComo viajar sem despachar bagagem

2. Pesquise o lugar que você vai viajar. Isso ajuda você não só a saber que estilo de roupa que você deve usar, do clima, mas também conhecer melhor  o destino. Por ex. Minha última viagem foi para o Vietnã, ao pesquisar vi que a maioria dos lugares que eu iria seriam patrimônios naturais da UNESCO e praias. Além disso o Vietnã é um país com diversos problemas econômicos. Então, além de precisar levar roupas leves, o ideal seria levar coisas simples, porque se arrumar muito e sair na rua por lá, faria até eu me sentir mal.

3. Um problema que muita gente comete, principalmente mulheres, é de colocar roupas na mala porque acha que pode vir a usar. Coisas que nem usa onde mora, mas quem sabe durante a viagem não usaria? Pois é, a minha técnica para não fazer isso, é fazer a mala 1 semana antes da viagem, e REFAZER uns 3 dias antes do embarque. Você vai ver quanta roupa você vai tirar e coisas que estaria levando desnecessárias.

4. A parte superior da roupa a gente sua e suja com mais frequência, poucas vezes conseguimos repetir. Diferente das peças inferiores que sempre conseguimos usar mais vezes. A regra que faço é para cada peça inferior, levo pelo duas ou três peças superiores. E sempre tento levar peças chaves, do tipo que todas as blusas combine com outras partes inferiores.

Para caso eu suje um short eu não perca de usar 2 ou 3 blusas também, porque não combinam com o resto. Além disso opte por tecidos de cores uniformes, para caso não sujar, não ficará tão “batido” repetir. Por exemplo, para o Vietnã, levei um short jeans, um preto, um branco, um azul royal e um laranja com detalhes em preto. Os três primeiros combinam com tudo, são muito neutros. Levei ainda dois diferentes para variar. Além deles levei somente uma calça jeans que usaria para ir e voltar de viagem.

5. Necessaire: Já fiz um post sobre minha necessaire aqui no blog. Geralmente levo duas pequenas: Uma na bolsa ou na mala de bordo, com o que posso precisar durante e depois do vôo, que são maquiagens de dia a dia, creme hidratante para mãos, creme pra tirar o inchaço, blush, corretivo, rímel, um batom, um desodorante, demaquilante, um pouco de algodão, remédios que uso com mais frequência (dorflex e resfenol), pasta e escova de dentes.  A outra que vai na mala, coloco maquiagens que eu usaria para sair a noite, shampoo, condicionador, sabonete facial, tônico para limpar a pele, óleo para as pontas do cabelo e perfume. Isso é TUDO que eu levo. Parece muita coisa e é!

O segredo para viajar apenas com a mala de mão aqui é que levo TUDO em mini frascos, desde pasta de dentes à tônico para pele. TUDO em embalagens minúsculas, somente para o tempo necessário da viagem. O perfume só uso em viagens amostras grátis. Sem chance alguma de carregar aquele frasco.

Sempre peço amostras grátis de perfumes e cremes, elas são feitas para isso, para darem! Então peça nas lojas e free shops que te darão sem problemas! No caso da minha viagem para o Vietnã, eu só levei a necessaire que levo na bolsa e a outra sem maquiagens desnecessárias. Não iria ficar passando base no rosto ou sombra nos olhos lá!

Muita gente leva uma farmácia, leve SOMENTE os remédios que você usa com frequência e SOMENTE a quantidade suficiente para os dias que ficará fora. Tem mulher por exemplo, que nunca tem cólica, e quando viaja leva remédio para isso!! Qual a probabilidade de usar? Caso aconteça, será só um imprevisto de viagem que você resolverá facilmente. No mundo inteiro existe farmácia, pesquise o princípio ativo do remédio. É só entregar o princípio ativo, talvez um pouco de mímica e estará tudo bem! Coisas mais sérias você precisaria de um hospital de qualquer forma, não dos remédios. Os únicos que levo são dorflex e resfenol (fora da caixa)

Como viajar apenas com a mala de mão
Embalagens para viagem da Sephora

6. SECADOR: Gente por favor, qual o motivo de levar secador???? Qualquer hotel de 5 estrelas à hostel vai ter um secador. EU PROMETO! Tudo bem às vezes não são bons, mas lembre-se é provisório. Quebre um galho com o secador do hotel, mesmo que não seja tão bom. E em uma viagem de praia existem maneiras de improvisar, como fazer um rabo de cavalo, amassar com creme, etc.

Se eu não consegui te convencer, ainda sou a favor de levar a chapinha, você seca com o secador do hotel e “arruma” com a chapinha. É muito melhor porque ela ocupa menos espaço e também te poupa tempo na viagem, porque alisa bem mais rápido que ficar escovando! Claro, que essa foi a forma que eu encontrei com o meu cabelo. Mas, pense você também em outras formas que não precise levar um secador.

7. Sapato: Se você pesquisar sobre o destino, isso vai te ajudar muito novamente. Vou usar salto no Vietnam? De jeito nenhum! Ainda que eu vá para um restaurante mais bacana, colocaria uma rasteirinha bonitinha e estaria ótimo. Então levei: Tênis, uma havaiana, uma rasteira e um sapato baixo que foi no meu pé.

8. Acessórios: Na última viagem, levei somente uma bolsa, a bege da Cloé, que esta na foto abaixo, que usei durante a viagem e se quisesse também poderia usar para levar para praia. Mas, como imaginei para praia acabamos usando somente a mochila do meu marido, nem levei a minha. Não levei jóias ou bijuterias além das que já estavam no corpo. Óculos de sol eu geralmente levo três, mas pensei em comprar um no free shop, levei somente dois. Acho que vale a pena levar mais de um, porque acho que eles fazem diferença no visual das fotos.

9. Sempre levo minhas máquinas fotográficas a Nikon e a gopro. Quando levo só a mala de bordo, levo o cabo médio da Gopro e não o maior, porque cabe na lateral da mala de mão. Mas, faço apenas quando não despacho mala, apesar de já ter conseguido viajar sem problemas, as chances de NÃO conseguir passar no raio X, com isso na mala de bordo, são BEM grandes. As máquinas sempre coloco na minha bolsa ou mochila junto com outros objetos de valor como documentos, dinheiro,  ipad e celular. Nunca despacho.

Como viajar só com a mala de bordo

10. Maximizar os espaços. Não dobro as roupas usando a técnica de rolos, nem sei fazer, colocar em sacos de compressão eu também não me adaptei, porque isso vai acabar fazendo você levar mais roupas desnecessárias e o objetivo não é esse. O que faço é tentar levar somente o necessário, minimizar todas as embalagens e colocar coisas uma dentro da outra. Como por exemplo, frascos dentro de tênis. 

Qual a ordem correta para organizar a mala de viagem?

11. Na hora de colocar na mala, coloque primeiro as roupas que amassam. Deixe roupas que não amassam e peças pequenas como biquínis por último. Para serem colocadas nos cantos. Assim todo o espaço da mala é aproveitado.

12. Outra dica é, sempre que voltar de viagem, desfaça você mesma sua mala. Dessa maneira você vai perceber o que realmente usa quando viaja. E com o tempo vai aprendendo que certas coisas são desnecessárias e vai conseguindo se livrar delas. Preste atenção nisso, vale a pena! É maravilhoso viajar com pouca coisa, ou melhor ainda, somente com a mala de bordo.

Veja também os posts:

Dicas para arrumar a necessaire de viagem!

Conheça as malas inteligentes que interagem com o dono! 

17 thoughts on “Como viajar só com a mala de bordo – Viajar com pouca bagagem”

  1. Karina, preciso lembrar de suas preciosas dicas sempre que for fazer a mala.

    Não sou nada prática rsrs

    Acabo me estressando na hora de fazer mala. Fico na dúvida sempre, levo coisas que não uso.

    Resumo: quando volto tem um pilha de roupas não usadas rsrs. E ainda tenho que ouvir do marido ” eu não disse que não usaria?” Ufa!
    Fazer a mala 1 semana antes pode ser meu remédio “para praticidade”
    Vou seguir seu passo a passo.
    Valeu a dica!
    Beijocas
    Evian

    1. Ahh eu também não era! Começa a colocar em prática o que eu escrevi e você vai ver! Cada viagem você vair ver que evolução! Beijos 🙂

  2. As dicas são boas mas dá conselhos mais pra quem leva a casa nas costas quando viaja do que pra quem leva o necessário e não consegue ajeitar numa mala de mão….e fica muito difícil colocar tudo numa mala de mão se seu destino forem 20 dias de inverno rigoroso em algum lugar.

    1. Oi Bianca! Ri muito do seu comentário! Mas a idéia é essa…. não levar a casa nas costas! Sei que é difícil mas aqui eu sugeri a mala de mão, porque fiz uma viagem de quase um mês e levei só a mala de mão. Não que eu sempre faça isso, até porque hoje levo muito equipamento fotográfico por causa do blog. Pratique os itens números 3, 4, 5, 9 e 11 com a mala tamanho médio. Principalmente o 11 – pra você mesma poder reparar no que não usa. Uma galera já me pediu também, vou fazer um só de mala de inverno! Fica de olho! Beijo e boa semana pra você.

  3. Karina, suas dicas são ótimas. Consigo reduzir mais ainda e adquiri uma prática tão grande que criei um blog o mala enxuta uma mistura de viagens e essencialismo. No quesito sapatos, por exemplo, nunca passo de 3 pares, incluindo aquele que vou (normalmente um tenis ou uma bota), um par de havaianas e outro tenis para caminhada. Prefiro mochila, pq adoro viajar em trens, daí fica tudo muito prático. A minha mochila titular é ótima, só faltam rodinhas que poderiam ser úteis quando não estou com ela nas costas.Seu blog é dez, viu? bj

    1. Oi Alane, é a mala de bordo padrão, com as medidas certas para colocar no compartimento superior da cabine. Acredito que seja (46x 75x 27 cm) É a mala vermelha que esta na foto no post. Abraço e boa semana!

  4. Adorei tuas dicas, sempre acabo levando coisas que não uso..Te conheci pelo face, sou amiga da tua tia Sandra..Amei te conhecer..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *