Safari na Cratera de Ngorongoro na Tanzânia

safari Tanzania
02/11/2016

Safari dentro da Cratera de Ngorongoro na Tanzânia

O sol clareou na região da Cratera de Ngorongoro, e já fomos acordados com um leve barulho na porta do nosso lodge &Beyond Ngorongoro Crater. Era o mordomo do nosso quarto, nos acordando com um café quentinho, deixado pra gente por uma entrada na porta, feita especialmente para isso.

Não que eu seja aquele tipo de pessoa que gosta de pular da cama cedo. Muito pelo contrário. Mas dessa vez eu tinha um motivo, uma força maior que me tirasse do conforto daquela cama tão macia e quentinha com meu lençol térmico. Aliás, estava bem longe de querer sair daquele quarto, ainda aquecido com uma pequena chama da lareira.

Mas, iríamos sair para fazer um safari dentro da maior cratera do mundo. Sim, a cratera de Ngorongoro!

Cratera de Ngorongorolodge de luxo na Africa

Cratera de Ngorongoro

De acordo com a secretaria de turismo da Tanzânia, a Cratera de Ngorongoro é o que mais atrai turistas do mundo todo para o país. A cratera é um antigo vulcão gigante, acredita-se que seria maior que o monte Kilimanjaro. Este vulcão entrou em erupção e formou a cratera, que é a maior do mundo, com 260km quadrados.

Depois do café da manhã de verdade, o anterior é só uma forma agradável que eles encontraram de acordar os hóspedes, o primeiro sinal de que uma grande aventura estava prestes a começar! Diferente do meu safari na África do Sul, meu jipe era todo fechado. Nosso ranger explica a diferença, é que por motivos de segurança, na Tanzânia os jipes possuem um teto, que é para o animal, ver como um objeto único.

Pronto, minhas expectativas acabaram aumentando ainda mais naquele momento.

O “ranger” é o motorista e expert em animais. Na Tanzânia, a quantidade de animais é tanta, que os carros nem sequer possuem o “tracker”, que é o rastreador de animais. Aquele carinha que fica na frente do jipe, observando pegadas e procurando por pistas dos animais.

Partimos pra nossa aventura rumo a cratera de Ngorongoro! Como de costume, a manhã estava fria e com muita neblina. Devido à altura, durante à noite e no começo da manhã, as temperaturas na área são muito baixas.

Mas, não precisamos nem nos preocupar com isso, no nosso jipe tinham cobertores macios e almofadas com bolsas de água quente! Mas com tanta neblina, estava preocupada se conseguiria ver alguma coisa na cratera.

De novo, nosso ranger explica que a neblina fica somente na ponta da cratera, como uma tampa. Falou ainda que eu poderia ficar despreocupada, que me garantia que dentro da cratera nunca tem neblina. E por uma estrada de chão bem ruim, descemos, descemos e descemos até entrar na cratera.

Lodge de luxo em Ngorongoro

Safari na Cratera de Ngorongoro

Difícil explicar a experiência de estar fazendo um safari dentro de uma cratera. A paisagem é bem diferente da savana dos outros lugares que já tinha conhecido. O paredão da cratera ao redor, os animais selvagens e a pintura que tudo aquilo se transforma. 

Durante os dias de safari na cratera, vimos uma quantidade absurda de bichos. Dentro dela, vive a mais densa população de leões do mundo. Uma enorme quantidade e variedades de pássaros e animais selvagens, como gnus, zebras e muitos outros.
Cratera de Ngorongoro Tanzaniasafari Tanzaniasafari na Africasafari Ngorongoro

Como saíamos mais tarde, geralmente almoçávamos durante o safari, quando batia a fome, o ranger avistava o melhor lugar e arrumava um piquenique fabuloso para gente! Um deles foi próximo de um lago repleto de hipopótamos e com uma árvore enorme que tinha um leve formato de coração!

Claro, que também tínhamos a opção de retornar e almoçar no lodge. Mas a diversão estava tanta que você não quer que acabe nunca, mesmo sabendo que tem um lodge lindo como o &Beyond estará te aguardando! 😀

Cratera de Ngorongoro jipe safari na Tanzânia

Mas, não é só dentro da Cratera que você se surpreende. Do lado de fora, somente tribos Maasai possuem autorização para viverem na área em harmonia com toda essa natureza. Pudemos visitar uma das tribos e conhecer de perto como eles vivem.

O nosso lodge &Beyond Ngorongoro que organizou para visitarmos a tribo. Nosso guia fez questão de garantir todos os detalhes para que a experiência fosse a melhor possível. Fomos recebidos com a tradicional dança de boas vindas, entramos nas “casas”, conhecemos um pouco da cultura e do artesanato e também visitamos uma pré escola da tribo.

Em breve farei com post detalhado de toda essa experiência magnífica. Esse era o passeio mais sonhado de toda a viagem e que certamente correspondeu a todas as minhas expectativas.

No final do dia, é hora de curtir o lodge. Aproveitar a varanda do nosso quarto no lodge, apreciar a vista privilegiada para a Cratera de Ngorongoro, tomar um dos vinhos maravilhosos oferecidos.

Durante à noite, íamos até o lodge central para programar com o ranger o dia seguinte e jantar. Quando retornávamos para o quarto, a lareira já estava acessa e o cobertor térmico ligado. Tudo preparado para aproveitarmos aquele ambiente tão acolhedor.

Maasais em NgorongoroTribo Maasai cratera de NgorongoroCratera de Ngorongoro

lodge de luxo na Tanzânia

Lodge &Beyond

Como chegar na Cratera de Ngorongoro

A melhor maneira para chegar na Cratera é de avião. A empresa Coastal Aviation, foi a única empresa que encontrei que tinha a maior disponibilidade de horários e que também fazia todos os destinos internos na Tanzânia. O aeroporto para chegar em Ngorongoro é o Lake Manyara. Os aviões são bem pequenos, por isso só é permitido levar uma mala de mão pequena com no máximo 15kg. A parte boa disso, é que como os aviões são muito pequenos o piloto vai mostrando a região e falando sobre ela. É praticamente um safari aéreo.

Outras dicas e informações de viagem

Todas as refeições e passeios são organizadas e feitas pelo lodge. Por isso, é muito importante a escolha do lodge. Eles são responsáveis para que toda sua viagem corra bem em um lugar tão remoto e ainda garantir que você viva momentos inesquecíveis.

Por segurança, todos os jipes de safari na Tanzânia são fechados na parte superior. E não possuem aquele banquinho na frente. Os jipes são bem altos e espaçosos, é possível inclusive ficar em pé e andar dentro dele. Os jipes do lodge &Beyond Ngorongoro, ainda tinham cobertores, mini geladeira com diversas bebidas e bolsa térmica.

Devido a altitude, a temperatura é bem baixa no começo da manhã e à noite. Pode fazer em torno de 8 graus. Leve um casaco.

A Cratera de Ngorongoro pode ser visitada durante todo o ano!

Veja aqui detalhes da nossa hospedagem no lodge &Beyond Ngorongoro

Leia também

Safari no Serengeti

Um dia em Joanesburgo

Meu roteiro de viagem pela África

Zanzibar, Tanzânia

Comentários no Facebook

Deixe um comentário