Viajar para Cuba é muito mais simples do que você imagina. Pode parecer assustador para quem está acostumado a viajar de forma planejada. Como por exemplo, deixar a viagem toda certinha meses antes dela acontecer. No caso de um roteiro para Cuba, procure quebrar seus padrões!

Nesse post vou dar algumas informações para você organizar sua viagem. Como voos para Havana, melhor época para ir, como tirar o visto cubano, onde ficar e dicas de hospedagem em Cuba minha sugestão de roteiro pela ilha.

Leia também

Motivos para não incluir Varadero no seu roteiro

O que fazer em Havana

Trinidad, minha cidade favorita em Cuba 

Minha experiência de viagem para Cuba – histórias de viagem

Receita Mojito e Daiquiri

Dicas importantes de viagem

Minha primeira e principal dica é se hospedar em casas de família em Cuba, que são chamadas por lá de casas particulares. Viva a oportunidade de conhecer um estilo de vida que não se vê. Quem me acompanha por aqui ou no Instagram, sabe o quanto adoro conhecer hotéis diferentes ou luxuosos. Mas esqueça esse padrão quando for organizar uma viagem para Cuba.

Sinceramente, se isso for muito para você, talvez seja melhor você repensar se quer viajar para Cuba. Afinal, o padrão de estrelas nos hotéis cubanos são bem diferentes do resto mundo. Se você não quer se decepcionar, ou quer apenas descansar em um lugar legal vendo o mar do caribe, eu recomendo ir para Cancun e não Cuba. Por lá você encontrará hotéis incríveis e o mar do Caribe também.

Certamente, viajar pra Cuba é dançar conforme a música em todos os sentidos. É dançar pelas praças de Havana, falar com as pessoas locais e experimentar uma realidade diferente do mundo.

Entendo que nem todo mundo gosta de “cair de cabeça” em um destino. Mas acredite, Cuba merece!

Viajar para Cuba
Foto de Vivienne Gucwa

Voos e passagens aéreas para Havana, Cuba

A melhor empresa pra comprar passagem aérea, é a Copa Airlines. Os vôos fazem conexão na cidade do Panamá. Outra opção é da Avianca. Porém, os vôos da Avianca que encontrei eram bem mais longos. Além disso, precisam pernoitar em Bogotá. Outras empresas como Taca e Lan também tem voos para Cuba mas fazem mais de uma conexão.

Fui uma vez com a Copa, e outra com a empresa Cubana de aviación, o avião era um Tupolev, antigo avião soviético. O legal é que com esse avião, viajar para Cuba, começou com uma viagem no tempo daqui do Brasil mesmo. O ruim foi que o avião já deu problemas antes mesmo de sairmos de São Paulo e por conta disso e só decolamos no dia seguinte e morrendo de medo! É isso que dá comprar passagem aérea barata, as vezes você paga o preço! Nem preciso dizer que eles não estão operando mais.

Melhor época ir para Cuba

Tirando os meses de maio, junho e setembro, que é época de chuva. Fazer turismo em Cuba é bom em qualquer outro mês. Com a nova aproximação com os Estados Unidos e até a visita do presidente Obama à ilha, o turismo deve bombar e mudar o país cada vez mais em espaços de tempo curto. Então, se você quer viver a experiência de conhecer um país fechado e de estar em um verdadeiro museu a céu aberto. Não perca tempo!

Mergulho turístico em CubaTurismo em Cuba

Como tirar o visto cubano

Brasileiros precisam de visto cubano para turismo em Cuba. O Bom é que é MUITO fácil de conseguir. Na verdade é praticamente uma taxa para se pagar para o governo. Você pode tirar no próprio check in. Também é possível solicitar via consulado. Não recomendo. É o dobro do preço. Na minha primeira viagem pra Cuba, fiquei insegura com essa questão do visto cubano e tirei via embaixada! Para tirar o visto, você precisa do passaporte válido e da passagem de ida e volta. O visto dá direito de permanência de 30 dias. Que podem ser estendidos por mais 30 dias solicitados no seu próprio hotel.

Dicas de Hotéis em Cuba 

Se hospedar em uma casa particular em qualquer cidade em Cuba é muito comum. E como mencionei anteriormente, eu recomendo muito. É uma oportunidade de conhecer de perto a vida dos cubanos. Quando eu fui, ainda não tinha Airbnb. Então tentei reservar por sites, como o Cuba casas e ou Casas Cuba. Só que não passa tanta credibilidade, e pelas fotos desses sites não dá para ter muito ideia do lugar.

Na primeira vez que fui, resolvi ir para Trinidad de última hora. Apesar de não ter reservado nem hotel e nem casa de família, deixamos para tentar fazer reserva chegando em Trinidad. Surpreendentemente, já na segunda casa com placa de aluga-se quarto gostamos e ficamos. Simples assim. Atualmente, já existe a opção do airBnb com casas bem bacanas.

Por isso, pode ficar tranquilo. Além de Cuba ser um país seguro, existe essa facilidade. Por isso, tente fazer um roteiro o mais flexível possível. Dessa forma, você pode mudar, ficar mais tempo em um lugar ou ir para um lugar que não estava planejado.

Sobre ficar hospedado em uma casa de família em Cuba, eu recomendo não só pela experiência incrível de conhecer uma outra realidade de forma segura, como também ajudar as famílias de lá.

Qual é a moeda usada em Cuba

Surpreendentemente, Cuba possui duas moedas. Uma é o Peso cubano (CUP) e a outra é o peso convertible (CUC). O CUP é utilizado por locais e vale muito pouco. Por exemplo, um dólar vale em média 26,50 CUCs. Já o CUC, é a moeda turística e custa o mesmo que o dólar americano.

Infelizmente, isso explica por que muitos cubanos fazem de tudo por uma gorjeta. Aliás, durante sua viagem, você verá a luta diária dos cubanos para ter acesso aos valiosos CUCs. Isso irá desde dicas, informações, fraudes e também muita insistência para te mostrar um lugar imperdível.

Qual moeda devo levar para Cuba

Sem dúvida, a melhor moeda para levar é o Euro. O dólar americano, pelo menos a última vez que eu fui, não era bem aceito. Inclusive, cobram uma taxa extra para trocar dólar.

Você pode trocar dinheiro pelas casas de câmbio ou até no hotel que estiver hospedado. Mas, me senti mais segura trocando em bancos.

Como se locomover entre cidades cubanas

Chegando em Havana, não existem ônibus muito menos metrô até o centro da cidade. Você deve pegar um táxi. A corrida leva em torno de 40 minutos e custa em média 25CUCs. As cidades são relativamente pequenas. Mesmo Havana, se você ficar hospedado em Havana Vieja estará próximo da maioria dos locais turísticos podendo ir a pé para eles. Para maiores distâncias existem os coco taxis, taxis comuns ou táxis do governo e os táxis particulares.

Em Havana também tem programa de ônibus de turismo, que vai para todos os pontos turísticos de Havana.

Os táxis do governo geralmente possuem taxímetro, porém poucos usam. Os táxis particulares, são os que o motorista é dono do próprio carro, (veja como as coisas já estão começando a mudar), é difícil notar a diferença entre eles. Mas, no particular dificilmente vai ter taxímetro. Os valores não são diferentes e em ambos recomendo combinar o preço antes da corrida.

Os coco táxis, são pequenos táxis. Como os da foto abaixo:

*fotos retiradas do site vipovi.com 

Dicas de passeios turísticos em Havana

Como viajar dentro de Cuba entre cidades

De Havana para as cidades como Varadero, Trinidad e Cienfuegos. Que são mais próximas, eu achei a que a melhor opção é ir de taxi, com o preço combinado, ou solicitar algum motorista no hotel ou na casa de família que você estiver hospedado.

Para distancias curtas como conhecer as praias próximas, você pode alugar uma bicicleta ou uma scooter. Mas, acho a idéia melhor para cidades pequenas. Em Havana já fica mais difícil de se achar pela falta de placas.

Para alugar um veículo, alugue nas seguintes empresas: Havana Autos ou na Car Rental. Essas empresas possuem carros atuais. Apesar disso, fiquei insegura de alugar, em Cuba a manutenção e troca de peças desses de carros importados não deve ser algo muito fácil ou frequente. Além disso, as estradas não possuem placas ou qualquer informação e, com a constante luta dos cubanos por acesso aos CUCs, ter algum “probleminha” e ter que pagar alguma coisa para um policial, pode ser uma dor de cabeça possível de acontecer.

Aluguel de carros em outros lugares, ou se aventurar com os carros antigos, pra fazer turismo em Cuba, pior ainda. A chance deles darem algum problema e te deixarem na mão é quase certa! Pense nisso também.

Para cidades mais distantes de Havana como Holguín e Santiago de Cuba, o melhor é ir de avião. O site para comprar passagem aérea é a Cuba Jet site aqui e os vôos são operados pela Cubana, a empresa aérea de turismo. Os preços ficam em torno de 230 euros e não variam muito.

Outra opção, é a Viaje Azul empresa de ônibus de turismo de Cuba. Apesar dos possíveis atrasos não são ruins.

O que fazer em Cuba

Sugestão de roteiro pela ilha

Já visitei as seguintes cidades: Havana, Trinidad, Cienfuegos e Varadero. As que mais gostei foram Havana e Trinidad. Por serem cidades muito “vivas” e que realmente te dão a sensação de ter entrado em um túnel do tempo. Trinidad foi declarada patrimônio da humanidade em 1988! Cienfuegos vale e muito a visita, apesar de não ter vivido a mesma experiência, em Cienfuegos você verá uma diferença arquitetônica completamente diferente. Com influência dos franceses que chegaram em 1819, a cidade é impecável.

Apesar de ver muitos blogs e sites recomendando Varadero eu definitivamente não recomento. O balneário possui sim um mar lindo, afinal estamos falando em caribe. Porém, na minha opinião, é uma versão falida de Cancun. Onde você só sentirá a experiência de estar em Cuba pela má qualidade dos “resorts”. De novo, se você quer ficar em um hotel e curtir o mar do caribe, vá para um lugar que possa te propiciar algo com mais qualidade. Para mim um viajar para Cuba é curtir sim o mar do caribe, mas acima disso é viver uma experiência única que somente Cuba pode te propiciar.

Na primeira viagem fiz: Havana para Varadero que são 2 horas de carro, depois retornamos para a cidade cubana e resolvemos ir para Trinidad parando em Cienfuegos. (Veja detalhes do segundo roteiro).

Roteiro segunda viagem: Como não gostei de Varadero, na segunda vez que resolvi viajar para Cuba fiz somente Havana para Trinidad, foram 4 horas de carro, ficamos em Trinidad e na volta para Havana paramos em Cienfuegos, que fica 1 hora e meia de Trinidad, dormimos lá uma noite e seguimos para Havana.

Cienfuegos caribe

3 thoughts on “Cuba, roteiro e dicas de viagem para Havana, Varadero e Trinidad”

  1. Olá Karina!
    Estou indo a Cuba e tenho as mesmas dúvidas que sua seguidora Vanessa. Sendo assim copiei a pergunta que ele te fez(espero que isso não seja nenhum problema) e aguardo sua resposta o mais breve possível. Tenho uma filha fazendo universidade nos Estados Unidos e tudo que NÃO posso é ter problemas para entrar lá.
    Adoro seus posts! Parabéns!
    Agradeço de antemão.
    Taciana.
    Segue pergunta:
    “Outra dúvida, Karina. Você teve seu passaporte carimbado quando foi à Cuba? li por aí que eles não costumam carimbar os passaportes, mas apenas o cartão de visita, para as pessoas não terem problemas futuramente para entrar nos estados unidos. Você acha que isso pode ser verdade? Suas dicas estao sendo muito importante, tendo em vista a escassez de informação a respeito de lá. Ahhhh e melhor das dicas é que elas sao sempre de boa qualidade.
    obrigada”

    1. Oi Taciana, obrigada fico feliz de saber! ❤️ Então eu já fui pra Cuba duas vezes. Na primeira eles não carimbaram meu passaporte, carimbaram apenas o cartão de visitas. Já na segunda eles carimbaram meu passaporte na entrada e na saída mas já entrei depois tanto nos Estados Unidos quanto em outros países e nunca tive problema. Acho que se tiver algum problema seria muito mais pra entrar em Cuba com um visto americano do que entrar nos EUA com um carimbo de Cuba no passaporte. Afinal, Cuba que tem o regime fechado. Mas pessoalmente não acho que tem problema nenhum nos dois lugares. Mas essa foi minha experiência e na minha opinião acho que você pode ficar tranquila. Beijinhos

  2. Fui para Cuba em 2011 e na época o sistema ainda era fechado, não carimbaram meu passaporte, só uma guia. Hoje os voos para Cuba fazem escala em Miami, já carimbam o passaporte, o sistema abriu, tem wi-fi por tudo, e o comércio mudou bastante. Quanto aos hotéis sou obrigada a discordar da Karina, ficamos em hotéis ótimos em Cuba, com ótimos serviços. Cuba foi uma excelente experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *