Viajar para Helsinque: descubra a beleza da Finlândia

Viajar para Helsinque
16/09/2013

Dicas de viagem para Helsinque, Finlândia

Como já havia indo para outros países da Escandinávia, não esperava me surpreender com Helsinque. Porém realmente me surpreendi. Chegamos em Helsinque por um vôo de Tallin, na Estônia. Foi o vôo mais curto que eu já fiz! Apenas 20 minutos! A vista da janela foi impressionante e apesar de ter outras opções, como ferry por exemplo, achei que o vôo valeu muito a pena, por ser muito barato, rápido e ainda proporcionar a vista aérea das ilhas.

Vista aérea de Helsinque

No aeroporto de Helsinque fiquei maravilhada com as placas que tinham todas as informações em  5 idiomas! Logo depois passamos pela imigração com reconhecimento facial! Sim isso mesmo, não tem guarda aduaneiro, apenas uma baia com uma câmera que sobe, procura seu rosto e, analisa seu passaporte.

Aeroporto Helsinque

Aeroporto Helsinque

Dicas de turismo em Helsinque

Hotéis em Helsinque

Seguimos direto para o Hotel Klaus K. O hotel é bem moderno, membro da Design Hotels e com ótima localização, fica apenas 400 metros da Esplanadi shopping district, no centro de Helsinque. A cidade é relativamente compacta, se tirar as zonas de casas nos subúrbios, a sensação é que tudo se resume em 10 quarteirões. É possível fazer os principais pontos turísticos de Helsinque à pé, o restante com o ônibus hop on hop off de turismo da cidade, de metro ou até de taxi.

Pontos turísticos de Helsinque

Começamos o tour pela capital da Finlândia caminhando através da Praça do Senado e visitando a Catedral de Helsinque. A Catedral, em estilo neo-clássico de 1830, é o cartão-postal e o lugar mais conhecido da cidade. Catedral de Helsinque

Praça do Senado Helsinque

Ali pertinho está a praça do senado, o porto, mercado com bancas diversas de peixes, frutas deliciosas, comidas típicas e souvenirs finlandeses. Inclusive encontramos um feirante que falava português, falou que é possível estudar na faculdade. Quando indagamos quando ao interesse dele pela língua, disse que o Brasil é um país de futuro.

Pontos turísticos de Helsinque

Continuando o passeio, seguimos para Catedral Ortodoxa Uspenski, construída em 1862, depois seguimos de taxi mesmo até a igreja Temppeliaukio, que é uma igreja subterrânea, feita em uma rocha. No final da tarde, para encerrarmos o passeio resolvemos parar no parque “Espanadin Puisto” para apreciar o movimento da cidade.

O parque estava lotado de pessoas locais, todos aproveitando o dia de sol e o verão da capital. Em seguida fomos jantar em um restaurante asiático que além de ficar muito próximo ao hotel, também era muito recomendado.

Catedral Ortodoxa Uspenski Helsinque

O que fazer em Helsinque

Porto de Helsinque

Turismo em Helsinque

Minhas impressões dos finlandeses e de Helsinque

As pessoas em Helsinque são muito educadas e falam inglês muito bem. O melhor restaurante foi recomendado pelo nosso taxista, que mais parecia um motorista impecável. Usando terno e com um carro impecável, ainda disse, que já havia ido várias vezes e que era ótimo! Incrível, ver um país em que todas as pessoas possuem oportunidades iguais. E realmente era muito bom, o nome é Gaijin. Recomendo experimentar os drinks, que também são muito bons!

Onde comer em Helsinque

Drinks do restaurante Gaiji

Adoramos o clima da cidade, com ruas tranquilas e floridas. Todos os edifícios preservados de forma impecável. Estrutura de metrópole, numa cidade com clima de interior. Bem agradável, não tão empolgante pela vida urbana mas, encanta por te deixar ter contato com a vida do finlandês.  Não é um destino tão óbvio de turismo.

Dicas e informações importantes para viajar para Helsinque

Vá de avião é muito mais rápido que os ferrys, que as vezes podem demorar até 3 horas. Nosso vôo foi de 20 minutos, de Tallin. O aeroporto é muito próximo do centro da cidade e existem vôos realmente  muito baratos.

Visite no verão, não pense que irá encontrar esse clima de pessoas nas ruas, flores e feiras no outono/inverno em um país nórdica.

Não tente sair com uma garrafa de bebida dos restaurantes, caso tenha pedido um vinho e não tenha bebido por exemplo, você terá que deixar a garrafa no restaurante, ainda que esteja praticamente cheia. Na Finlândia sair de estabelecimentos com garrafa de bebida alcóolica é ilegal.

Curiosidades sobre a Finlândia e os finlandeses…

Encontrei algumas piadinhas de finlandês e não aguentei, tive que colocar aqui! Mas é só piadinha! Não traduzi porque perderia a graça!

  • You Know You’ve Been In Finland Too Long, When…
  1. Silence is fun.
  2. You pass a grocery store and think: “Wow, it’s open!”
  3. Hugging is reserved for sexual foreplay.
  4. You accept alcohol as food.
  5. When a stranger smiles at you, you assume he is drunk, insane, or foreigner.
  • Q: What is the difference between an empty stomach and a Finnish person who wants to ask something from a stranger? A: You can actually hear the empty stomach.
  • Q: What is the most heavenly language? A: Finnish, because it takes an eternity to learn.
  • Q: How do you know a Finnish man is madly in love with his wife? A: He almost tells her.
  • Q: How do you spot an extrovert Finn? A: When talking to you, he stares at your feet instead of his own

Sites úteis 

City Tour website

Visit Helsinki

Comentários no Facebook

Deixe um comentário