O que fazer em Istambul e outras dicas de viagem para a Turquia!

O que fazer em Istambul
22/01/2014

Dicas de viagem para Istambul

Como chegamos em Istambul tarde da noite e fomos direto para o hotel, o Çırağan Palace. Apesar da curiosidade de conhecer o este luxuoso hotel serem enormes, acabamos deixando para outro dia. Estávamos tão cansados que acordamos tarde e acabamos perdendo o café da manhã e tivemos que tomar um café na Cafeteria do hotel.

Fiquei impressionada com a quantidade de turcos que frequentam o Çiragan Palace. Acredito que muitas pessoas que moram na cidade acabam frequentando uma vez ou outra, seja o bar que fica na piscina ou a cafeteria, pois ambos possuem um ambiente requintado e estão em um hotel tão tradicional da cidade.

Depois do café fomos dar um passeio em Istambul para conhecer e tirar minhas primeiras impressões.

Como meu noivo já conhecia e queria me surpreender, deixei para ele resolver tudo. Pela primeira vez seria uma viagem sem pesquisar mais a fundo o que havia pra visitar ou até mesmo ver fotos!

E Istambul me surpreendeu mesmo! Pontos turísticos de Istambul Dicas de Stambul

Passeios em Istambul

Roteiros de Viagem em Istambul

Pontos turísticos da Turquia

Pontos turísticos de Istambul

A cidade é bastante organizada, principalmente para turistas. Nossa primeira visita foi na Mesquita Sulamanye. Ela não é a maior ou mais popular, “turisticamente” falando, é muito bonita. Achei a visita é extremamente válida porque ao contrário das outras mesquitas, que ficam abarrotadas de turistas, lá ainda é possível apreciar mais a arquitetura e as pessoas que frequentam. Istambul, possui aproximadamente 3000 mesquitas!   Pontos turísticos de Istambul Turquia

Em seguida fomos passear pela avenida İstiklal Caddesi, que é uma rua de pedestres super movimentada, onde muita coisa fica aberta 24hrs por dia. A Avenida é uma das avenidas mais populares de Istambul, e marca o coração do distrito histórico de Beyoğlu. Vale a visita pois é muito popular para os locais. Achamos um lugar muito legal para comer ou para drinks chamado “The House”. Adoramos o ambiente “cool”, a comida e o atendimento!

O dia seguinte reservamos para conhecer a Mesquita Azul, a mesquita Haya Sophia e a Cisterna, até porque os três são muito próximos um do outro. Apesar das filas serem grandes, não precisa se assustar,  elas são bem rápidas!

Mesquita Azul e Haya Sophia Istambul

Entre essas duas, a que mais gostei foi da Mesquita azul, tanto por fora quanto pela quantidade de detalhes do interior, é linda! Entretanto isso não seria uma conclusão difícil pois, a Mesquita Azul foi construída muito depois e com o objetivo claro, de superar (ou até apagar) a imponência da Haya Sophia. A anterior durante mil anos foi o maior domo da Europa, até que a catedral de Sevilha (Espanha) fosse concluída. Assim, o cuidado com os detalhes na Mesquita Azul foi minucioso. Ao visitar você vai ler sobre seu conteúdo e apreciar o trabalho nos lindos mosaicos. A Haya Sophia foi construída sobre uma catedral grega ortodoxa, sendo ainda possível observar os dois altares sobrepostos, isso que a torna muito interessante na minha opinião. Mas, fazendo uma crítica, muito do seu potencial não é explorado. Poderia estar mais iluminada, seus corredores são escuros, ter mais totens de história distribuídos e principalmente, estar melhor conservada. Para que você tenha boas impressões, vá esperando uma mesquita desativada em ruínas e leia muito sobre sua história que tudo será surpreendente! Já a Mesquita Azul ainda é usada como mesquita, para entrar precisará usar véu (disponível na entrada). A sensação ao se entrar no salão, no meio de um culto, é única!

Mesquita azul Istambul

Mesquita azul

Onde fica a Mesquita Azul

Mesquita azul

Pontos históricos de Istambul

Hagia Sophia Istambul

Hagia Sophia

Os principais pontos turísticos de Istambul

Mesquita de Istambul

Hagia Sophia

Onde fica Hagia Sophia

Hagia Sophia

Para fechar o dia fomos no restaurante Sunset, que fica em uma área mais alta da cidade e possui um deck com uma vista linda! Amamos!

Çiragan Palace Istambul

Depois de matar minha curiosidade da cidade, visitando alguns dos lugares principais, resolvemos tirar o dia seguinte para curtimos hotel, afinal estávamos no Çiragan Palace. Então, isso é mais que justo!

O Çiragan Palace, por sua história e localização no Bosforus, é o hotel mais renomado de Istanbul. Ele é o último exemplar de um período onde os Sultões Otomanos, construíam seus próprios palácios ao invés de ocupar os de seus antecessores. Seu criador o Sultão Abdülâziz, mal pode aproveitar a vida ali, ele morreu logo após sua inauguração.

Ao lado dele está o Four Seasons Istanbul. A primeira vez que meu noivo foi, ficou no Four Seasons, que também é muito luxuoso. Então para quem tem dúvida entre qual dos dois ficar, vou passar um comparativo.

Ambos hotéis possuem uma construção moderna. O Çiragan Palace, tem seus quartos em um edifício que ocupa o “jardim” do Palácio Çiragan. Apesar de estar bem integrado, com livre acesso ao Palácio, ele é usado como salão de eventos, é comum fazerem festas de casamento, inclusive vimos uma. No Palácio, também tem uns restaurantes. Resumindo, você não ficará hospedado no Palácio. Mas terá acesso direto, além de ter uma vista fantástica pra ele, principalmente da piscina!

No Çiragan Palace, o quarto e o banheiro das acomodações são iguais em tamanho. Mas, o quarto e principalmente o banheiro do Four Seasons, é mais moderno e bem acabado. Pois ao invés de banheira com cortina o Four Seasons Istanbul, possui um box de vidro. A piscina interna e spa do Four Seasons é muito maior e funciona como um grande SPA integrado, não dá nem pra comparar a beleza das duas! O café da manhã dos dois são igualmente muito bons. O que faz uma grande diferença no Çiragan Palace, é sua piscina externa aquecida, sua área externa super histórica, seu acesso e vista para o Palácio. O Four Seasons é um hotel de luxo, maravilhoso claro, vocês devem saber o quanto sou fã da rede. Mas, muito parecido com algum outro hotel da rede. O Çiragan possui um ar mais tradicional, é possível perceber que é um local frequentado pela sociedade deles. Tem algo histórico. Isso fez grande diferença!

No mesmo dia, resolvemos comer no restaurante do Palácio. O ambiente é formal e a decoração no estilo turco. Sinceramente, experimentamos várias vezes a comida turca, mas o tempero e estilo de comida e tempero (tudo com muita páprica) não fazem muito nosso tipo, então não acho muito justo da minha parte avaliar o restaurante…

Pôr do sol em Istambul

Istambul a noite

Vida noturna em Istambul

À noite as mesquistas com iluminação ficam ainda mais lindas!

Passeios românticos em IstambulCisterna Istambul

Çiragan Palace Kempinski

Çiragan Palace Kempinski

Piscina Çiragan Palace Kempinski

Piscina Çiragan Palace Kempinski

Pôr do sol na piscina do Çiragan Palace Kempinski

Pôr do sol na piscina do Çiragan Palace Kempinski

Çiragan Palace Kempinski

Çiragan Palace Kempinski

Çiragan Palace Kempinski Turquia

Çiragan Palace Kempinski

O pôr do sol é maravilhoso em Istambul

O pôr do sol é maravilhoso!

Passeios noturnos em Istambul

Mesmo sem o pôr do sol ao cair da noite a iluminação do Palácio não deixa nada a perder!

Ciragan em Istambul

O melhor de Istambul

Eu maravilhada com tudo!

O melhor de Istambul para casais

Piscina à noite

Parte interna do Palácio em Istambul

Parte interna do Palácio

Nosso próximo destino foi a Capadócia por dois dias, resolvi fazer um post com melhores detalhes separado. Depois da nossa aventura na Capadócia retornamos para Istambul onde passamos mais 2 dias. No total foram 5 dias em Istambul.

O que fazer em Istambul

A cidade tem muito pra oferecer, mas concluímos no final que poderíamos ter apertado um pouco mais o tempo e ter ficado menos dias, acredito que 3 dias bem aproveitados são suficientes para conhecer bem.

No retorno resolvemos ficar em outro hotel, um que ficasse mais próximo a rua İstiklal Caddesi, porque estaríamos próximos dos restaurantes e pontos turísticos que ainda queríamos visitar. Nessa rua fomos em diversos lugares legais como o The House, Mama Shelter, o Cok Cok além da maioria dos pontos turísticos.

A decisão foi perfeita, meu conselho para quem estiver decidindo onde ficar em Istanbul, seria ficar um dia no Çiragan para conhecer o hotel e o restante dos dias ficar próximo a essa rua.

Nosso último dia em Istambul fomos na Torre Gálata e no Palácio Topkabi, que foi o ponto mais bonito na minha opinião, deixamos para ir no final do dia e por conta disso não pegamos fila porque faltava pouco mais de uma hora para fechar. Acho que essa idéia foi ótima, porque além de evitar as filas pudemos tirar várias fotos porque já não tinha tanta gente lá dentro, então conseguimos ver tudo e muito bem! Saindo de lá ainda fomos ao Grand Bazaar que é um dos maiores mercados do mundo, com em torno de 5000 mil lojas que vendem desde especiarias, tapetes, luminárias típicas, souvenirs à artigos de seda e couro e até jóias! Dá para se perder lá dentro. Caso queira fazer compras, que não foi meu caso, meu conselho é reservar uma tarde inteira só para visitar o mercado. Até porque as comprar lá requerem tempo porque com os turcos negócio é feito com muita pechincha!

Palácio Topkabi Turquia

turismo na Turquia

turismo na Turquia para brasileiros

Programas para fazer na Turquia Programas para fazer em Istambul Monumentos em Istambul

Dicas para aproveitar a sua viagem para Istambul – Tips da Trip:

  • O Restaurante Mama Shelter na verdade leva o nome do hotel onde faz parte. É desenvolvido em cópia do original em Paris que foi criado pelo arquiteto Philippe Starck. Fica no epicentro da avenida agitada de pedestres que citei acima (İstiklal Caddesi), ou seja, vale a estadia!
  • Assim como qualquer cidade grande, Istanbul também possui problemas de transporte. O trânsito é bem engarrafado, dificultando a locomoção de carro ou taxi e dependendo do horário os metros ficam impraticáveis de tão lotatos. Por isso, verifique bem a região dos lugares que pretende visitar na cidade para maximizar sua locomoção.
Huqqa Café Istambul

Huqqa Café

Sites úteis:

The House Café  Clique aqui para ver o site

Mama Shelter  Clique aqui para ver o site

Restaurante tailandês Clique aqui para ver o site

The Palace Kempinski Hotel Clique aqui para ver o site

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

1 Comentário:O que fazer em Istambul e outras dicas de viagem para a Turquia!

  1. Brenda Tavares

    Acabei de voltar de lá e já sinto falta! Foi uma cidade que me surpreendeu, positivamente!