Mercados de natal na Europa

Natal em Copenhagen
24/09/2013

Mercados de Natal na Europa

Quando conheci os mercados de natal da Europa, descobri que nunca tinha tido um natal antes. Isso porque minha mãe sempre foi de decorar a casa e fazer surpresas. Então natal para mim sempre foi algo muito especial. Quando fui na minha primeira feira de natal, a de Copenhagen, eu quase chorei! É tudo muito lindo, charmoso e a cidade toda entra nessa atmosfera de natal. Nunca imaginei que pudesse ser tão lindo e especial.

Para fazer meu roteiro de natal, eu pesquisei muito lugares onde pudesse encontrar mercados de natal e festas de final de ano. A pesquisa foi essencial, porque nem todas as cidades na Europa possui feirinhas bonitinhas ou festas animadas no final do ano. Então pesquise bem para não se decepcionar! Como essa data é melhor ao lado de familiares, convidei minha mãe para essa aventura.

Natal em Paris

Meu roteiro de viagem de natal na europa começou em Paris. Como estava morando na cidade, foi inevitável começar por lá. Mas não recomendo Paris no natal, caso você queira ver os mercados de natal. Claro que viajar para Paris é bom em qualquer época, porém as feiras não são tão lindas como as do interior da França.

Apesar da feira não ser a melhor, a cidade é uma boa opção para começar a viagem. Pois é um ótimo “hub” na Europa e também tem seu charme. A Champs Elysées e  outras avenidas, ficam decoradas, assim como as vitrines de muitas lojas, e você também encontra alguns mercados de natal pela cidade.

A  maior delas era a que ficava próxima a Place de La Concorde, eles fazem essa feira todo ano e possui alguns enfeites de natal, souvenir de Paris e comidas típicas da França e outros países.

Outro lado bom de começar em Paris, é que a cidade sempre tem muitos eventos, então não deixe de ver o calendário com a programação da cidade no natal. A Catedral de Notre Dame por exemplo, possui missas especiais nesse período.

Uma dica importante para quem vai visitar as feiras de natal em Paris é ir durante o horário comercial, à noite elas ficam super lotadas!

O melhor dos mercados de natal

Foi em Paris que experimentei o vinho quente, chamado de “vin chaud” em francês. Você pode comprar o vinho quente em diferentes versões em cada país, e é vendido não só na feira como nos cafés também.

Esse vinho além de ser muito tradicional e gostoso também ajuda muito a se aquecer no frio europeu! Não deixe de experimentar!

Dicas para passar o Natal em Paris

Sacre Coeur, Paris

Pista de patinação no gelo, Hotel de Ville

Pista de patinação no gelo, Hotel de Ville

Arvore de cristais Swarovski, Galeries Lafayette.

Árvore de cristais Swarovski, Galeries Lafayette.

Arco do triunfo no Natal

Avenue du champs-elysees decorada para natal

Paris no Natal

Recebendo a visita ilustre da minha mãe e o começo da nossa aventura de natal!

Feira de natal em Paris

Feira de natal em Paris

Natal em Copenhague na Dinamarca

Saímos de Paris e fomos para Copenhague. Já tinha tido o privilégio de visitar a cidade várias vezes, mas confesso que no natal a cidade fica ainda mais charmosa.

Quando cheguei em Copenhague, fui surpreendida com neve e com as ruas decoradas com guirlandas, luzes em formato de coração e ma feira de natal pequena em Støget. O legal é que mesmo nevando tinham muitas pessoas passeando nas ruas e ainda um coral cantando músicas de natal, fiquei muito emocionada, e isso era só o começo!

Natal em Copenhague

Ruas de Copenhagen

Natal Dinamarca

Pessoas cantando músicas natalinas nas ruas!

Lojas de Copenhagen

Lojas de Copenhagen

Uma das feiras de natal da cidade.... só que essa pequena, porém bem charmosa!

Uma das feiras de natal da cidade…. só que essa pequena, porém bem charmosa!

Dicas para passar o Natal em Copenhague

Muitas guloseimas!!! 🙂

Como é o Natal na Dinamarca

Feirinha no centro de Copenhagen

Entrada principal do Tivoli

Entrada principal do Tivoli

Natal dinamarquês

Natal na Dinamarca!

Os dinamarqueses realmente gostam de celebrar o natal. Além de decorarem e terem diversos mercados de natal pela cidade, eles também decoram o Tivoli, que é um parque de diversões com restaurantes e espaço para shows. É no Tivoli que fica a principal feira de natal em Copenhage

Tradições de natal da Dinamarca!

Mas o melhor das guloseimas que provei foi o tradicional Gløg e o æbleskiver. O gløg é a versão dinamarquesa do vinho quente francês. No gløg além de canela, também colocam uva passas e amêndoas.

Para acompanhar é servido o æbleskiver, um bolinho típico dinamarquês. O tradicional é servido sem recheio nenhum, para comer com açúcar, manteiga ou geléia. Mas pode ser encontrado também com recheios doces ou salgados. Gostei tanto que ganhei dos meus amigos dinamarqueses, a panela própria para fazê-los e um livro de receitas especiais para preparar diferentes tipos do æbleskiver!! 😀

Comidas de natal da Dinamarca

Gløg e æblekiver!!! Yummy!!!

Entrada do Tivoli onde esta a maior feira de natal da cidade.

Entrada do Tivoli onde esta a maior feira de natal da cidade.

Feira de natal no Tivoli na Dinamarca

Feira de natal no Tivoli.

Feira de natal na Dinamarca

Feira de natal no Tivoli.

Festa de Natal em Copenhague O que fazer no Natal em Copenhague

Ruas da feira dentro do Tivoli

Ruas da feira dentro do Tivoli!

Como é o Natal dinamarquês

Natal na Dinamarca

O que fazer no Natal em Copenhague

E não é só a decoração não, os Dinamarqueses realmente levam toda a família para se divertir. Você pode notar a alegria nas crianças que passam o dia no parque aproveitando. A atmosfera é muito familiar!

Quando visitei a feira de natal do Tivoli, a primeira coisa que veio na minha cabeça, com os olhos cheios de lágrimas, foi que ninguém sabe o que é ter um natal de verdade até celebrar em um ambiente como esse! É realmente mágico!

Não pense duas vezes em colocar Copenhague no seu roteiro de natal na Europa.  Experimente o Gløg e coma æbleskiver quando estiver no Tivoli. Além de tudo isso a cidade é linda e muito cosmopolita. Durante o natal fica lotada porque muita gente que mora no interior vai fazer compras, e consequentemente a vida noturna fica ainda mais agitada também.

Os dinamarqueses ao contrário do que muitos aqui no Brasil pensam, são pessoas alegres, receptivas e de mente muito aberta! O mais importante é que é muito fácil de  fazer turismo em Copenhagen. A cidade é organizada e de fácil acesso caminhando ou pedalando. Para completar, dificilmente você vai encontrar um dinamarquês que não fale inglês fluentemente.

O que fazer no Natal em Copenhague

Tivoli – Copenhagen

Turismo no Natal de Copenhague

Enfeites de Natal em Copenhague

Não basta só ter algodão doce, pipoca e pirulito… tem que ser tudo desalmadamente decorado! VIVA O NATAL

Fotos de Copenhague no Natal

Passar o Natal em Tivoli

Tivoli

Natal na Europa

Corações por todos lados!

Natal na Europa para brasileiros

Uma verdadeira terra de conto de fadas!

Nevasca em Copenhagen

Nevasca em Copenhagen!

Pôr do sol em Copenhague

Frio + pôr do sol = uma combinação perfeita!

Copenhagen no Natal

Como é o clima de Natal em Copenhague

Um perfeito dia de inverno!

Feira de natal na Alemanha

Da Dinamarca fomos para Munique, que além dos mercados de natal, também estava tendo o festival de inverno! Que traz artistas nacionais e internacionais quase todos os dias. Na entrada do festival tinham colunas imitando cristal e muitos canhões de luzes, que podiam ser vistos de longe!

Os alemães são muito animados, além de shows, o festival tinha uma feirinha de comidas e muita bebida! Não havia todo aquele clima de família como no Tivoli em Copenhagen, mas as opções eram diversas e a criatividade das bebidas aguçada! Com o frio era possível encontrar todos os drinks mais conhecidos na versão “quente”. Por exemplo: mojito quente, sex on the beach quente, bebidas típicas de outros países europeus, vinho e até caipirinha! Todos eles servidos bem quentes em um caneco!

A parte mais bonita do natal de Munique, foi quando chegamos à praça da prefeitura municipal, onde fica a feira de natal principal. Em uma das sacadas do maravilhoso prédio da prefeitura, uma orquestra com violinos e um coral cantando músicas natalinas! Que emoção! 😉

A cidade de Munique em si, é o ponto inicial para explorar a região da Bavaria. Por isso passamos 5 dias por lá.

Tradições de natal na Alemanha

Prefeitura de Munique

Natal na Alemanha

Orquestra natalina!

onde passar o natal na alemanha

Natal com tradições alemães

Natal com tradições alemães!

Feiras de Natal na Alemanha

Oferta de bebidas quentes no Festival de inverno de Munique.

Munique no Natal

Detalhes da feira

Mercado de Natal em Munique

Guloseimas da feira!

Barraquinhas da feira de Natal em Munique

Barraquinhas da feira

Mercado de Natal Alemanha

Ruas de Munich

O que fazer no Natal na Alemanha

Com minha mãe passeando pela região da Bavaria

Natal na Áustria

Encerramos nossos dias na Bavaria e seguimos para Salzburg na Áustria. Uma cidade que apesar de pequena é muito visitada. Foi lá que Mozart nasceu. O centro histórico da cidade é patrimônio mundial da UNESCO. Sinceramente, não foi a cidade mais decorada que passamos, mas com certeza foi a feira de natal na Europa, que mais encontramos artigos de decoração de natal para vender, coisas lindíssimas feitas à mão. Voltaria apenas para fazer compras de objetos de decoração de natal! hehe

Feira de Salzburg

Feira de Salzburg

Natal na Áustria

Enfeites para árvore

Natal em Salzburg

Feira de Salzburg, os enfeites de natal mais lindos!

Feira de Natal em Salzburg

Músicos

Salzburg no Natal

Salzburg

Natal em Praga

De Salzburg fomos para Praga. A feira de natal tem mais comidas típicas, em algumas tinha até leitão assado! Além disso, na feirinha principal no centro da cidade havia um palco para apresentação do coral de natal.

Natal em Praga

Praga

Mercados de natal na Europa

Feira principal de Praga

Árvore de natal em Praga

Árvore de natal em Praga

Ruas de Praga no Natal

Ruas de Praga

Natal em Londres

Depois de Praga voamos para Londres, que estava lotada de turistas indo às compras e também toda decorada. Tinha suas feirinhas espalhadas pela cidade, mas nada que se comparasse ao charme das cidades anteriores.

Na minha opinião, os melhores mercados de natal, são cidades menores, pois são bem mais charmosas, combinam mais com o espírito natalino!

Natal em Edimburgo

Nossa última parada do roteiro de natal na Europa foi Edimburgo. Os escoceses fazem uma pequena feira de natal, que fica na avenida principal. O melhor lá não é a feira de natal, mas sim as diversas celebrações de final de ano que acontece durante todo o mês de dezembro!

Foram essas celebrações que nos atraíram até a cidade e não a feira de natal em si. As comemorações do Hogmanay, como é chamado por lá, são inesquecíveis! Veja o post de Revéillon na Escócia! Foi uma das melhores experiências de ano novo que já tive.

Festival de Natal em Edimburgo

Edimburgo

Feira de Natal de Edimburgo

Edimburgo

Mesmo com o frio intenso, o natal na Europa é definitivamente lindo e mágico. Difícil de dizer qual o melhor lugar ou o mais bonito.

Dicas para organizar sua viagem de natal na Europa

  • Vá preparado para o frio, compre roupas, sapatos e acessórios especiais para inverno europeu. Deixe para comprar o essencial por lá, no Brasil é muito difícil de encontrar roupas para este tipo de inverno, principalmente opções. Você não precisa usar várias roupas ou casacos, o importante é usar roupas específicas pra essas temperaturas. Isso é essencial para poder curtir a viagem! Caso contrário, você vai sofrer a viagem toda, deixar de aproveitar e ainda voltar odiando tudo!

 

  • Evite surpresas e transtornos, se nevar muito no dia anterior a uma viagem e outra, procure se informar ao máximo sobre como chegar ao aeroporto ou estação de trem e verifique se teve cancelamento de vôos. Dependendo da nevasca, é possível metro e linhas de ônibus pararem, e a quantidade de táxis nas ruas caem muito.

 

  • Espante o frio tomando vinho quente

 

  • Tenha em mente que no inverno alguns estabelecimentos fecham mais cedo

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

6 Comentário:Mercados de natal na Europa

  1. José Carlos Monteiro Mata da Silva

    Parabéns! E é por tudo. Pelo seu encanto e também pela mãe maravilhosa. A matéria foi fascinante, a Europa por si só parece ser natal todo o ano.Eu conheci uma pequena cidade com uma feira de natal em pleno verão, é claro no mês de julho. Não me lembro o nome desta cidade. Ela ainda conserva os muros medievais e, na praça há uma igreja onde o sino ao marcar as 11:00 horas, no carrilhão tem um monge de ferro que martela as onze badaladas. A loja de artigos natalinos fica a esquerda de quem está de frente para a igreja. A loja parece uma maravilhosa cena de cinema, entre os extraordinários muros do “condado”. Vocês conhecem esta cidade? Ela é encantadora! Poderiam me informar? Desejo a você, a sua maravilhosa Mãe e a todos os seus colaboradores, muito sucesso, saúde e paz. Feliz NATAL!

    • Karina Sell

      Obrigada José Carlos! Difícil saber qual cidade…. você sabe pelo menos o país? Abraços, bom natal para você e sua família!

  2. Lidiane

    Olá Ka,
    Acompanho seu insta e adoro !
    Estou pesquisando minha viagem de fim de ano (Natal e réveillon) e adorei este post ! Vc pode me dizer quantos dias ficou em cada cidade nesse tour de natal ? Ou qual foi o tempo total desse tour? ? Parabéns pelo blog e insta ! Adorooo! Bjs

    • Karina Sell

      Ah que legal! Fico feliz! Depende da cidade que você vai querer ir. Por exemplo, Salzburg é bem pequena, você pode ficar 2 dias apenas. Já Munique além da cidade oferecer mais coisas para ver e fazer, também possui passeios diários para regiões próximas da cidade, como o castelo de Neuschwanstein. ( Vale a pena ir). Enfim, quais as cidades esta pensando em ir? Beijos

  3. Edenice Gomes dos Santos

    Gostaria de saber quando começam as feiras de Natal. Tenho viagem programada para outubro, mas poderia adiar um pouco se começassem em novembro.

    • Karina Sell

      Olá Edenice! A data depende da cidade. Mas a maioria das feiras começam na metade ou fim de novembro. Bjs