O que fazer em Moscou: dicas de viagem para a Rússia

O que fazer em Moscou: dicas de viagem para a Rússia
14/08/2013

O que fazer em Moscou: dicas de viagem para a Rússia

Assim que comecei a pesquisar sobre Moscou me surpreendi com o quanto a cidade tem a oferecer. E, depois de ter conhecido quero muito voltar! Amo cidades que me oferecem opções. E nesse caso são muitas mesmo! Inúmeros restaurantes e baladas além da rica parte histórica! A cidade russa consegue te manter ocupado não importa a hora do dia ou da noite, a sua diversão estará garantida porque Moscou é definitivamente uma cidade que não dorme nunca! É tanta opção que irei fazer um post separado só de restaurantes e baladas! 😉

Praça Vermelha em Moscou na Rússia

O que fazer em Moscou

Praça Vermelha à noite em Moscou na Rússia

Cuidados impostantes para viajar para a Rússia

Mas, nem tudo são flores! Assim como o Brasil e outros países em desenvolvimento, na Rússia você terá problemas com infra-estrutura, só que para piorar ainda terá também problemas de comunicação, já que o alfabeto deles é bem diferente do nosso e tirando recepcionistas de hotéis, dificilmente você irá encontrar alguém que fale uma palavra de inglês.

Chegando na Rússia o aeroporto de Moscou define bem o que será dos seus próximos dias na cidade, dificuldade de informação e despreparo para receber turistas. A área da imigração mais parecia uma feira, sem organização nenhuma, nem sequer uma fila! Apenas uma senhora gritando em russo e logo em seguida uma maré de pessoas em direção a uma escada rolante. Mesmo sem saber para onde estavam indo acabei me juntando à galera e peguei a escada rolante que me levou para o andar superior, onde tinha o quê? Uma outra área de imigração! Só que dessa vez organizada com uma fila que andava bem mais rápido. Logo depois da alfândega, quando fui buscar minha mala, outra bagunça, as malas do meu voo demoraram muito e depois de esperar séculos pela minha mala, acabei descobrindo quando fui reclamar, que estava no achados e perdidos. Agora porque estava lá… não tenho menor ideia!

Depois desse trabalho, o motorista do hotel estava esperando, fomos para o nosso hotel em Moscou, o Hyatt Moscow, que além de ter o quarto e banheiro enormes, tem a localização perfeita! Fica ao lado do Kremlin, com vista para a praça Vermelha e do Teatro Bolshoi e tudo isso pode ser visto do bar do hotel que fica localizado no terraço.

Hotel Hyatt Moscow na Rússia

Igreja de Kremlin em Moscou

O que fazer à noite em Moscou

Como é o clima em Moscou?

Apesar de estarmos visitando a cidade em alto verão, tivemos poucos dias ensolarados, a maioria dos dias estavam cinzentos e com temperaturas em torno dos 16 graus. Portanto, mesmo que esteja indo para Moscou no verão não deixe de levar um casaco e bota, de preferência impermeáveis, e remédios para gripe, porque conforme falei, nas farmácias e em qualquer outro estabelecimento dificilmente vai encontrar algo traduzido para o inglês ou alguém que fale outro idioma sem ser o russo. Aliás, com exceção dos recepcionistas do hotel, não espere encontrar alguém que fale inglês em Moscou, mesmo nos serviços turísticos, restaurantes, cafés.

O que é a Praça Vermelha

Como é a decoração russa

Meios de transportes para turistas em Moscou:

Uma opção é usar os motoristas dos hotéis ou também de estabelecimentos, é muito comum os restaurantes terem seus próprios carros, ou peça para pedirem um taxi para você, mas solicite isso com pelo menos 30 minutos de antecedência. Ou até mesmo quando estiver chegando no lugar! Rss O transporte público (como o metrô) também não é muito fácil de ser usado, já que as placas são todas em russo. Esse post do TripAdvisor explica um pouco como usar o metrô de Moscou. Também tem a empresa Go-to.ru, que faz transfers. Nem perca tempo tentando pegar um táxi em Moscow, taxi é algo raro na Rússia e caso consiga pegar um aleatoriamente pode ser além de perigoso muito muito caro! Os táxis trabalham com o preço negociado ANTES da corrida, o que não é muito favorável para turistas já que nenhum taxista irá falar outro idioma sem ser o russo, além disso qualquer carro pode ser um táxi em potencial, caso esteja na rua esperando um táxi, muitas vezes carros “normais” sem nenhuma identificação de táxi, podem parar e estabelecer um preço para a corrida, o que pode ser muito perigoso.

Dicas de passeios e pontos turísticos em Moscou:

Como o clima na Rússia não é dos melhores, mesmo no verão que as temperaturas estão mais altas, pode esfriar e principalmente chover. Então, aproveite e faça os passeios como A Praça Vermelha e Kremlin logo que puder, um passeio que também é muito legal para fazer com o tempo bom, são os passeios de barco pelo rio Moscou, você pode comprar o passeio através do site do Hotel Radisson,  Radisson Cruise . Para conhecer o Kremlin, é preciso chegar cedo bem cedo, porque a fila fica enorme à tarde, existem 2 entradas, a principal é da Kutafya tower (conforme foto), caso tente entrar pela outra entrada, você terá que enfrentar além da fila para comprar a entrada, uma outra fila para entrar. :/

Pontos turísticos em Moscou

Entrada principal

Caso pegue dias de frio, vento ou chuva, Existem várias opções de passeios em Moscou, como ir ao GUM shopping center, que é um shopping de alto luxo, que apesar de ser muito bonito não achei que os preços compensavam. Além do GUM shopping center, recomendo também visitar os museus de Moscou. O que achei mais interessante é o museu das armas. Outro passeio muito bonito é pela linha azul escura do metro (Arbatskaya) as estações são muito lindas!

Tip da Trip – Dicas de viagem para Moscou:

  • Chegando no aeroporto de Moscou, antes de passar pela alfândega à sua direita terá uma escada rolante para uma outra área com uma outra alfândega, mais organizada, com fila e mais rápida!
  • O banheiro do aeroporto tinha um cheiro insuportável, aproveite para ir no banheiro antes do avião pousar! Rss
  • Agende um motorista para te esperar no aeroporto, apenas utilize taxis credenciados, aqueles que tem escrito no carro e sempre pergunte o preço ANTES da corrida.
  • Para não passar por muito transtorno, procure não usar muito acessórios ou carregar muita mala. Os aeroportos na Rússia possuem MUITOS detectores de metal e raio X, do momento que você entra no aeroporto até embarcar são no mínimo 4.
  • Veja uma peça de teatro no Bolshoi. Caso queira ver alguma peça específica e não tenha na data que estiver visitando a cidade, ou já esteja com todos os ingressos vendidos no site do Bolshoi, existem outros websites que as vezes ainda possuem ingresso, vale a pena tentar! Bolshoi website

Sites úteis:

All Hotels

All Russia Hotels

Moscow city

Way to Russia

Moscow city discovery

Domoedovo – Aeroporto Moscow

Foto da Praça Vermelha na Rússia

Dicas de viagem para Moscou

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

2 Comentário:O que fazer em Moscou: dicas de viagem para a Rússia

  1. Anônimo

    The top pic is from St Petersburg.

    • Karina Sell

      Hello, we are having problems with all the pictures on the new layout. This one has been changed now!
      Thanks a lot for the message! 😉