O que fazer em Fez no Marrocos

curtumes em Fez no Marrocos
08/11/2017

O que fazer em Fez no Marrocos

Antiga cidade imperial do Marrocos, assim como Marraquexe, Rabat e Mekne. Fez é a mais antiga de todas elas e até 1912 foi a capital do Marrocos. Hoje é a segunda maior cidade do país, atrás somente de Casablanca.

Com 785 mesquitas e uma parte nova da cidade, chamada Ville Nouvelle, é na medina, parte antiga da cidade cercada por muros, que estão as principais atrações de Fez.

medina de Fez

Fez El-Bali

A medina de Fez El-Bali, é uma das que mais se destaca no Marrocos, e é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Pelos souks de El-Badi você encontra de tudo, cerâmicas, pratarias, tecidos, tapetes, artesanatos e comidas locais.

Bab Bou Jeloud

Bab Bou Jeloud é a entrada principal da Medina de Fez El-Bali. Um portão monumental, construído em 1913, composto por arcos simétricos e decorados com azulejos em tons azul e verde, considerados a cor do Islã. A entrada de Bab Bou Jeloud também é chamada de Bab Boujloud ou “A Porta Azul”.

Outras atrações turísticas e passeios em Fez

Curtumes

São nos curtumes que é feito o processo de curtir ou trabalhar os couros, que podem ser de diversos animais, como bode, vaca, ovelha, e até camelo. Depois desse processo as peles seguem para seus diferentes usos. Visitei o curtume de Chouara, que foi fundado no século XI e continua suas atividades até hoje. Parte do processo inclui passar as peles em tanques com fezes de pombo, por isso o cheiro do local para muitos é insuportável.

Fui alertada do cheiro diversas vezes, acabei chegando lá e achando o cheiro ok, melhor que em muitos lugares na rua… #prontofalei.

Mesquita e Universidade de Al Karaouine

A Mesquita e universidade de Al Karaouine estão na medina de El-Bali. A universidade de Al Karaouine foi fundada em 859, e é considerada a universidade mais antiga do mundo. Infelizmente, não é possível visitar seu interior, a entrada só é permitida para muçulmanos.

Onde se hospedar em Fez

Hotel Palais Anami fica dentro da medina de Fez, por isso eu o chamava de oásis! Quando entrávamos no hotel era um clima completamente diferente do lado de fora. Silêncio e muita tranquilidade.

O Palais Anami era uma antiga mansão que foi transformada em hotel. São poucos quartos, porém todos bem grandes. A nossa suíte era tipo um loft, com uma sala de estar e banheiro completo embaixo, e na parte superior a cama e um banheiro pequeno sem chuveiro.

As paredes e portas do hotel são ricas em detalhes e simplesmente magníficas! O pátio é repleto de árvores e dependendo do horário do dia fica lotado de pássaros! Muito lindo!

Segurança em Fez e o que evitar durante a viagem

Assim como em Marrakech, não tive nenhum problema durante minha estadia em Fez além do assédio de vendedores. Mesmo assim não me senti segura em momento algum. Fez foi inclusive o lugar onde me senti menos segura, pela forma que olhavam e abordavam. Não saí à noite em Fez, somente um dia que fui ao shopping na parte nova da cidade, e acabei voltando à noite. Pegamos um taxista ótimo, ele foi muito querido, cobrou bem menos que o da ida, e quando chegamos no nosso hotel, ele não nos deixou sair do carro. Ele ligou para o hotel e pediu pra que alguém fosse nos buscar na porta, alegando que era muito perigoso.

Post com dicas para viajar em segurança para o Marrocos, não deixem de ler antes de viajar! 

Parte nova da cidade de Fez

A parte nova da cidade, tem vários restaurantes, cafés e um shopping center. Nada que imperdível. Importante ressaltar que o público em alguns lugares é predominantemente masculino, tornando inviável e desconfortável de frequentar por mulheres.

Por seguir os costumes religiosos do Islã, é proibida a venda de bebida alcoólica, por isso mesmo os homens, estão sempre tomando chá ou café e fumando narguilé.

Fez ficou no final do meu roteiro de carro pelo Marrocos. Sinceramente não sei se já estava cansada, mas foi a parte que menos gostei. Se eu fosse viajar para o Marrocos hoje, iria somente de Marrakech até o deserto, passando pelas montanhas Atlas.

Veja aqui meu roteiro completo

Leia também

Montanhas Atlas no Marrocos

Ouarzazate, oásis e vilarejo de Skoura no Marrocos

Chefchaouen – a cidade azul no Marrocos

O que fazer em Marrakech

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

1 Comentário:O que fazer em Fez no Marrocos

  1. Pingback: Destaques de Viagem: 10 de Novembro de 2017 – Roteiro Planejado