O que fazer em Cracóvia – Dicas de viagem para a Polônia

O que fazer em Cracóvia na Polônia
26/11/2015

O que fazer em Cracóvia

Sinceramente, antes mesmo do avião pousar na Polônia, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi me perguntar, que diabos eu estava fazendo ali? A pergunta foi quase inevitável ao ver da janela do avião, aquele monte de casinhas com muita neve!

Translado aeroporto para o centro

Do aeroporto Balice,  ao centro da cidade, old town, leva em torno de 25 minutos. De ônibus demora um pouco mais, já que ele faz diversas paradas. Para quem preferir, também é possível pegar o metro, que é direto.

Optei pelo ônibus, porque de acordo com informações era a maneira mais simples. Os que fazem a rota do aeroporto até o centro são os números 292 e 208. O ponto fica logo saindo do terminal do aeroporto do lado direito. O custo da passagem é de 4,00PLN por pessoa, e você pode comprar a passagem no próprio ônibus. Só certifique-se de ter moedas no dinheiro local, que é o zloty (PLN)*, a passagem é vendida somente na máquina, que só aceita moedas do dinheiro local.

Chegando na cidade fui do ponto até meu hotel caminhando mesmo. Apesar do frio de 6 graus negativos, estava louca pra dar uma voltinha no meio da nevasca! hihihi

O que fazer na Cracóvia

O que fazer na Cracóvia a noite Viagem para Cracóvia na Polônia Turismo na Cracóvia

Passeio turísticos na Cracóvia

A noite resolvi sair pra conhecer a cidade, foi ai que comecei amar tudo! Ao sair do hotel já dei de cara com o Planty Park que estava coberto de neve! Meu objetivo era ir até o shopping Krakowska, comprar uma lente pra minha máquina fotográfica. Mas pra variar, acabei no sentido totalmente oposto! Pra mim é praticamente impossível manter o foco quando se esta explorando um novo local!

Deixando a curiosidade me guiar, acabei em um mini castelo. O The Barbica, que foi construído no século XVI. Ele era o principal portão de entrada da cidade, hoje é usado como atração turística e para eventos. Continuei andando no meio da nevasca pelas charmosas ruas da cidade antiga, com muitas lojas de bijuterias e barraquinhas de pretzels, aquelas rosquinhas de pão deliciosas! Acabei me sentindo obrigada a comprar e experimentar um! Achei meio duro e gelado, até pensei que pudesse estar congelado!

Restaurantes em Cracóvia – Onde almoçar e jantar

Uma delícia que vale experimentar,  é a sopa polonesa servida em uma tijela feita de pão. Experimentei o restaurante Miod Malina, que fica na cidade antiga. A sopa tradicional custou 18,00 PL. Pra quem gosta de vodka, existem diversas opções no cardápio também. Vale lembrar de não esquecer de deixar gorjeta, na Polônia não é incluída na conta! Outro lugar legal de ir é o Café Jama Michalika, que existe desde 1895! – Adoro isso!

Depois da experiência gastronômica polonesa, resolvi seguir para minha sessão de fotos. Debaixo do frio de -14 graus, com sensação térmica de -19 e ainda com muita neve, consegui tirar fotos lindas! Apesar do horário e das condições climáticas, havia muita gente andando na rua e, nenhuma das pessoas que vi pareciam estar sóbrias!

No dia seguinte, retornei para o aeroporto de metro, a passagem custou 12,00 PL. O metro sai a cada 30 minutos, da plataforma 1 da estação principal, “main station”, que fica bem no centro da cidade, até o aeroporto doméstico e internacional direto. Na chegada do aeroporto internacional fica um ônibus esperando, que vai deixar todo mundo no saguão do aeroporto internacional. Todo esse trajeto, leva no máximo 25 minutos. O aeroporto oferece internet sem custo por 30 minutos! 🙂

Poloneses…

Adorei minha viagem para Cracóvia, a cidade é muito bonita. Com relação as pessoas, percebi que não fazem contato com outras pessoas. haha

Nenhuma vez ouvi pessoas pedirem licença para outras, darem bom dia etc. Porém, todas as vezes que pedi informação ou falei com alguém, todas as pessoas se prontificaram a me ajudar. Muitas quando tinham dificuldade em explicar, me mostravam ou até me levaram até o lugar! Tive dificuldade de comunicação com pessoas de mais idade, nenhuma delas falavam inglês, comecei a tentar informações com gente jovem e encontrei poucos que não falavam inglês.

Pontos turísticos da Croácia

Abaixo fiz uma relação dos pontos turísticos que mais gostei e aconselho não deixar de ir caso visitem a cidade. Um city tour custa 65,00PLN.

  • The Royal route 
  • Wavel Catedral
  • Krakow dragon no Wavel Castle
  • Royal Wawel Castle 
  • The Barbican 
  • Krakow market square
  • Mariacki church
  • Saint Anne’s Church
  • Sukiennice –Fica bem no centro da Main Market Square, durante o dia possui diversos mercadinhos, bom para comprar algum souvenir.
  • Saint Florian Gate- Gate of Glory 
  • Campo de concentração Auschwitz – Esse foi o maior campo de concentração nazista, só nesse campo de concentração foram executadas mais de um milhão e meio de pessoas. Hoje serve como museu e memorial das vítimas. Valor 65,00 PLN

Informações importantes da Polônia

  • Cia aéreas que fazem Cracóvia na Polônia: Ryanair, Easyjet, WizzAir, ( low cost companies) Air Berlin, Finnair, Austrian Airlines, Lufthansa, LOT Polish Air
  • Moeda local: € 1,00 = PLN 4,17 (20 março 2013)
  • Balice Airport / Free wifi por 30 min
  • A Polônia pertence a união européia, por isso brasileiros não precisam de visto para permanecer até três meses.

Comentários no Facebook

Deixe um comentário