Roteiro pelo Alentejo Central – dicas de vilarejos, passeios e restaurantes

quando ir para o Baixo Alentejo
22/12/2017

O melhor do turismo na região do Alentejo Central

Formada por uma região de campos abertos, cheia de tradição e cultura, o Alentejo Central é uma região perfeita pra explorar as típicas casas brancas, sobreiros, oliveiras e vinhedos.

Aldeias imperdíveis de visitar no Alentejo Central

Évora

Com mais de vinte séculos de história, Évora é considerada Patrimônio da Humanidade Road trip em Portugal pelo Alentejopela Unesco. A cidade é referência e um dos lugares mais importantes no quesito cultural de toda região do Alentejo.

Post completo com dicas de Évora aqui

Aldeias e cidades no Alentejo

Roteiro pelo Baixo Alentejo

Monsaraz

Essa aldeia branca é onde encontra-se um castelo fortificado com belíssima vista do Lago Alqueva. Foi sem dúvidas uma das aldeias mais bonitas que estive em Portugal.

Melhores aldeias para visitar no Alentejo Central

Onde se hospedar

São Lourenço do Barrocal

O São Lourenço do Barrocal é um dos meus hotéis favoritos em Portugal. Sua decoração mistura o antigo e tradicional com moderno. Os quartos são enormes e muito aconchegantes! Sabe aquele hotel que faz você se sentir em casa? É bem assim!

Visitar essa Herdade é fazer uma viagem no tempo, com início nas Idades do Bronze e do Ferro, passando por ocupações árabe e romana, até os dias atuais. Inclusive o hotel oferece visitas guiadas pela propriedade com o arqueólogo Manuel Calado.

São várias atividades disponíveis, como passeios a cavalo, de bicicleta, charrete, piqueniques, spa, enoturismo, workshop de barro, atividades aquáticas (wakeboard, canoagem stand up paddle) e até passeios de balão!

O vinho é de primeira categoria e o restaurante além de ter um ambiente aconchegante, oferece comidas deliciosas. O café da manhã é simplesmente excepcional.

onde se hospedar no Baixo Alentejo

O que fazer no Alentejo Central

Piscina do hotel no pôr do sol

Vinícolas e adegas para visitar no Baixo Alentejomelhor época pra viajar pra Portugalquintas pra enoturismo no Alentejomelhores hotéis de PortugalVilarejos no Alentejo central

Adegas e vinícolas para visitar

O Alentejo é uma das maiores regiões vinícolas de Portugal. Se você quer fazer uma viagem voltada para o enoturismo, separe uns dias extras só para explorar as vinícolas e adegas do Alentejo.

Herdade do Esporão

Visitar a Herdade do Esporão é a oportunidade de conhecer vinhos e azeites incríveis e também um sítio arqueológico importantíssimo na Europa.

Uma verdadeira viagem ao passado histórico que vem da pré-história passando por iberos, romanos, visigodos e muçulmanos. No Centro da Herdade do Esporão há três monumentos históricos: o Arco e a Torre do Esporão e a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.

Não deixe de marcar uma prova de vinhos ou azeites.

Adega José de Sousa

A adega mantém a tradição de produzir vinho utilizando ânforas de barro no processo de fermentação. Essa técnica era usada pelo romanos há mais de dois mil anos.

Outras propriedades para visitar na região: Monte da Ravasqueira, Herdade dos Grous, L’And Vineyards entre outras. Ainda quero explorar melhor a região, “enoturisticamente falando” e fazer um post  dessas propriedades.

Melhores restaurantes no Alentejo Central

Sabores de Monsaraz em Monsaraz

É o restaurante mais conhecido da região, cozinha tradicional alentejana feita e servida pela simpática Dona Isabel, proprietária desse restaurante que além da comida deliciosa tem uma vista incrível. Fica no Largo de São Bartolomeu.

onde comer em Monsaraz no Alentejo

Restaurante do hotel São Lourenço do Barrocal em Monsaraz 

Mesmo que não esteja hospedado no hotel, não deixe de almoçar ou jantar no Barrocal. O restaurante é do tipo “farm to table” os pratos são elaborados com produtos locais e sazonais. É tudo muito fresco e saboroso.

melhores restaurantes no Alentejoonde comer em Évora melhores restaurantes

Adega Velha em Mourão

É uma taberna antiga com talhas de barro. Apesar da pouca variedade, os pratos são bem gostosos.

Onde comer em Évora

Fialho

Provavelmente é o restaurante mais tradicional da cidade. Serve comida tradicional alentejana.

Taberna típica Quartafeira

Uma taberna portuguesa típica, a comida é feita pelo Sr. Zé Dias, proprietário e anfitrião do restaurante. O menu tem preço fixo, e o prato principal é sempre o cachaço de porco preto assado lentamente.

Dom Joaquim

Reconhecido pela variedade da carta de vinhos, serve comida tradicional portuguesa. Os pratos mais conhecidos são o Arroz de Lebre, o Borrego e o Cabrito.

Lista de restaurantes em Évora

 Road trip em Portugal

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

1 Comentário:Roteiro pelo Alentejo Central – dicas de vilarejos, passeios e restaurantes

  1. Pingback: Destaques de Viagem: 29 de Dezembro de 2017 – Roteiro Planejado