Formada por uma região de campos abertos, cheia de tradição e cultura, o Alentejo Central é o lugar perfeito pra explorar as típicas casinhas brancas, sobreiros, oliveiras e vinhedos de Portugal.

O que fazer na região do Alentejo Central

Apesar de ser uma região pequena pra nossa perspectiva, o Alentejo é a maior região de Portugal. Por isso, oferece muita coisa pra fazer e conhecer. Por isso, resolvi dividir os posts do Alentejo conforme os portugueses. Ou seja, em Alentejo Central e Alto Alentejo.

Sinceramente, é difícil dizer qual região em Portugal eu gosto mais. Porém, o Alentejo é sem dúvida, a região com mais estrutura turística. Foi no Alentejo que encontrei mais opções e me hospedei nos melhores hotéis de Portugal. Além disso, a comida alentejana foi a melhor e os vilarejos alentejanos os mais charmosos. Sem falar nos vinhos, o Alentejo é a maior região produtora de vinhos de Portugal.

Leia também

Roteiro pelo Alto Alentejo

Diferenças entre o português de Portugal e do Brasil

O melhor do Príncipe Real, o bairro do momento em Lisboa

Aldeias e vilarejos imperdíveis no Alentejo Central

Évora

Com mais de vinte séculos de história, Évora é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Sem dúvida, a cidade de Évora é um dos lugares mais importantes culturalmente de toda região do Alentejo.

Post completo com dicas de Évora aqui

Aldeias e cidades no Alentejo

Roteiro pelo Baixo Alentejo

Vilarejo de Monsaraz no Alentejo Central

Essa aldeia branca possui um castelo fortificado, que oferece uma belíssima vista do Lago Alqueva. Sem dúvida, uma das aldeias mais bonitas que estive em Portugal. Por isso, não deixem de incluir Monsaraz no seu roteiro pelo Alentejo Central, tenho certeza que vocês também vão gostar.

Melhores aldeias para visitar no Alentejo Central

Onde se hospedar no Alentejo Central

São Lourenço do Barrocal

O São Lourenço do Barrocal foi um dos melhores hotéis que estive em Portugal. Ao mesmo tempo que a decoração tem estilo antigo e tradicional, também tem um toque moderno. Os quartos além de enormes são muito aconchegantes. Sabe aquele hotel que faz você se sentir em casa? É bem assim!

Visitar essa Herdade é fazer uma viagem no tempo, com início nas Idades do Bronze e do Ferro, seguindo por ocupações árabes e romanas, até chegar nos dias atuais. O hotel até oferece visitas guiadas pela propriedade com o arqueólogo Manuel Calado.

Além disso, o hotel tem muitas outras atividades. Por exemplo, passeios a cavalo, de bicicleta, charrete, piqueniques, spa, enoturismo, workshops de barro, atividades aquáticas como wakeboard, canoagem, stand up paddle e até passeios de balão.

Como se não bastassem todas essas atividades, o restaurante é ótimo. Além de ter um ambiente aconchegante, oferece comidas deliciosas. O café da manhã, é simplesmente excepcional e o vinho de primeira qualidade.

onde se hospedar no Baixo Alentejo

O que fazer no Alentejo Central

Vinícolas e adegas para visitar no Baixo Alentejomelhor época pra viajar pra Portugalquintas pra enoturismo no Alentejomelhores hotéis de Portugal

Melhores adegas e vinícolas no Alentejo 

Como mencionei no começo do post, o Alentejo é a maior região vinícola de Portugal. Por isso, se você quer fazer uma viagem para conhecer os vinhos portugueses, separe uns dias extras só para explorar as vinícolas e adegas do Alentejo.

Herdade do Esporão

Visitar a Herdade do Esporão é a oportunidade de conhecer não só vinhos como também azeites incríveis. A herdade também é um sítio arqueológico importantíssimo na Europa.

Por ali, você fará uma verdadeira viagem ao passado histórico, que vem da pré-história passando por iberos, romanos, visigodos e muçulmanos. Já no Centro da Herdade do Esporão há três monumentos históricos: o Arco, a Torre do Esporão e a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.

Adega José de Sousa

Essa adega mantém a tradição de produzir vinhos utilizando ânforas de barro no processo de fermentação. Por isso, é tão interessante de conhecer. Pois essa era a técnica usada pelo romanos há mais de dois mil anos.

Outras propriedades vinícolas que também valem a pena visitar são o Monte da Ravasqueira, a Herdade dos Grous e L’And Vineyards.

Melhores restaurantes no Alentejo Central

onde comer em Évora melhores restaurantes

Onde comer em Monsaraz

Restaurante do hotel São Lourenço do Barrocal 

Ainda que você não esteja hospedado no hotel, não deixe de almoçar ou jantar no Barrocal. Pois o restaurante é do tipo farm to table, ou seja, os pratos são elaborados com produtos locais e sazonais. Por isso, é tudo muito fresco e saboroso.

melhores restaurantes no Alentejo

Sabores de Monsaraz em Monsaraz

Provavelmente, é o restaurante mais conhecido da região de comida típica alentejana. O lugar é bem simples e a comida não é só feita, como também servida pela simpática Dona Isabel, a proprietária do restaurante. Além da comida deliciosa, o restaurante tem uma vista incrível.

onde comer em Monsaraz no Alentejo

Adega Velha em Mourão

É uma taberna antiga com talhas de barro. Apesar de ter pouca variedade no cardápio, os pratos são bem gostosos.

Onde comer em Évora

Fialho

Provavelmente, esse é o restaurante mais tradicional de Évora. Pois consegue manter a tradição dos pratos típicos alentejanos.

Taberna típica Quartafeira

É uma taberna portuguesa típica. Por certo, a comida é feita pelo Sr. Zé Dias, não apenas proprietário como também anfitrião do restaurante. O menu tem preço fixo e o prato principal é sempre o cachaço de porco preto assado lentamente.

Dom Joaquim

Reconhecido não só pela qualidade como também variedade da carta de vinhos. Além disso, o Dom Joaquim serve comida tradicional portuguesa deliciosa. Os pratos mais conhecidos são o Arroz de Lebre, o Borrego e o Cabrito.

Lista de restaurantes em Évora

 Road trip em PortugalVilarejos no Alentejo central

One thought on “Roteiro pelo Alentejo Central – dicas de vilarejos, passeios e restaurantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *