Roupas de inverno pra caçar Aurora Boreal em Tromsø

26/01/2018

O que vestir pra caçar Aurora Boreal em Tromsø

Quem acompanhou minha viagem no Instagram @karina.sell, ficou assustado com a “friaca” que eu passei pra ver a tal da Aurora Boreal em Tromsø. Isso meus queridos que Tromsø nem é considerado muito frio se compararmos com outros lugares onde são possíveis ver as luzes nórdicas.

Nesse post vou explicar como se vestir em camadas, quais roupas são apropriadas pra usar ver a Aurora Boreal, quais as melhores marcas de roupas de inverno, os melhores tecidos, onde comprar e até alugar roupas em Tromsø.

Roupas de inverno pra Aurora Boreal

O recomendado é se vestir em camadas. Vou começar pela primeira camada de roupa até a última.

Primeira camada de roupa

É uma camiseta de manga longa e calça térmicas. Elas vão manter a temperatura do corpo e apesar de justas são confortáveis.

Segunda camada de roupa

Eu coloquei uma camada extra de camisa de manga longa e calça térmica. Encontrei algo mais larguinho que a primeira camada, em tecido de algodão e lã. Meia térmica nos pés.

Terceira camada

Coloquei uma blusa de lã mais comprida, algo que não seja muito grosso pois ainda vai ter outras blusas por cima e nem mais fino que a primeira camada. Na parte inferior, coloquei uma calça elastano com lã por dentro.

 Quarta camada

Casaco térmico fleece mais grosso e toca que protege toda a cabeça.

Quinta e última camada de roupas de inverno pra Aurora Boreal

Casaco impermeável com pena de ganso e forro de lã. Ele vai ajudar a cortar o vento, evitar entrar humidade e aquecer. Parte inferior eu usei uma calça com suspensórios de esqui, que também é impermeável. Por último cachecol grosso de lã e luvas de lã.

Botas 

Eu usei minha galocha de borracha da Hunter. Apesar de ser impermeável, ela não protege do frio. Então além de colocar a meia térmica eu coloquei um meião grosso de lã e também uma soleira interna destacável de lã. Essa foi a parte do corpo que eu mais senti. O resto eu fiquei bem. Dizem que o ideal é usar botas que sejam forradas por dentro, só que vi todo mundo com botas forradas e reclamaram dos pés tanto quanto eu.

Onde comprar roupa pra frio rigoroso e neve

Não tente comprar esse tipo de roupa de inverno no Brasil. Nós não temos tantas opções ou nível de qualidade. Também não recomendo deixar pra comprar na Noruega, que foi o meu caso, a não ser que você esteja disposto a investir nesse tipo de roupa. Caso contrário, minha dica é deixar pra comprar no caminho, tente fazer um stopover, aliás não tem voos diretos do Brasil pra esses lugares onde são possíveis ver a Aurora Boreal como Noruega, Islândia, Alaska.

Eu por exemplo sai de Portugal pra Noruega, meu voo parou em Frankfurt e em Gdansk na Polônia. Aproveitei e passei dois dias na Polônia, um lugar com muita opção de roupa de frio e bem mais em conta.

Aluguel de roupa de neve

Se você quase não viaja pra frio, ou principalmente para neve, em Tromsø você pode alugar as roupas e o preço por incrível que pareça é barato. Como eu tinha deixado minhas roupas de esqui no Brasil, e não queria comprar outras, eu aluguel a calça com suspensórios. A diária saiu por NOK 100 e três diárias por NOK 170.

Você também consegue alugar casaco, botas, luvas, gorro e equipamentos. Faça online com antecedência, pra não correr o risco de não ter mais a peça que você quer e você ter que acabar comprando por lá.

Outros acessórios recomendados pra inverno rigoroso

Hand warmer e feet warmer, você coloca nos pés ou no bolso e eles aquecem por até 8 horas.

Leia também 

Como fotografar Aurora Boreal

Dicas e motivos pra caçar Aurora Boreal em Tromsø na Noruega

A noite que fui picada por um escorpião no Deserto do Saara

Melhores viagens e maiores furadas

Comentários no Facebook

Deixe um comentário