Dicas de Viagem para Santorini, na Grécia!

Dicas de Viagem para Santorini, na Grécia!
16/07/2013

Dicas de Viagem para Santorini

De todos os posts que escrevi até agora, esse esta sendo de longe o que escrevo mais empolgada. Afinal, não é todo dia que se tem o privilégio de escrever com uma vista arrebatadora, sentada em uma espreguiçadeira e bebendo um vinho branco produzido  em Santorini. Mesmo porque esse é o primeiro dia que realmente pudemos aproveitar o sol depois de três dias por aqui. Felizmente não tivemos nenhum dia de chuva, mas ficou claro o quanto uma ilha pode estar exposta as mudanças no tempo. Os três dias anteriores foram de muito vento e até frio durante a noite. A paisagem de Santorini é uma mistura do que se tem nas ilhas gregas, com seus penhascos e casinhas multicoloridas. Em Santorini, as casas estão pousadas gentilmente numa cratera invadida pelo mar. A ilha sofreu com várias erupções da terra, tão severas que foram capazes de transformar a forma da ilha diversas vezes, deixando uma cratera com penhascos altos e escarpados. Esse cenário todo juntamente com sua gastronomia, vinhos e praias de areias vulcânicas coloridas atraem turistas do mundo.

Viajar para Santorini

Santorini ilhas gregas

Café da manhã Atrina Canava

Dica de Hotel em Santorini

Chegamos neste paraíso de ferry vindo de Mykonos. A viagem durou pouco mais de 2 horas e parou em outras ilhas no caminho. A ilha de Santorini é dividida em vários vilarejos, os mais turísticos são os voltados para o centro da cratera claro! São eles: Oia, Imerovigli, Fira.… Todos cheios de hotéis lindos na encosta. Oia é conhecida por ser o vilarejo com mais vida turística, por seu pôr do sol e centro de gastronomia privilegiado, apesar de Thira ser a principal cidade e estar perto do centro da caldeira. Ficamos hospedados em Oia e em Thira também, como a viagem foi toda organizada em apenas dois dias, houve um erro de cálculo e nossa primeira noite em Santorini ficamos sem hotel. Conseguimos de última hora um quarto no hotel Atrina Houses em Oia. O quarto e o banheiro eram enormes com uma vista linda, a recepção nos deu um celular para entramos em contato pela manhã, para pedirmos nosso café da manhã que seria servido na nossa varanda.

No primeiro dia fomos ver o pôr do sol em Oia, comemos no restaurante Kastro, que fica no centrinho, bem na ponta de Oia, próxima do mirante e possui uma vista maravilhosa. Optamos por ver o pôr do sol no restaurante, porque o mirante fica lotado de turistas lutando por um espaço pra tirar fotos. A comida do restaurante não foi excepcional mas vale a pena a escolha.

Restaurante Kastro

Restaurante Kastro

pôr do sol em Oia

Pôr do sol visto de Oia

Mirante de Oia

Mirante de Oia

No dia seguinte fomos então para o outro hotel onde inicialmente planejamos para ficar até o final da viagem. O hotel é o Kapari e fica em Imerovigli bem em frente a caldeira. A vista é espetacular!! Nosso quarto fica em uma parte separada do hotel porque optamos por ficar na villa, que consiste em apenas quatro quartos, que na verdade são casas, com sala de estar, sala de jantar, closet e banheiro, todas as peças bem grandes. A “vila” possui na frente uma jacuzzi e duas cadeiras para ver o pôr do sol. Apesar do pôr do sol em Oia ser o mais conhecido, sinceramente prefiro o de Imerovigli pois a vista é a mesma e como aqui é a parte mais alta da ilha, além de ter a vista da região de Oia, tem também da caldeira. A vista é realmente de tirar o fôlego e agradecer a Deus por tamanho privilégio de ver algo tão lindo!

Hotel de luxo na Grécia

Sala do nosso quarto

Dicas de viagem para a Grécia

Cadeiras, jacuzzi ( buraco atrás das cadeiras) e uma vista maravilhosa!

Fotos de Santorini

Frente de nossa villa e vista da jacuzzi

Piscina infinita Hotel Kivotos em Santorini

Piscina infinita Hotel Kapari

Passeios românticos em Santorini

Pôr do sol em Imerovigli

Pôr do sol Imerovigli

Pôr do sol no Hotel Kapari

Passeios em Santorini:

Santorini tem várias atrações turísticas que mostram o estilo tradicional intacto grego e que fogem do trivial centro de Oia. Pessoalmente achamos que os programas são mais divertidos que em Mykonos. Apenas um conselho que posso dar é aproveitar logo os dias de sol para ir as praias, o tempo nos pareceu muito instável. Pegamos um dia de vento de 60 km/h seguidos de dias de sol e depois dias nublados.

Uma opção para dias nublados, é ir ao museu arqueológico de Akrotiri, seguido de uma visita às praias próximas: Red Beach e White Beach. Essas praias não tem estrutura de restaurantes e assim considero que é interessante apenas a visita para tirar umas fotos. No museu caso queira você pode contratar um guia no local.

Museu arqueológico de Santorini

Museu arqueológico

Red beach Grécia

Red beach

Fizemos um passeio de barco pelas praias vulcânicas da Grécia, os passeios oferecidos geralmente possuem duas opções de horário das 9 ou 10hs às 15 ou 16 hrs ou das 15 às 21 hrs. Apesar do passeio do final da tarde ser possível ver o pôr do sol, preferimos ir no começo da manhã, já que venta bastante e à noite geralmente cai um pouco a temperatura. A empresa que compramos o passeio, recomendada pelo hotel, chama-se Spiridakos. O passeio inclui um almoço, que não é muito bom então, leve alguma bolachinha para caso fique com fome. Eles também oferecem bebidas como refrigerantes, vinhos entre outros. O roteiro do passeio é pelas praias vulcânicas conhecidas por sua diferente coloração, algumas com penhascos e areias brancas, outra vermelha e uma outra preta e durante a viagem eles vão explicando um pouco sobre a formação delas. Paramos na “red beach” ou “praia vermelha” para um mergulho e em seguida fomos até as fontes termais que saem do centro da extinta cratera (Caldera). A água lá exala sulfetos e enxofre vindos do centro do antigo vulcão!  Tome cuidado, esses podem provocar um certo ardor na região genital masculina e mancham biquíni branco. O ambiente é sensacional, quanto mais você nada para o centro da Caldera maior é a concentração de gases e maior é a temperatura da água. Perto do barco é praticamente impossível definir a temperatura da água, porque conforme vai nadando a temperatura vai mudando.

Praia vermelha Grécia

Passeios para degustação de vinhos em Santorini: Museu do Vinho Volcan

Almoço em Amoudi (indico o Dimitri’s ao final da orla). Existe uma trilha de escadas que sai de OIA e desce até a orla de Amoudi. Pode ir sem medo, pois na volta você pode subir de taxi! Após esse almoço você pode retornar e aproveitar o pôr do sol em Oia.

Degustação de vinhos em Santorini

Almoço Amoudi

Restaurantes em Amoudi

Restaurantes em Amoudi

Dicas de viagem para Santorini – Tip da Trip:

  • Vinhos – Aproveite pra degustar os vinhos brancos da região. Muitos são de Santorini e você vai passar pelas vinhas onde são produzidos ao se descolar pela ilha.
  • Taxi – Só existem 33 taxis na ilha e é normal dividir a corrida com outros! A experiência é desagradável e desnecessária pois cada corrida é fixada em 18 euros (ida e volta 36 euros), indiferente de você estar no taxi sozinho ou com outras pessoas que estejam pedindo o taxi, na rua mesmo. Sendo assim o melhor é logo alugar carro que tem diárias por 40 euros. Além da desvatagem financeira é muito chato ter que esperar o taxista deixar outra pessoa em um endereço.
  • Existem vários restaurantes bons em Santorini. Como o restaurante Kastro citado anteriormente e o restaurante 1800 ambos ficam em Oia. Mas de todos os restaurantes que fui nessa viagem para Grécia, o Sea Side foi o que mais gostei.  Ele fica em Perivolos, o ambiente é simples, estilo “beach club”. Comemos em uma mesinha na praia, que inclusive era de areia preta! Além de estar em uma praia diferente, o restaurante de cozinha criativa é assinado pelo reconhecido chef grego Notos. Experimentamos quase todas as entradas do cardápio, além do prato principal e sinceramente, foi impossível dizer o que gostamos mais.
Restaurantes em Santorini

Restaurante Sea Side

Restaurante Sea Side

Restaurante Sea Side

  • Cerâmicas e obras de arte gregas – aproveite as lojas de cerâmicas para encontrar maravilhosas reproduções de peças históricas assinadas por artistas gregos, ou até mesmo obras de arte. Existem telas e esculturas maravilhosas, comprei algumas peças e trouxe comigo. Mas, todas as lojas em que estive faziam entrega via navio. Segue as galerias que mais gostei: Amphora na minha opinião a melhor em cerâmica, Stokowiec para telas e obras de arte, Oia Treasures, a Art Space e Krateras que não achei muitas obras bonitas na galeria, mas em compensação achei uma única que valeu por todas as obras de arte juntas! :/
Sites úteis:

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

3 Comentário:Dicas de Viagem para Santorini, na Grécia!

  1. Lily

    Oi Ka,
    que linda a matéria!
    Amei as fotos também!!
    Fiquei ainda mais empolgada com a minha viagem! Está chegandooo!!
    Quando é que você foi mesmo? Em que época do ano?
    Beijinhos,
    Parabéns!
    Lily Pestana
    http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br

  2. Laíra

    Ei karina, tudo bem?
    Gostaria de saber em qual época do ano foi a sua viagem. Vou na segunda quinzena de setembro. Será que o tempo ainda está bom? 3 dias são suficientes? Obrigada

    • Karina Sell

      Oi Laíra, tudo bem e você? Eu fui em maio. Dizem que setembro é uma ótima época pra ir pra lá, um dos meses mais secos e s temperatura ainda esta quente em torno de 25 graus! Beijos e boa viagem