Dicas de Viagem para São Petersburgo! O que fazer na cidade russa

Dicas de Viagem para São Petersburgo
11/09/2013

Viagem para São Petersburgo: dicas de turismo!

Apesar de ser a 2ª maior cidade da Rússia, e ter quase 5 milhões de habitantes, São Petersburgo com tantas opções de lazer e turismo teria tudo para ser uma metrópole, mas os ares são de uma cidade serena e quase que interiorana, bem diferente da agitação e fervor de Moscou, mesmo com tantas pessoas caminhando e curtindo o verão dessa cidade linda.

Na cidade você identifica claramente o esplendor dos museus e teatros pré-revolucionários dos monumentos soviéticos que tem um ar de austeridade. Esses últimos pela escolha de cores escuras e opressoras tornam o ambiente pesado. Mas quando tudo se mistura nas margens do rio Neva, e em várias ilhas costuradas por canais, vai notar que São Petersburgo reserva um grande charme.

Hotéis em São Petersburgo

Ficamos no Hotel W que além de ser bem localizado, possui um lounge super badalado no terraço, que por ser na cobertura possui vista frontal para catedral St. Isaac. por isso o hotel torna-se perfeito para quem além de querer fazer turismo também queira se divertir na cidade, porque não vai nem precisar sair do hotel para isso! As acomodações são bem modernas e o café da manhã maravilhoso. Só tome cuidado quando for fazer check in e perguntarem se quizer participar do programa “save the planet” imaginamos que ao participar do programa, eles não iriam trocar as toalhas, nem o jogo de cama ou repor sabonetes etc. Mas, neste caso eles não iriam limpar o quarto em momento algum, ou seja, nem sequer retirar o lixo ou pratos sujos! Tentamos esclarecer com a recepção mas como eles assim como em qualquer lugar da Rússia falam muito mal inglês não conseguiram entender bem o que queríamos.

Hotel W St. Petersburg

Hotel W St. Petersburg

Dicas de hotéis em São Petersburgo

Terraço W Hotel – Mix up Terrace

Mixup Terrace São Petersburgo

Mixup Terrace

O que fazer em São Petersburgo

São Petersburgo tem um ambiente muito agradável nas ruas, o melhor é visitar a pé. Como tem muita coisa pra ver separamos a visita em dois roteiros.

No primeiro dia saímos do hotel para visitar a Catedral de Santo Isaac em direção ao rio Bolshaya Neva, cruzando a praça dos Decembristas e fomos andando beirando o rio em direção ao Museu Hermitage. É uma caminhada de 10 min e no caminho vai passar pelo Almirantado e vai conseguir ver na outra margem a torre da fortaleza de Pedro e Paulo.

Rio Bolshaya Neva St. Petersburgo

Praça dos Dezembristas St. Petersburgo

Pontos turísticos de St. Petersburgo

Fazendo esse caminho vai chegar no Hermitage pela vista do Rio que é o Palacio de Inverno e vai passar pela lateral para chegar na praça central do palácio, linda e imponente onde é a entrada do Museu. A praça foi o cenário do massacre de 1905 (o domingo sangrento).

Não deixe de visitar o museu por dentro! É um dos lugares mais bonitos que fomos na Rússia, extremamente imponente e rico em detalhes. Outro museu que gostamos muito e nos surpreendeu foi o museu russo que tem acervo único da historia e arte Russa.   Website museu

Palacio de Inverno de St. Petersburgo

Museu de St. Petersburgo

Hall no Hermitage St. Petersburgo

Hall no Hermitage

Hermitage por dentro

Hermitage por dentro

Hermitage por dentro

Hermitage por dentro

Atravessando por baixo do palácio você vai passar por uma pequena rua e sair no inicio da Av. Nevskiy Prospekt que é epicentro de badalação e de história. Achamos um restaurante asiático ótimo em um rooftop de frente pra Catedral de Nossa Senhora de Kazan e claro já aproveitamos pra fazer a visita!

Dicas de Passeios em São Petersburgo

No segundo roteiro visitamos um pouco mais dos óbvios destaques da cidade: a Catedral do Sangue derramado, depois o Museu Russo e voltamos andando pela Av. Nevskiy Prospekt. A Catedral do Sangue derramado possui diferentes horários de visita ao longo do dia, como não encontrei nenhum site com informação dos horários, minha dica é ir primeiro para igreja e caso não consiga entrar você pode conhecer os arredores e retornar depois. Na frente da Igreja tem um mercado de souvenirs da Rússia, achei lá o melhor lugar para comprar algo para levar para casa de recordação. Eu comprei uma matrioshkas, que são bonecas de madeira pintadas à mão que se compõem de diversas peças pintadas exatamente iguais que se colocam umas dentro das outras, diminuindo assim cada vez mais o tamanho. O nome matrioshka surgiu porque na época da primeira boneca feita esse nome era muito popular na Rússia, a primeira boneca criada aparecia desenhada uma garota em trajes típicos populares: o sarafan com avental e lenço com a figura de um galo e era composto de oito peças. Os desenhos de meninas alternavam-se com desenhos de meninos e a última figura era de um bebê em fraldas. É por isso que as bonecas são símbolo da família russa. Também é possível comprar roupas e acessórios representantes da União Soviética.

Bonecas matrioshkas Rússia

Bonecas

Artesanato russo

Feira de souvenirs

Av. Nevskiy Prospekt Rússia

Av. Nevskiy Prospekt.

Igreja Sangue Derramado São Petersburgo

Turismo e viagem para São Petersburgo

Outros pontos turísticos em São Petersburgo

No 3º dia fomos ao Peterhof e depois só tivemos tempo para mais algumas fotos e já seguimos de volta ao aeroporto, que alias é um capítulo à parte e reflete toda a desorganização Russa. Para entrar tem uma fila formada o que te faz  esperar na calçada, pois existe um raio-x de controle onde o guarda fica roendo unha e olhando pro chão…. Claro, se for inverno será uma temperatura muito além da imaginação de um Brasileiro.  Após passar por um outro controle pra o check in, vai encontrar o furacão Katrina!! É um salão onde é difícil achar o final da sua fila, pois todos os finais se embaralham! Não se assuste se tropeçar em malas ou crianças correndo. Depois, filas e mais filas. Até fila pra carimbar o papel do embarque que será destacado e jogado fora 5 metros a frente. Cabide de empregos!

Palácio Peterhof Rússia

Peterhof

Kardim do palácio Peterhof na Rússia

Peterhof

Dicas de viagem para São Petersburgo – Tip da Trip

  • Museu Hermitage – Existe um coleção no segundo andar pouco divulgada que não esta nos catálogos.  São mais obras francesas roubadas da Alemanha na 2a Guerra mundial. Essas obras são objeto de discussão judicial por isso eles resolveram separar dos demais.
  • Não deixe de visitar o Peterhof, apesar de não estar muito central e ter que pegar ferry para poder ir, vale a pena a visita. O último ferry sai as 16 hrs da tarde.
  • Assim como Moscou, St. Petersburgo também possui uma infinidade de opções de espetáculos, inclusive de balet. Não conseguimos comprar para assistir o Lago dos Cisnes em Moscou, mas conseguimos comprar para assistir em St. Petersburgo no teatro Mariiskiy. Porém, tome muito cuidado, quando comprei pelo site eles tinham ficado de enviar os ingressos para o endereço do hotel, só que isso não aconteceu. Então, guarde todos os comprovantes da compra para não correr o risco de perder o ingresso e principalmente o dinheiro! Rss
  • Existem alguns guias especializados eu altamente recomendo, porque assim como Moscow, em St. Petersburgo você também terá muita dificuldade para conseguir taxi e com o idioma. O guia você contrata ele já irá te levar para as atrações e no preço de alguns já terá incluído no pacote as entradas. Site guias especializados.
  • No aeroporto em St. Petersburgo, o saguão do check in é pequeno e você só pode entrar 1 hora antes do embarque. Então não adianta chegar 3 horas antes do vôo.
  • Os aeroportos na Russia possuem diversos raio-x, da entrada do aeroporto até o embarque são no mínimo 3, então certifique -se de estar com a roupa com o mínimo possível de acessórios e sacolas de mão, para facilitar.
  • Tente ter tempo para os demais museus: o Museu do Dostoiévski, o Museu do Pushkin, o Museu do Nabokov, o Museu do Rimsky Kosakov.
  • É possível subir até a cúpula dourada da catedral de Santo Isaac e ter uma vista panorâmica da cidade! O melhor horário é no final da tarde para ver o pôr do sol!
  • Para aqueles que gostam de viajar com neve: Li em alguns blogs criticas sobre o inconveniente descuido com o excesso de neve e limpeza nas ruas no inverno, que contrastam com outras cidades da Europa, onde as calçadas recebiam cuidado permanente da prefeitura.

Úteis websites

Saint Petersburg website

Pulkovo Airport St. Petersburg

Comentários no Facebook

Deixe um comentário