O que fazer em Tiradentes-MG: Pousada, Restaurantes e Dicas

Viagem pra Tiradentes-MG
02/10/2015

Minha viagem para Tiradentes, Minas Gerais!

Sempre que penso em fazer uma viagem que vá me surpreender, penso em ir longe, para Ásia, África ou países na Europa. Mas, acabei de fazer uma viagem despretensiosa para Tiradentes, que me deixou alguns motivos pra voltar. Você pode até estar pensando, como se surpreender em Minas Gerais? Não é só ver igreja barroca cheia de ouro?

Kawalk em Tiradentes-MGTiradentes-MGViajando para Tiradentes

Pousada em Tiradentes

Saímos cedo do Rio e chegamos a Tiradentes bem na hora do almoço. Perfeito para alongarmos o final de semana e não ficar cansativo. Cheguei à Pousada Oratório e já fui surpreendida com simpatia por todos os funcionários, que em seguida me encaminharam para a minha aconchegante suíte, que além de ser enorme, ainda havia uma sacada com vista para a serra.

Pousada em Tiradentes
Na suíte havia uma garrafa de champagne e trufas de chocolate. Mal sabia eu que toda aquela simpatia, atenção e cuidado com os detalhes, seriam repetidos o tempo todo não apenas na Pousada Oratório como também em Tiradentes.

Saí para conhecer a cidade e almoçar em um dos restaurantes recomendados pela pousada, o Estalagem do Sabor. O restaurante parecia uma casinha de bonecas! Muito charmoso! Comida típica mineira deliciosa. Na hora de pagar uma surpresa: Só aceitavam dinheiro ou cheque, não podíamos pagar. O garçom super simpático falou que não tinha problema, que poderia voltar depois. Falei que iria ao carro e já voltava. Ele insistiu, e disse que poderia voltar no outro dia também, sem problemas!

Pousada Oratório em Tiradentes
Continuei o passeio pela cidade, e vi que a riqueza não se resume apenas na história de Tiradentes e em sua arte barroca mineira. São incontáveis lojas de móveis, arte, artesanato, doces caseiros e queijos. Ah os queijos! Vocês sabiam o quanto o queijo canastra, produzido artesanalmente há 200 anos, é premiado na Europa? Gente! Esqueçam aquele Grana Padano pra receber amigos… comprei na loja Ouro Canastra na rua direita uns, e degustei vários com os donos, eles têm os mais exclusivos. Sai da loja com mais dois amigos mineiros!

Dica de passeio em Tiradentes

Terminei o passeio no concerto de órgão na Matriz de Santo Antônio, considerada a segunda mais rica do Brasil. O órgão, que foi reformado em 2010, agora recebe um músico todas as sextas para um concerto. Foi magnífico, é tão difícil ter a oportunidade de ouvir um instrumento como aquele, principalmente debaixo de tanto ouro! Não deixe de ir! Site da Matriz

Passeio em Tiradentes

Voltei e fiquei tomando um vinho com o Diogo em um dos lugares mais aconchegantes da pousada. A sala de estar da lareira. Meu lugar predileto! Geralmente tomamos um vinho na suíte ou em algum lugar com vista. Mas, apesar da pousada ter uma vista linda para serra, e ainda um jardim com piscina, era ali que eu gostava de ficar! 😀

Quarto Pousada em Tiradentes
No sábado, acordamos com um dos cafés da manhã mais deliciosos que já provei! Meu Deus! Bolos caseiros maravilhosos, frutas, coalhada, queijos, sério… muito, muito, muito bom! Muito amor mineiro na noite anterior fez tudo aquilo! Sem falar nos ovos mexidos que o Lourenço, dono da pousada prepara.

Restaurantes em Tiradentes

Curtimos um pouco a pousada, relaxamos com aquela paisagem e logo depois fomos para a cidade pra almoçar. Comemos no Paco Baco, restaurante de comida mineira moderna. Não dá para comparar com o Estalagem do sabor, pois os dois são muito diferentes. Meu conselho é: não deixe de ir aos dois! hehe

Restaurante em TiradentesCafé da manhã pousada TiradentesFotos Pousada em TiradentesCafé da manhã Pousada OratórioTiradentes-MG
Voltamos para Pousada Oratório, e depois de tanto andar por Tiradentes, chegamos a conclusão de que ali era o melhor lugar! Piscina, tranquilidade, delicioso chá da tarde e uma vista linda para serra!

Mesmo depois de rodar muito, não encontrei uma casa, restaurante ou loja que não estivesse perfeitamente pintadinha, restaurada e cuidadosamente arrumada com flores e outros objetos. Isso é reflexo do jeito mineiro. Fazem questão de servir bem, de deixar tudo bonito, bem cuidado, de sorrir e ser educado.

Kawalk Pousada OratorioKawalk: piscinaQuarto Pousada Oratorio: TiradentesPiscina Pousada Oratorio: Tiradentes
Tiradentes é muito viva! Os mineiros mostraram que não só a história e cultura sustentam o turismo, com muito esforço eles trazem a simplicidade e a tradição pro centro das atenções. Num mundo cansado de consumismo, cada vez mais a atenção se desloca para coisas imateriais, silenciosas, não evidentes. Comprar um produto exclusivo como o queijo Canastra é comprar a tradição, é comprar 200 anos de mãos habilidosas.

Um grande hotel pode se perder em tanto luxo e esquecer que o melhor da vida pode ser uma boa conversa, ou um café da manhã feito de bolos caseiros por exemplo. A Malu e o Lourenço estão ali, recebendo na pousada de forma tão verdadeira que é impossível copia-los.

Noite de lua cheia na Pousada Oratório

Noite de lua cheia na Pousada Oratório

Talvez eu tenha apenas tido sorte de fazer boas escolhas. Ter ficado em uma pousada maravilhosa, ido a bons restaurantes, encontrado as melhores pessoas. Mas uma coisa eu acredito, é impossível ir para Tiradentes e não se surpreender.
Kawalk em Tiradentes Tarde em Tiradentes-MG

Comentários no Facebook

Deixe um comentário