O que fazer em Atenas: dicas de viagem para a Grécia

Nossa viagem surgiu muito rápido e, assim tivemos pouco tempo para organizar um roteiro turístico, então buscamos o óbvio para quem nunca esteve na Grécia: visitar a famosa Atenas e as ilhas mais bonitas.

Mais bonitas??! Logo na primeira procura no Google já perdi o foco! São vários grupos de ilhas e todas muito lindas. Logo ficou evidente que a Grécia não se conhece em apenas uma visita! O deslocamento por mar é complicado e todos os vôos fazem conexão em Atenas. Então a dica é direcionar a viagem e, fazer por grupos de ilhas. Acabamos então decidindo ir às mais famosas: Mykonos e Santorini.

Quais são as melhores Ilhas gregas

São 7 ou 8 grupos no total. As Cíclades (onde está Santorini), Creta, Dodecaneso, As Espórades, Jónicas,  Evia e as ilhas nordeste do Mar Egeu, as Ilhas de Argosarónico. As ilhas Jónicas (Zaquinthos, Itaki, Kerkyra/ Corfu) parecem um excelente destino para uma segunda visita. Fazem parte de um parque de preservação e inseridas no Mar Jônico, com tonalidade clara, se assemelham a um ambiente de caribe.

As ilhas possuem pequenos vilarejos, algumas ruínas, ruazinhas apertadas, moinhos, uma dezena de igrejas, pequenos monumentos, vinhedos e oliveiras. E, são todas marcantes na formação da cultura e da tradição do país. Claro que fica um sentimento de pena ao abandonar uma visita a todas elas. Mas, o que pode pensar para se confortar é que essa pode ser um ótimo pretexto para fazer uma outra viagem para Grécia.

Para você que pensa em ir de barco para uma ilha vizinha pela manha e voltar a noite.  É muito difícil. Os horários foram desenhados para estimular o turismo e facilitar a navegação/segurança. Todos saem tarde (final da manhã) e, assim deixam pouco tempo útil para conhecer uma ilha vizinha. O lado positivo, é que todas as ilhas desenvolveram uma estrutura turística com hotéis e restaurantes!

Lugares para conhecer em Atenas

Para ser bem sincera Atenas não é tão empolgante quanto parece.  Apesar de todo o pano de fundo histórico e arqueológico que a cidade exibe, ela deixa a desejar no quesito metrópole. A sensação que dá é de um grande hiato histórico. Uma metrópole que é o berço da política moderna (base da democracia), filosofia e arte. Pela infelicidade de tantas guerras, não deixou grandes legados para o futuro. E mesmo pensando nos dias atuais, para uma cidade que já foi sede de olimpíadas, não ostenta muito desenvolvimento urbano.

Para quem não tem muito tempo para explorar a Grécia, meu conselho seria de passar apenas um dia em Atenas. Se hospedar em um hotel no centro de Atenas, para não perder muito tempo com deslocamento. Em um dia inteiro já é o suficiente para explorar os principais pontos turísticos, como Acrópole e um dos museus (museu da acrópole ou museu arqueológico nacional).

Lugares para conhecer em Atenas na Grécia
Detalhe da arquitetura

Foi mais ou menos o que procuramos fazer, ficamos no hotel Athens Gate, que fica ao lado da Acrópole! O que mais gostei no hotel grego além da localização, foi o café da manhã, que além de ser muito gostoso era servido na cobertura do prédio que tinha uma vista linda. 🙂

Dicas de hotéis para se hospedar em Atenas
Vista da cobertura do hotel
Dicas de hotéis em Atenas na Grécia
Vista da cobertura do hotel

Dicas de passeios para conhecer Atenas

Do hotel resolvemos começar nosso tour pela Acrópole, acordamos cedo para evitar filas mas, quando chegamos na frente do portão da bilheteria para comprar as entradas, percebemos que todos os turistas de Atenas tiveram a mesma infeliz ideia! A fila estava quilométrica e resolvemos deixar para voltar no final da tarde.

A ideia era explorar o bairro de Plake e o mercado das pulgas, quando fui pedir direção para uma senhora grega do caminho correto, ela me contou de uma outra entrada para a Acrópole. E como somos apenas um casal não teria problemas. Veja no final do post detalhes do acesso. Quando chegamos na “segunda portaria” ela estava absolutamente vazia! Era até difícil de acreditar! Compramos as entradas e acabamos de qualquer forma resolvendo voltar no final da tarde, para ver o sol se pondo. Então continuamos nosso tour felizes da vida pela descoberta e seguimos em direção ao bairro de Plaka, um bairro tradicional e muito charmoso, que possui diversas cafeterias. De lá seguimos para o Mercado das Pulgas.

Dicas de passeios para conhecer Atenas
Bairro de Plake
Dicas de viagem para a Grécia
.
Mercado das pulgas em Atenas
Mercado das pulgas

Terminando o passeio por esses pontos que ficavam próximos do hotel, fomos fazer o tour hop on hop off. Existem duas opções: a rota vermelha e a rota azul.

A rota azul faz algumas praias e outros pontos turísticos mais afastados. Como íamos para as ilhas e não tínhamos muito tempo, não fizemos esta rota. O tour somente da rota vermelha custou € 18.00 por pessoa. Da rota vermelha, tirando a Biblioteca Nacional e o Museu Arqueológico, a maioria das outras paradas já tínhamos ido, pelo menos a maioria das paradas que tínhamos interesse. A parada da Biblioteca Nacional vale a pena descer porque fica ao lado da Universidade de Atenas que  é muito linda!

Universidade de Atenas
Universidade de Atenas
Detalhes da decoração grega
Detalhe da arquitetura

Passeios para conhecer as estátuas na Grécia

Passeios para conhcer as obras de arte na Grécia
Detalhe da arquitetura
Dicas para conhecer a Universidade de Atenas
Detalhe do teto da Universidade

Museus em Atenas

O Museu da Acrópole é interessante por estar ao lado da Acrópole e também por ser muito novo, o museu tem apenas 4 anos! Sua idade inclusive reflete em sua arquitetura moderna e com muito vidro, permitindo que o visitante possa apreciar a vista da Acrópole do lado de fora. Já o museu arqueológico nacional, é o maior museu de arte arqueológica da Grécia.

Importante destacar que os horários e dias de funcionamento podem ser bem diferentes de um Museu para outro. Por isso, antes de planejar sua visita verifique se estarão abertos no dia e horário de interesse. O preço do ingresso é de 7 euros para o Museu arqueológico e 5 euros para o Museu da Acrópole.

Site do Museu da Acrópolis

Site do Museu Arqueológico Nacional

No final do dia em torno das 17:30 voltamos para fazer a visita na Acrópoles e  apesar de só fecharem para visita as 19 hrs, não tinha mais fila para entrar, então acabamos entrando pela entrada principal mesmo e não pela entrada alternativa, o melhor é que como tinham poucos turistas nesse horário, pudemos tirar fotos lindas sem um mar de gente saindo no fundo ou passando na frente!

Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas
Dicas de passeios para conhecer a Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas

Onde comer: os melhores restaurantes em Atenas

Restaurante Botrini’s além de ter um ambiente super agradável, o restaurante já recebeu diversos prêmios, inclusive de melhor restaurante da Grécia.

Dionysos Restaurant tivemos a oportunidade de almoçar lá, a comida estava ótima e ainda tinha vista para Acrópole.

Segunda entrada da Acrópole: olhando para a entrada principal ela fica na sua direção esquerda, é um caminho contornando a Acrópole. Não é nenhum pouco difícil de achar!

Nosso prato de entrada no restaurante Botrini's
Nosso prato de entrada no restaurante Botrini’s.
Restaurantes em Atenas
Dyonysos Zonar’s restaurant

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *