Viajar para Cuba! O que fazer em Havana, pontos turisticos de Varadero

Viajar para Cuba! O que fazer em Havana, pontos turisticos de Varadero
03/06/2016

Cuba turismo! Viajar para Cuba, dicas de passagens aéreas baratas, pontos turísticos das cidades de Havana, Varadero e praias de Cuba.

Viajar para Cuba é muito mais simples do que você imagina. Pode parecer assustador para quem esta acostumado a fazer turismo de forma planejada.  Deixar a viagem toda certinha meses antes dela acontecer. Mesmo que você prefira viajar no estilo “pacotes de viagem para Cuba” com uma agência, procure quebrar seus padrões quando viajar para Cuba.

Minha primeira e principal dica é, se hospede em casas particulares cubanas, que são casas de família. Viva a oportunidade de conhecer um estilo de vida que não se vê mais. Todos que me acompanham por aqui no blog, sabem o quanto adoro conhecer hotéis diferentes e luxuosos. Mas esqueça esse padrão quando for organizar uma viagem para Cuba.

Caso isso seja muito para você, talvez seja melhor você repensar se realmente quer viajar para Cuba. Afinal, o padrão de estrelas nos hotéis cubanos são bem diferentes do resto mundo. Se você não quer se decepcionar, ou quer apenas descansar em um lugar legal, vendo o mar do caribe. Talvez seja melhor ir para Cancun e não fazer turismo em Cuba.  A ideia em uma viagem para Cuba é “dançar conforme a música” nada contra mas, nem todo mundo gosta de “cair de cabeça” em um destino. Mas acredite, Cuba merece!

Viajar para Cuba

Foto de Vivienne Gucwa

Dicas para comprar passagem aérea para Cuba

A melhor empresa pra comprar passagem aérea, é a Copa Airlines. Os vôos fazem conexão na cidade do Panamá. Outra opção é da Avianca, só que os vôos que encontrei eram bem mais longos, além de precisarem pernoitar em Bogotá. Outras empresas como Taca e Lan também vendem passagens para Cuba. Mas os vôos fazem mais de uma conexão.

Fui uma vez com a Copa, e outra com a empresa Cubana de aviación, o avião era um Tupolev, antigo avião soviético. O legal é que com esse avião, viajar para Cuba, começou com uma viagem no tempo daqui do Brasil mesmo. O ruim foi que o avião já deu problemas antes mesmo de sairmos de São Paulo e por conta disso e só decolamos no dia seguinte e morrendo de medo! É isso que dá comprar passagem aérea barata, as vezes você paga o preço! Nem preciso dizer que eles não estão operando mais.

Cuba turismo – Qual a melhor época para viajar para Cuba

Tirando os meses de maio, junho e setembro, que é época de chuva. Fazer turismo em Cuba é bom em qualquer outro mês. Com a nova aproximação com os Estados Unidos e até a visita do presidente Obama à ilha, o turismo deve bombar e mudar o país cada vez mais em espaços de tempo curto. Então, se você quer viver a experiência de conhecer um país fechado e de estar em um verdadeiro museu a céu aberto. Não perca tempo!

Mergulho turístico em CubaTurismo em Cuba

Como tirar o visto para Cuba

Brasileiros precisam de visto cubano para turismo em Cuba. O Bom é que é MUITO fácil de conseguir. Na verdade é praticamente uma taxa para se pagar para o governo. Você pode tirar no próprio check in. Também é possível solicitar via consulado. Não recomendo. É o dobro do preço. Na minha primeira viagem pra Cuba, fiquei insegura com essa questão do visto cubano e tirei via embaixada! Para tirar o visto, você precisa do passaporte válido e da passagem de ida e volta. O visto dá direito de permanência de 30 dias. Que podem ser estendidos por mais 30 dias solicitados no seu próprio hotel.

Dicas de Hotéis em Cuba 

Se hospedar em uma casa particular em qualquer cidade em Cuba é muito comum! E como falei anteriormente, eu super recomendo! É uma oportunidade de conhecer de perto a vida dos cubanos. Quando eu fui, ainda não tinha Airbnb. Então tentei reservar por sites, como o Cuba casas e o Casas Cuba. Só que não passa tanta credibilidade, e pelas fotos desses sites não dá para ter muito ideia do lugar. Na primeira vez que fui, resolvi ir para Trinidad de última hora. Como não tinha reserva de hotel, chegamos na cidade e já na segunda casa com placa de aluga-se quarto gostamos e ficamos. Simples assim. Hoje existe a opção do airBnb com casas bem bacanas.

Por isso, tente fazer um roteiro turístico mais flexível. Para que você possa mudar caso queira.

Casa Vitrales em Havana, Cuba

Casa Vitrales onde me hospedei em Havana

Qual é a moeda usada em Cubana

Cuba possui duas moedas! O CUP (Peso cubano) e o CUC (peso convertible). O CUP é utilizado por locais e vale muito pouco, um dólar vale em média 26,50 CUCs. Já o CUC é a moeda utilizada por turistas e, custa em torno o mesmo que o dólar. Isso talvez explique porque muitos cubanos fazem o máximo para ganhar uma gorjeta. Por isso tome cuidado ao fazer turismo em Cuba, você verá a luta diária dos cubanos para ter acesso aos valiosos conversíveis, que envolve dicas, informações, fraudes e muita insistência.

Qual moeda devo levar para viajar para Cuba?

A melhor moeda para levar é o Euro. O dólar não é bem aceito e inclusive cobram uma taxa para a troca de dólar. Você pode trocar dinheiro pelas casas de câmbio ou até no hotel que estiver hospedado. Mas, me senti mais segura e troquei somente em bancos.

Como se locomover nas cidades cubanas

Chegando em Havana, não existem ônibus muito menos metrô até o centro da cidade. Você deve pegar um táxi. A corrida leva em torno de 40 minutos e custa em média 25CUCs. As cidades são relativamente pequenas. Mesmo Havana, se você ficar hospedado em Havana Vieja estará próximo da maioria dos locais turísticos podendo ir a pé para eles. Para maiores distâncias existem os coco taxis, taxis comuns ou táxis do governo e os táxis particulares.

Em Havana também tem programa de ônibus de turismo, que vai para todos os pontos turísticos de Havana.

Os táxis do governo geralmente possuem taxímetro, porém poucos usam. Os táxis particulares, são os que o motorista é dono do próprio carro, (veja como as coisas já estão começando a mudar), é difícil notar a diferença entre eles. Mas, no particular dificilmente vai ter taxímetro. Os valores não são diferentes e em ambos recomendo combinar o preço antes da corrida.

Os coco táxis, são pequenos táxis. Como os da foto abaixo:

*fotos retiradas do site vipovi.com 

Dicas de passeios turísticos em Cuba

Foto de Vivienne Gucwa

Como se locomover entre cidades

De Havana para as cidades como Varadero, Trinidad e Cienfuegos. Que são mais próximas, eu achei a que a melhor opção é ir de taxi, com o preço combinado, ou solicitar algum motorista no hotel ou na casa de família que você estiver hospedado.

Para distancias curtas como conhecer as praias próximas, você pode alugar uma bicicleta ou uma scooter. Mas, acho a idéia melhor para cidades pequenas. Em Havana já fica mais difícil de se achar pela falta de placas.

Para alugar um veículo, alugue nas seguintes empresas: Havana Autos ou na Car Rental. Essas empresas possuem carros atuais. Apesar disso, fiquei insegura de alugar, em Cuba a manutenção e troca de peças desses de carros importados não deve ser algo muito fácil ou frequente. Além disso, as estradas não possuem placas ou qualquer informação e, com a constante luta dos cubanos por acesso aos CUCs, ter algum “probleminha” e ter que pagar alguma coisa para um policial, pode ser uma dor de cabeça possível de acontecer.

Aluguel de carros em outros lugares, ou se aventurar com os carros antigos, pra fazer turismo em Cuba, pior ainda. A chance deles darem algum problema e te deixarem na mão é quase certa! Pense nisso também.

Para cidades mais distantes de Havana como HolguínSantiago de Cuba, o melhor é ir de avião. O site para comprar passagem aérea é a Cuba Jet site aqui e os vôos são operados pela Cubana, a empresa aérea de turismo. Os preços ficam em torno de 230 euros e não variam muito.

Outra opção, é a Viaje Azul empresa de ônibus de turismo de Cuba. Apesar dos possíveis atrasos não são ruins.

O que fazer em Cuba

Roteiro de turismo em Cuba

Já visitei as seguintes cidades: Havana, Trinidad, Cienfuegos e Varadero. As que mais gostei foram Havana e Trinidad. Por serem cidades muito “vivas” e que realmente te dão a sensação de ter entrado em um túnel do tempo. Trinidad foi declarada patrimônio da humanidade em 1988! Cienfuegos vale e muito a visita, apesar de não ter vivido a mesma experiência, em Cienfuegos você verá uma diferença arquitetônica completamente diferente. Com influência dos franceses que chegaram em 1819, a cidade é impecável.

Vejo muitos blogs e sites recomendando Varadero. O balneário possui sim um mar lindo, afinal estamos falando em caribe. Porém, na minha opinião, é uma versão falida de Cancun. Onde você só sentirá a experiência de estar em Cuba pela má qualidade dos “resorts”. De novo, se você quer ficar em um hotel e curtir o mar do caribe, vá para um lugar que possa te propiciar algo com mais qualidade. Para mim um viajar para Cuba é curtir sim o mar do caribe, mas acima disso é viver uma experiência única que somente Cuba pode te propiciar.

Na primeira viagem fiz: Havana para Varadero que são 2 horas de carro, depois retornamos para a cidade cubana e resolvemos ir para Trinidad parando em Cienfuegos. (Veja detalhes do segundo roteiro).

Roteiro segunda viagem: Como não gostei de Varadero, na segunda vez que resolvi viajar para Cuba fiz somente Havana para Trinidad, foram 4 horas de carro, ficamos em Trinidad e na volta para Havana paramos em Cienfuegos, que fica 1 hora e meia de Trinidad, dormimos lá uma noite e seguimos para Havana.

Em breve farei um post sobre a história e as praias, as experiências que eu tive de turismo em Cuba e dicas de cada cidade que visitei!

Cienfuegos Cuba

Foto que eu tirei em Cienfuegos!

 

Comentários no Facebook

Deixe um comentário