Nesse verão resolvi experimentar algo diferente e, por isso, eu tive a idéia de fazer um cruzeiro fluvial pela primeira vez. Já o destino não poderia ser diferente, a França. País que para quem me conhece, sabe que sou fascinada. O cruzeiro fluvial pela França que escolhemos foi de Provença até Borgonha com a Emerald Waterways, empresa especializada em cruzeiros fluviais. E, para tirar o melhor proveito dessa região que é uma das regiões vinícolas mais reconhecidas no mundo, à bordo do cruzeiro tínhamos especialistas de vinhos.

Leia também

O que fazer 2 dias em Paris

Por que Paris pode estragar sua vida…

Conheça os melhores mercados de natal da Europa

Como beber vinho SEM retirar a rolha da garrafa!

Cruzeiro fluvial pela França

Sinceramente, fazia tempo que não me surpreendia tanto com uma viagem. A viagem de cruzeiro fluvial foi uma surpresa boa atrás da outra. Já havia feito cruzeiros anteriormente, mas o cruzeiro fluvial é bem diferente do cruzeiro marítimo e tem muitos fatores positivos não só se compararmos os dois tipos de cruzeiro, como também se compararmos a mesma viagem de carro.

Por exemplo, uma das coisas que eu adorei é que o navio de um cruzeiro fluvial é literalmente um hotel ambulante. Mas não um hotel qualquer, nesse caso um hotel de luxo com todas as refeições e bebidas durante elas incluídas. Além disso, um hotel muito bem localizado. Pois os rios cortam as cidades e a parte histórica das cidades, que são as mais interessantes turisticamente falando, são sempre beirando o rio. Ou seja, você vai chegar já na parte histórica da cidade, entrar e sair com toda a facilidade de um hotel. Pois no cruzeiro fluvial você não precisa passar por raio x cada vez que entrar no navio.

Diferenças entre cruzeiro marítimo e fluvial

cruzeiro fluvial pela França

navio Emerald Cruzeiros

Roteiro de Provença para Borgonha

Chegamos no aeroporto de Nice, onde o pessoal da Emerald Waterways estava nos esperando para o nosso transfer até a cidade de Arles. Essa foi a única parte chata, pois foram umas 4 horas de ônibus até Arles e como estávamos ansiosos a sensação era que a viagem levou séculos. hehe

Já quando chegamos em Arles tudo começou a ir melhor do que esperávamos. O check in no navio é tão rápido que pra mim, nem posso dizer que teve um check in. Somente entregamos o passaporte e e eles nos informaram o número da cabine. Amei!

Mapa do cruzeiro fluvial pela França – rios Rhône e Saône

cruzeiro fluvial pela França

Como podem ver pelo mapa, navegamos por dois rios. O Saône e o Rhône. Basicamente, o navio chegava já no começo da manhã no destino e navegava à noite. Então, todos os dias estávamos em um destino diferente.  É muito difícil dizer qual dos lugares que eu mais gostei. Primeiro, porque parece que não gostei ou que os outros lugares e passeios são menos bonitos ou legais.

Gente, tentem fazer o máximo de passeios possíveis. Pois é um vilarejo mais lindo do que o outro. Sem querer desmerecer nenhum lugar, desse cruzeiro pela França, as paradas e passeios que eu mais gostei foram: Vilarejo de Les Beaux em Provença, Viviers e Châteauneuf -Du-Pape e Beaune.

vilarejos mais bonitos da Provença

vilarejos mais bonitos da Provença

Beaune em Borgonha

melhores passeios pela Borgonha

Como são os cruzeiros fluviais com a Emerald

O cruzeiro tem todas as refeições incluídas. Aliás, a comida no Emerald é excelente. As bebidas durante as refeições também são incluídas. Porém, se você quiser beber algo entre as refeições é cobrado. Mesmo eu que amo vinhos e bebo bastante não vi nenhuma necessidade de comprar um pacote ou bebidas extras. Pois, além das refeições, tivemos várias degustações de vinhos.

Aliás os passeios também são incluídos, é claro que tem algumas opções de passeios pagos. Porém, todos os dias tem pelo menos um passeio incluído. Além deles também oferecerem bicicletas, que também ajudam a dar liberdade de explorar os vilarejos e regiões de forma independente.

cruzeiro fluvial pela França

cruzeiro de Provença para Borgonha

Pontos altos e baixos do cruzeiro fluvial pela França

Por se tratar de um cruzeiro por algumas das regiões vinícolas mais conhecidas da França e do mundo, ter um especialista em vinhos tanto à bordo como nos acompanhando em visitas as vinícolas, certamente fez uma enorme diferença. Principalmente se tratando de alguém como Tim Atkin, um dos nomes mais reconhecidos.

Outro ponto muito alto do nosso cruzeiro pela Europa com a Emerald foi nossa cabine. Eu simplesmente amei estar em numa cabine com decoração moderna, toda novinha e tão próxima da água. Sem dúvidas, a sensação era de estar em uma cama flutuante.

E finalmente, não poderia deixar de mencionar os passeios. Foram todos excelentes em todos os sentidos, nas opções dos lugares visitados, guias e principalmente organização. Inclusive, isso foi algo que refleti bastante durante a viagem. Todos os vilarejos que conhecemos eram lindos porém, muitos deles eram tão pequenos que apenas algumas horas já seriam suficientes para conhecer.

Por isso, imagino que mesmo eu tendo simplesmente amado cada parada, acho que a mesma viagem de carro seria muito chato. Pois, teria que ficar fazendo check in e check out de hotel todos os dias. Sem falar no inferno que deve ser para parar o carro nesses lugares. Achei incrível, por exemplo, o ônibus parar na frente da entrada do vilarejo e nos deixar lá sem nos preocuparmos com nada. Sem stress nenhum era só curtir.

Já a parte que eu não gostei, foi que sempre quando tinha atividades, a equipe do navio fazia o anúncio. O anúncio é possível ouvir mesmo na cabine. Confesso que muitas vezes isso foi positivo e nos ajudou a não esquecer ou nos atrasar para um passeio. Mas alguns momentos que queríamos descansar refletimos se isso realmente necessário.

cruzeiro fluvial pela França

One thought on “Cruzeiro fluvial pela França: de Provença para Borgonha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *