Em junho de 2018 finalmente realizei meu sonho de fazer uma viagem para Islândia. Resumindo, foi um total de 10 dias de viagem, e conseguimos fazer alguns dos melhores passeios.

Nesse post vou explicar:

  • Meu roteiro de 10 dias pela Islândia
  • Dicas da Lagoa Azul
  • Sol da meia noite
  • Deplar Farm – hotel no norte da Islândia
  • Roteiro pelo sul da Islândia de campervan
  • Principais atrações e passeios imperdíveis na Islândia

Importante destacar que a maior parte do nosso roteiro pela Islândia foi de carro. Ou melhor, de campervan. Por isso, conseguimos conhecer muitas atrações naturais da Islândia em pouco tempo.

Além da campervan, também ficamos hospedados em um bolha no meio da natureza no Sul da Islândia e também no Deplar Farm. Um lodge fantástico que fica no norte da ilha.  Aliás, ambas experiências foram incríveis e super recomendo. Mas esse é um assunto que merece um post exclusivo e bem detalhado que farei em breve. Nesse post vou deixar para vocês o roteiro da minha viagem pela Islândia.

Sem dúvida, a Islândia foi um dos lugares mais lindos que eu conheci. A natureza do país é diferente de tudo que eu já tinha visto. Além isso, foi maravilhoso viajar para um lugar com tanta beleza natural e ao mesmo tempo tanta estrutura. Os islandeses são muito alegres e educados.

Leia também

Dicas para encontrar passagens aéreas baratas para Islândia

Aluguel de carro e campervan na Islândia

Por que viajar para Islândia no verão?

O que fazer em Reykjavik, a capital da Islândia

Guia de viagem para Islândia

Roteiro pela Islândia

Dia 1 – Reykjavik

Infelizmente, o Diogo teve um imprevisto e teve que trabalhar. Portanto, o primeiro do nosso roteiro de viagem foi perdido.

Dia 2 – Reykjavik para Lagoa Azul (Blue Lagoon)

Alugamos o carro, passeamos por Reykjavik e em seguida, fomos para a famosa Lagoa Azul, que fica 40 minutos de Reykjavik. Aliás, a estrada é linda e tem estacionamento gratuito no local.

Existem passeios que saem do aeroporto direto para lá por 40 euros por pessoa. Outra opção, é na hora de reservar sua entrada na Blue Lagoon, incluir o transfer deles. Provavelmente sairia quase o mesmo valor que o passeio saindo do aeroporto. Porém, acho uma opção mais cômoda, já que você pode optar por eles te buscarem no seu hotel em Reykjavik por exemplo. Essa seria uma opção para quem está viajando para Reykjavik e não teria muito tempo. Caso contrário, sem dúvida a opção mais barata e melhor, seria alugar um carro.

Passeios para Lagoa Azul

Dia 3 – Viagem de carro de Reykjavik até Akuyeri no norte da Islândia

Depois da Lagoa Azul no sul da Islândia, dirigimos pra Península de Troll, que fica no norte da Islândia, onde fica o hotel Deplar Farm. Infelizmente, não visitamos Kirkjufellsfoss. Com certeza Uma atração incrível na Islândia. Porém, teríamos que desviar o caminho e, ainda era começo da viagem. Então, fiquei com medo de atrapalhar o roteiro da viagem.

Deplar Farm

Logo que chegamos no Deplar Farm, encontramos nosso chef, conversamos com nosso guia sobre as atividades que gostaríamos de fazer e passamos o restante do dia no hotel. Com certeza Deplar Farm foi um dos melhores hotéis que já conheci senão o melhor. O lodge é muito exclusivo, são apenas 13 quartos! Por isso, você se sente como se estivesse em casa e a idéia é essa mesmo. Inclusive, tudo que você fizer ou consumir no Deplar Farm, já está incluído. Além disso, o serviço é muito personalizado. Para vocês terem uma idéia, uma das sobremesas do chef, já recebeu prêmio como a melhor do mundo. Aliás, a comida do Deplar Farm é simplesmente espetacular!

Certamente, o lugar mais especiais do lodge é o spa. Além de ter piscina aquecida, ela é servida de um bar. Ou seja, você não precisa nem sair para pedir nada. Inclusive, foi ali na piscina que tivemos um dos melhores momentos da viagem: ver o sol da meia noite pela primeira vez!

Akuyeri

Road trip de campervan na Islandia onde ficar na Islandia

Sol da meia noite na Islândia

Confesso que ver o sol da meia noite nunca esteve no topo da minha lista de viagens. Na verdade, sempre achei que fosse algo bobo, do tipo sol só que meia noite. Até brincava que pra ter a experiência seria apenas mudar o horário do relógio.

Mas não, é lindo! Para resumir um pouco para vocês, é o pôr e o nascer do sol ao mesmo tempo. Por isso, ele demora muito mais e fica muito mais rosado e dourado. É algo muito lindo e mágico. Por exemplo, o Céu e as montanhas ficam todas rosadas e douradas, é incrível! Como é difícil de explicar, coloquei abaixo as fotos para vocês terem uma pequena idéia. Em resumo, a experiência é incrível e recomendo fazer a viagem para Islândia nessa época pelo menos uma vez só para ver o sol da meia noite.

Sol da meia noite na Islândia glamping

Dia 4 – Deplar Farm

No dia seguinte, fizemos um passeio de barco para ver baleias na Península de Eyjafjordur. Sinceramente, só o cenário já vale o passeio e ainda vimos várias baleias próximas do nosso barco. Apesar de gigantes, as danadas são muito rápidas e você nunca sabe onde elas vão aparecer. Por isso fica muito difícil tirar foto delas.

No final da tarde o Diogo saiu com o guia novamente para fazer fly fishing. Felizmente, o guia pegou vários peixes mas o coitado não conseguiu pegar nenhum. Mas mesmo assim ele adorou o passeio. Enquanto isso, eu aproveitei o maravilhoso spa do Deplar Farm. Passei o dia fazendo sauna, yoga e até um tratamento relaxante em uma cama flutuante. Algo bem diferente que nunca tinha visto na minha vida.

onde fica a Islândiapassagens aéreas para Reykjavik na IslandiaO que fazer na Islandiaatrações turísticas e passeios na Islandia

Dia 5 – Deplar Farm

Por fim, no nosso último dia andamos de bicicleta pelos vales perto do hotel e terminamos numa cabana na beira de um riacho. Logo que entramos na cabana, nosso chef já estava nos esperando com bebidas e o almoço. A cabana é muito aconchegante e como pertence ao Deplar Farm, você pode alugar para dormir lá também.

Passeios e pontos turísticos na Islândia Tudo sobre a Islândia Passeios na Islandia

Sul da Islândia de carro ou campervan

O roteiro da viagem pelo sul da Islândia foi saindo de Reykjavik indo até Hofn, foram aproximadamente 460km em 4 dias. Sem dúvida, poderíamos ter rodado muito mais. Porém, o plano era fazer devagar e parando onde a gente quisesse, sem pressa e aproveitando a beleza dos lugares. Por isso, alugar uma campervan na Islândia é uma ótima idéia. Pois te dá a liberdade de ficar mais em um lugar, seguir viagem, ou parar, colocar uma cadeirinha e curtir a paisagem.

Dicas para alugar campervan na Islândia

Dia 6 – Seljalandfoss, Solheimajokull e Jokulsarlon

Antes de seguirmos nosso roteiro pelo sul da Islândia, passamos num supermercado para comprarmos nossa comida para os próximos dias. Em seguida pegamos a estrada.

Ao longo da estrada, você verá placas avisando sempre que tiver se aproximando de um ponto turístico. Inclusive, uma dica para vocês é que Foss significa cachoeira em islandês. Como lá tem muitas cachoeiras, vocês verão muitas placas com nomes terminando com foss.

Seljalandsfoss foi nossa primeira parada. E apesar de ser uma cachoeira, tem bastante estrutura, como estacionamento pago, banheiro e um café. Ficamos um bom tempo tirando fotos ali. Em seguida, conseguimos descolar um lugar para prepararmos nosso almoço. Como era nossa primeira vez de campervan, demoramos um tempo para fazer as coisas e muito tempo no almoço só curtindo a paisagem.

Seljalandsfoss

Sólheimajökull

Depois seguimos para Solheimajokull, que é uma geleira. Caso queira, tem várias opções de passeios que dá para comprar ali no estacionamento mesmo. Infelizmente, os passeios são feitos pela manhã e chegamos depois do almoço. Porém mesmo sem comprar passeio pelas geleiras, é possível conhecer a geleira por conta mesmo. E foi o que fizemos.

Próximo dali está Jokulsarlon, a praia onde tem os vestígios de um avião americano que teve que fazer um pouso forçado. Felizmente, ninguém morreu e o avião ficou lá como uma homenagem.

Já no estacionamento tem uma placa avisando que seriam em torno de 7 hrs de caminhada até o local onde está o avião. Como já estava tarde, resolvemos deixar o passeio para quando fossemos voltar para Reykjavik. Seguimos então para um camping para preparar nosso jantar e dormir. É que não é permitido parar a campervan em qualquer lugar na Islândia. No camping você estaciona e também pode usar os banheiros.

Geleira de Solheimajokull

Dia 7 Vik e Fjadrarglijufur

Depois de passarmos quase o dia em Vik, seguimos para Fjadrarglijudur, que é um cânion. Aliás em Vik tem uma loja bem grande chamada Ice Wear onde você encontra de tudo. Desde roupas até acessórios para camping e viagem. Fica a dica caso no meio da viagem você esteja precisando algo. É tudo de ótima qualidade. No mesmo prédio também tem um supermercado grande, caso precise fazer compras de alimentos.

roteiro de carro pela Islândia

Fjadrarglijufur

Dia 8 Jokulsarlon e Diamond beach

Ao passo que Jokulsarlon e Diamond beach ficam bem próximos, e nossa idéia era dormir em Diamond beach. Resolvemos então, ir primeiro para Jokulsarlon. Essas foram as atrações naturais mais bonitas. E sem dúvida, é um passeio imperdível na Islândia.

Como a geleira Jokulsarlon está derretendo, os blocos de gelo boiam até o mar. Porém, as ondas acabam emburrando as pedras enormes de gelo para a areia da praia. Por isso, acabou sendo apelidada de Diamond beach.

Em seguida, paramos nossa campervan na Diamond beach, jantamos e dormimos ali mesmo. Apesar do frio, mesmo no verão, é maravilhoso. Infelizmente, não tenho certeza se é ou não permitido acampar ali. Porém,  não tinha nenhuma placa proibindo, o que é comum ver por lá. Além disso, haviam vários outros carros, então ficamos.

Aliás, na praia tem banheiro químico, que inclusive estava muito limpo e cheiroso. Tinha até papel higiênico e sabonete. Pode parecer bobo, mas pra um banheiro químico público num lugar turístico, eu me surpreendi. A propósito, nessa noite ficamos sem banho mas valeu a pena.

Islandia turismoJokulsarlon e Diamond beachGuia de viagem para IslândiaLugares para conhecer na Islandia

Dia 9 Diamond beach para Solheimasandur (avião) 

Já no caminho de volta para Reykjavik, paramos em Solheimasandur. A praia onde estão os destroços do avião que comentei anteriormente. De fato levamos bastante tempo até chegar no avião. Provavelmente umas 4 hrs ou 5 no máximo e não 7 hrs como indicava na placa.

Logo ao chegarmos nos deparamos com uma fila de gente esperando para tirar fotos no avião. Inclusive, tinha muita gente mal educada e sem noção. Na hora fiquei muito irritada e achei o passeio pega turista, mas hoje eu recomendo.

Dicas de viagem para Islândia

Dia 10 Bubble hotel na Islândia

Por fim, nossa última noite foi muito especial. Seguimos de Solheimasandur em direção Hverargerdi, onde fica o hotel de bolha na Islândia. O Bubble hotel onde iríamos passar nossa última noite.

Aliás, passamos o dia ali na bolha, tomando vinho, tirando fotos e curtindo o céu lindíssimo do sol da meia noite. Inclusive, estava mais rosa do que nunca! Possivelmente, a Islândia resolveu se despedir da gente. Só para terem uma idéia eu editei a foto para deixar menos rosada porque estava parecendo mentira.

Acampando na Islândia

Dia 11 Kerid e Reykjavik

Em seguida, saímos do Bubble hotel e fomos até Kerid já no caminho para Reykjavik. A propósito, Kerid é uma cratera vulcânica linda a cor da água é bem florescente e seu entorno um colorido diferente. Infelizmente, quando visitamos o dia estava muito feio. Mas ainda assim, dá para vocês terem uma idéia pela foto abaixo das cores da água e do entorno.

Finalmente, chegando em Reykjavik estacionamos o carro e fomos explorar a cidade à pé até o horário de devolver nossa campervan no aeroporto e pegar nosso voo.

Vulcão Kerid no Circulo Dourado

Ponto alto do meu roteiro pela Islândia

Sem dúvida, os melhores passeios na Islândia e os pontos mais alto do roteiro foram ver o sol da meia noite, dormir no Bubble hotel, se hospedar no Deplar Farm, dormir em Diamond beach, conhecer Sólheimajökull e Jokursarlon. E claro, a Blue Lagoon.

Outros passeios imperdíveis 

Infelizmente tem outros lugares imperdíveis que gostaríamos de ter conhecido mas não conseguimos. Por isso, vale a pena indicar aqui pra vocês pesquisarem e talvez, tentarem encaixar no roteiro. Por exemplo Kirkjufellsfoss, Anarstapi, Geysir e também e o Parque Nacional Skaftafell.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *