A beleza da Costa Amalfitana atrai visitantes de longe e perto. Eles chegam para admirar a paisagem feita de montanhas que desaguam nas águas cristalinas, para explorar as pitorescas cidades medievais ou relaxar nos hotéis excelentes ao longo do trecho entre Salerno e Sorrento.

Leia também

Roteiro pelo Lago Di Como

Dicas de passeios, restaurantes e compras em Milão

O roteiro pela Costa Amalfitana e Capri é um dos mais procurados para lua de mel na Itália. Aliás, durante minha viagem pude confirmar que de fato é um dos lugares mais românticos não só da Itália como do mundo. Possivelmente, foi o lugar mais romântico que eu já fui. Tive jantares à luz de velas ao som de clássicos italianos e vi jardins tão floridos que deixam até as ruas perfumadas. E como se não bastasse, ótima comida, doces, frutas e bebidas e tudo isso com uma vista sobre o mar Mediterrâneo de cair o queixo!

Roteiro pela Costa Amalfitana e Capri

Nosso roteiro incluiu as cidades de Amalfi, Ravello, Positano, Sorrento e a ilha de Capri. É comum as pessoas optarem por uma ou duas cidades como base e visitar outras durante o dia. Eu acho mais interessante se hospedar pelo menos dois dias em cada lugar até finalizar o roteiro. Sinceramente, acho que ficar indo e voltando perde muito tempo e a gente acaba fazendo tudo correndo. Além disso, o clima dos vilarejos é uma delícia à noite e cada um tem seu charme.

Como chegar e se locomover na Costa Amalfitana

O aeroporto de Nápoles Capodichino é o principal da região, com voos nacionais e internacionais e uma vasta opções de empresas aéreas. Do aeroporto de Nápoles até Amalfi nossa primeira parada são 65km. É possível alugar um carro no aeroporto, ou para quem não quer dirigir, além do transfer do hotel é possível fechar um transfer do aeroporto, ou pegar um ônibus local para qualquer uma das cidades. Outra opção é pegar um trem na estação central de Nápoles até Sorrento. Todas as cidades são muito bem conectadas, com ônibus e até ferry entre elas.

Quem decidir alugar carro é preciso emitir no Detran a Carteira internacional de habilitação (PID). Na hora de retirar o carro, é preciso apresentar a CNH junto com o PID. Outra dica importante, como as estradas são muito estreitas procure viajar leve para conseguir alugar um carro pequeno, se possível uma categoria mini.

Melhor época para viajar para Costa Amalfitana

Os meses de maio até outubro é a melhor época para visitar a região. Evite os meses de julho e agosto, período de férias escolares na Europa. Durante o inverno os vilarejos ficam sem vida, alguns hotéis até fecham.

Amalfi – Primeira parada do roteiro

Ficamos duas noites em Amalfi a cidade não foi a minha favorita, já o hotel que nos hospedamos foi um dos pontos mais altos da viagem. Ficamos um dia só curtindo o beach club do hotel e nos outros aproveitamos para conhecer os arredores como o centrinho de Amalfi e Ravello. Perto de Amalfi também fica a Vila de Praiano e a  Grotta Dello Smeraldo.

Amalfi é a maior cidade cidade de toda a Costa Amalfitana. Os pontos mais importantes para visitar por ali são o Duomo Di Amalfi e a Catedral Sant’Andrea.

Onde se hospedar – Hotel Santa Caterina Amalfi 

Sem dúvida, o Santa Caterina foi um dos melhores hotéis de toda viagem. Alocalização é ótima, fica apenas 10 minutos à pé do centrinho de Amalfi. Além disso, ele é membro da Leading hotels of the World e é não apenas luxuoso, como também muito romântico. Inclusive acho que o Santa Caterina foi o hotel mais romântico que eu já fui. Ele fica no alto de um penhasco, com um jardim maravilhoso e detalhes que se alternam entre azulejos floridos e flores que vão do piso ao teto.

Além do jardim, o Santa Caterina tem um beach club maravilhoso. O acesso é feito por um elevador panorâmico, para os hóspedes não deixarem de aproveitar aquele paraíso nem por um minuto. Ao anoitecer o hotel fica ainda mais charmoso, já que fica todo à luz de velas e seu restaurante com músicos tocando clássicos italianos. Esse hotel definitivamente tem o mais puro significado da “dolce vita” italiana!

Nossa suíte decorada com estilo clássico e bem italiano, tinha uma sacada enorme que assim como todo hotel, tinha vista para o mar e para a cidade de Amalfi. Simplesmente lindo!

lua de mel na Itália

melhores restaurantes Costa AmalfiDicas de Amalfi na Itália

Ravello

Sem dúvida, o vilarejo de Ravello foi um dos destinos que mais gostei da Costa Amalfi. Pois como está a 400m do nível do mar, tem uma das vistas mais privilegiadas da costa. Inclusive, passear pelos jardins da Villa Rufolo e da Villa Cimbrone é um passeio imperdível por ali.

Positano

Um dos vilarejos mais charmosos da costa Amalfi. Além da vista de tirar o fôlego, o centrinho de Positano tem muitos cafés e lojinhas. Infelizmente, não dormimos por lá, mas definitivamente recomento. Não deixe de visitar a Chiesa di Santa Maria Assunta e a praia de Spiaggia Grande.

Capri

Em seguida, fomos para Capri. Passamos 3 dias só em Capri, a ilha é muito charmosa e tem muito o que ver e fazer. Aliás, são vários restaurantes e lojas de grifes italianas e internacionais. Inclusive, super recomendo dormir em Capri. Durante o dia a ilha fica lotada, o charme dela é mesmo à noite. Aliás, é muito simples acessar Capri de ferry. Por isso, que a ilha fica lotada durante o dia. Inclusive, não recomendo ir de carro. Pois, a ilha tem poucos lugares para estacionar, sendo que muitas ruas não podem passar carro. Veja o post com todas as dicas de Capri aqui.

Como ir para Capri da Costa Amalfitana

Sorrento

Finalmente nossos últimos dois dias de viagem foi em Sorrento. Na verdade, a idéia era fazer a cidade de base para conhecer Pompéia. Em seguida, à partir de Sorrento ir direto para o aeroporto, sem precisar dormir em Nápoles. Porém, como o tempo não colaborou, acabamos não indo para Pompéia. Aliás, é sempre bom ter uma desculpa pra voltar. 😉

Onde se hospedar

Em Sorrento ficamos no Grand Hotel Excelsior Vittoria, membro da Leading hotels of the world e fundado em 1834. Aliás, localização não poderia ser melhor, ele fica no centro da cidade e oferece uma das melhores vistas. O hotel é lindo e muito romântico. Inclusive, nossa suite era duplex. Além disso, a vista era maravilhosa. Só para ilustrar, tínhamos vista não só para o mar, como também para o Monte Vesúvio. Não dava vontade nem de sair do quarto.

Além disso, o café da manhã é um show à parte. Só para ilustrar, ele é servido em um salão lindo de estilo clássico e com uma pianista tocando. Já o restaurante Terrazza Bosquet, além da vista incrível tem estrela Michelin. Aliás, caso não tenha intenção de dormir em Sorrento, vale a pena almoçar ou jantar no hotel não só pela comida, como também pela vista e ambiente.

Roteiro pela Costa Amalfitana e Capri

Dicas de hotel na Costa Amalfitana

o que fazer em Sorrento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *