Douro e seus encantos! Nesse post vou dar dicas das melhores quintas para visitar, como explorar, qual a melhor época para viajar para o Douro e até um pouco da história do vinho do Porto.

Vale do Douro em Portugal

O ponto de partida para explorar as vinícolas do Douro é a cidade do Porto, no norte de Portugal. Já no Porto, ou melhor, em Vila Nova de Gaia, é possível visitar as caves onde os vinhos do Porto envelhecem.

Leia também

Como explorar a região do Douro

É possível explorar o Vale do Douro de carro, trem ou comboio, como os portugueses dizem, helicóptero e até cruzeiros pelo rio Douro. Ainda quero experimentar todas essas opções e assim, poder contar qual delas mais me impressionou. Enquanto isso não acontece, segue meu roteiro pelo Douro de carro.

O tempo para conhecer as quintas do Vale do Douro vai depender do seu interesse em enoturismo. Conhecemos 6 quintas e fizemos 3 visitas guiadas. Vale lembrar que o vinho do Porto é mais alcoólico e doce do que um vinho normal. Por isso, dificilmente você vai conseguir ficar degustando muitos. Além disso, muitas quintas não oferecem nada além de visitas guiadas e depois de duas visitas, você não vai aguentar mais ouvir praticamente a mesma história.

As visitas guiadas demoram pelo menos uma hora e precisam ser marcadas com antecedência. Por isso, se você tiver apenas um dia para explorar as quintas do Douro, dificilmente vai conseguir fazer mais de duas visitas guiadas.

estradas panorâmicas na Europa

Melhor época

A melhor época para ir para o Douro são nos meses de setembro, outubro e no começo de novembro. Setembro é quando acontece as vindimas, que é a colheita das uvas, portanto nessa época você pode agendar com alguma vinícola a experiência. Final de outubro e começo de novembro é quando a paisagem do outono deixa todo o vale em tons dourados e avermelhados. Eu particularmente acho essa a melhor época de todas para visitar o Douro. Além da paisagem estar em seu auge, as temperaturas estão agradáveis. De dezembro até fevereiro chove muito na região e muitas quintas fecham. Então não vá nessa época.

Melhores Quintas para visitar no Douro

As quintas que eu mais recomendo visitar no Douro são: Quinta do Vallado, Quinta do Seixo, Quinta do Pôpa, Quinta Nova N. Sra. do Carmo, Quinta das Carvalhas e Quinta do Bonfim.

Quinta do Seixo

Localizada na região de Cima-Corgo no Douro, essa antiga quinta familiar hoje pertence ao grupo Sogrape. A estrutura como um todo é espetacular e possui um moderno centro de vinificação muito interessante de conhecer. Após a visita guiada, degustamos alguns vinhos do Porto Sandeman num ambiente muito agradável, com uma vista magnífica sobre o Vale do Douro. Eles também organizam piqueniques e workshops.

Vinhos degustados: Vinho do Porto Branco, Late Bottled Vintage 2011, Old Tawny 20 anos. Este último já recebeu 62 prêmios, é realmente magnífico mas os outros não perdem em nada. Adorei todos os vinhos.

melhores vinícolas pra conhecer no Vale do Douro em Portugal

Quinta do Pôpa

A proposta dessa Quinta é bem diferente da Quinta do Seixo. Eles não aceitam grupos de visita grandes, é bem mais intimista e descolada. Acho interessante combinar os dois estilos de visita e assim ter a oportunidade de ver a diferença nas produções.

A Quinta do Pôpa é familiar e resultado do sonho do Senhor Francisco Ferreira, mais conhecido como Pôpa, um homem simples e apaixonado por vinhos e pela região. Hoje são seus netos que tocam a Quinta com muita paixão. Cada vinho possui uma homenagem ou simbolismo.

A visita guiada é simplesmente ótima e profunda. Além de conhecer o processo da produção, passamos por um pequeno museu, onde vimos fotos e aprendemos um pouco da história do vinho do Porto e da região. A Quinta do Pôpa não produz vinho do Porto, mas produz vinhos tintos com ótima pontuação.

Sem dúvida a Quinta do Pôpa, assim como a Quinta do Seixo, foram os lugares a vista mais bonita do Douro que fomos. É espetacular.

Em época de vindima, os visitantes podem participar no corte das uvas e na pisa. É só enviar um email, informando seu interesse que eles avisam assim que souberem da data exata da vindima.

Eles também organizam piqueniques, menu degustação e até fazem um vinho para uma data especial se solicitado. Achei isso genial!

Vinhos degustados: Pôpa Black Edition Branco, Pôpa Rosé, Pôpa Black Edition tinto, Pôpa Touriga Nacional 2009, Pôpa Tinto doce, Pôpa Vinhas Velhas 2009.

Vinhos sugeridos: Pôpa Black edition branco, Pôpa tinto doce e Pôpa Vinhas velhas.

Melhores vinhos do Porto Roteiro Porto e arredores

Quinta do Bonfim

Essa quinta fica ao lado da Estação de trem de Pinhão e na margem do rio Douro. Portanto, é uma ótima oportunidade para degustar vinhos excelentes e ter uma perspectiva da paisagem diferente das demais Quintas.

O lugar é bem charmoso, um antigo armazém reformado que na parte externa revela detalhes da arquitetura portuguesa, e na interna expõe documentos e fotografias que contam a história da região. Roteiro pelo Douro Vinhateiro

O que fazer no Douro além da vinícolas

A região do Douro é tão linda que vale a pena conhecer mesmo para quem não tem interesse no enoturismo. Só a paisagem já é uma ótima desculpa.

Entretanto, se você quer conhecer algum vilarejo, os mais interessantes são  o vilarejo de Lamego e Pinhão. O vilarejo de Lamego, fica na base de uma enorme escadaria de azulejos azuis e brancos que leva ao Santuário de Nossa Senhora do Remédios. Pinhão, possui a famosa estação de trem.

Apesar da paisagem se uma das mais lindas que já conheci, principalmente de região de vinhedos, os vilarejos deixam muito a desejar. Por exemplo, não vá esperando aqueles vilarejos charmosos como na Toscana. Os vilarejos na região do Douro, não tem flores, mercado e lojinhas locais ou restaurantes e cafés charmosos. O ponto alto no Douro é sua paisagem.

vinícolas do Douro de trem

Estradas Panorâmicas no Douro

Uma dica para quem vai para o Douro de carro saindo do Porto, é fazer o percurso Douro Vinhateiro, famoso por suas estradas panorâmicas e ao mesmo tempo cheia de mirantes. Esse caminho inclui Douro Superior, Cima Corgo que é a região de Pinhão, e Baixo Corgo, que é a região da Régua.

Passeios pelo Douro vinhateiro

Estrada entre Pinhão e a Régua

A estrada nacional 222 entre a cidade de Pinhão e Régua segue à margem direita do Douro de um lado o rio Douro e vinícolas do outro.

Estrada entre Pinhão e Sabrosa

Em seguida, outra opção panorâmica no Douro é a estrada nacional 323. Essa é a estrada entre Pinhão e a cidade de Sabrosa e acompanha um dos vales mais bonitos do Douro. Por isso, nesta rota há vários mirantes.

A história do Vinho do Porto

Seria impossível falar do Douro e não falar do famoso vinho do Porto. Que apesar do nome, é produzido no Douro e envelhecido em Vila Nova de Gaia. Uma cidade que é separada da cidade do Porto por uma bela ponte e pelo rio Douro.

Tudo começou com a proibição da importação dos vinhos franceses por Charles II. Com isso, o mercado inglês passou a procurar fontes alternativas de vinho e assim, criaram interesse pelos encorpados vinhos do Porto.

A princípio, os vinhos não poderiam ser transportados por terra. Por isso, eram levados até a cidade do Porto e de lá embarcavam para o Reino Unido. Para proteger da longa viagem por mar, o vinho era fortificado com água ardente vínica, e dessa forma o impedia de estragar. Já que os vinhos eram exportados da cidade do Porto, acabaram recebendo o nome da cidade.

No Vale do Douro o vinho do Porto possui diferentes nomes. Vinho generoso pois você ganha mais dinheiro com a venda dele, fortificado já que possui mais álcool, e vinho fino porque por muito tempo foi consumido somente pela alta sociedade.

O Vale do Douro é a única região autorizada a usar o nome vinho do Porto. Visitar as quintas do Douro é a oportunidade de conhecer um pouco mais não só sobre o vinho, como também sua região. Pra vocês terem uma idéia, o Vale do Douro foi a primeira região vinícola do mundo a ser demarcada. Além disso, o Vale é tão lindo que é considerado Patrimônio da humanidade pela Unesco.

Leia também

Passeios e locais não turísticos em Lisboa

Roteiro pela Costa do Algarve em Portugal

Diferenças entre o português do Brasil e de Portugal

8 thoughts on “Roteiro pelo Vale do Douro em Portugal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *