Localizado na região de Lombardia no norte da Itália, o Lago Di Como é um dos maiores lagos da Itália. A paisagem é cercado por montanhas, vilarejos e palácios ao longo de seu percurso, é certamente um dos lugares mais românticos que já conheci. Por isso, um roteiro pelo Lago Di Como e arredores é sem dúvida um destino perfeito para lua de mel.

Quem puder ficar mais tempo pelo norte da Itália, recomendo incluir a Suíça, ou fazer um roteiro pelos lagos da Itália, incluindo além do Lago Di Como, o Lago Di Garda e por conseguinte, o Lago Maggiore que ficam próximos um do outro e também da fronteira com a Suíça.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Como é o de Milão e foi por lá que chegamos na Itália. Outras opções de aeroportos seriam Lugano ou Zurique. Apesar de ter fácil acesso de trem, optamos por alugar um carro. As estradas do norte da Itália são ótimas e com diversas pistas.

Pensando nisso e também na paisagem e na nossa flexibilidade de curtir o lugar, resolvemos deixar a viagem ainda mais incrível e alugamos uma Maserati Grancabrio com a Edel & Stark. Uma empresa de aluguel de carros de alto luxo, que apesar de ter base em Zurique na Suíça, entrega carros na sua porta em diversos destinos da Europa.

As opções de carros são inúmeras, entre elas Ferrari, Lanborghini, Bentley, Aston Martin entre muitos outros. Devo confessar que nunca liguei muito para carros, só que depois dessa experiência incrível, pude não apenas descobrir uma paixão, como também entender melhor os homens. Sem contar que receber uma Maserati na porta do nosso hotel em Milão e viajarmos com ela pela Itália parecia um filme!

Também é possível ir de Milão para Como de trem, que demora menos de uma hora. A praticidade é tanta que é possível fazer apenas um bate e volta de Milão até Como. Porém depois da minha experiência de carro e de conhecer a região, eu definitivamente não recomendo. Já que o lugar é muito charmoso e vale a pena passar pelo menos dois dias por ali.

Segue aqui o link da Maserati que alugamos para vocês namorarem e se animarem para alugar uma igualzinha! Gente é demais!

viagem de carro pela Itália

Quando ir

Nossa viagem foi durante a primavera, que é inclusive a melhor época para fazer um roteiro pelo Lago di Como e arredores. Quando ainda há neve sobre os picos das montanhas, enquanto os vilarejos estão repletos de flores. Em adição, os dias estão ensolarados e a temperatura amena. Outra época que também deve ser bonita, é o começo do outono, já que toda a paisagem fica com tons alaranjados.

Primavera na Itália

Onde se hospedar – Grand Hotel Tremezzo

Além da paisagem e vilarejos, a região também tem ótimos hotéis. Nos hospedamos no Grand Hotel Tremezzo, membro  da coleção Legend da Preferred hotels, o maior grupo de hotéis independentes do mundo. Essa Coleção especificamente é formada por hotéis únicos e culturalmente sofisticados.

O Tremezzo é um ícone de tradição e luxo. O hotel hospeda celebridades e pessoas importantes desde 1910. Ao chegar, me surpreendi com seu estilo interior neoclássico, um perfume maravilhoso de flores, o ambiente é muito romântico.

O GH Tremezzo fica bem na região em que o lago forma um “Y” e por isso fica muito fácil o acesso para outros vilarejos. Ao lado do hotel, está a Villa Carlotta, um antigo palácio e jardim botânico. E já do outro lado da rua, ficam as balsas de acesso ao outro lado do lago e também vilarejos.

melhores lugares para lua de mel na EuropaLago Di Garda, Iseo, Maggiore e ComoLago Di Como e arredores

Atividades e restaurantes do hotel

O jardim do Tremezzo é maravilhoso e é inclusive onde fica uma das três piscinas do hotel. As outras duas ficam uma no spa, com diversos pontos de hidromassagem, e a outra em cima do lago com um beach club. Sinceramente, não sei dizer qual das três piscinas eu gostei mais. Depois de ficar pulando de canto em canto tentando aproveitar todas elas, achei o ponto ideal de cada uma.

A piscina do jardim é perfeita com o sol da manhã, quando a luz deixa o jardim ainda mais bonito, além de ser um ambiente super calmo e tranquilo para começar o dia. Já a piscina sobre o lago meu horário preferido era à tarde, quando o bar fica movimentado. E finalmente a piscina do spa, que é perfeita para acompanhar o pôr do sol no lago, relaxando com os diversos pontos de hidromassagem.

Com dois restaurantes, uma pizzaria e um café da manhã de rainha, se prepare para engordar alguns quilinhos. Só para terem uma idéia, no café da manhã tem todas as variações possíveis de mel e geléias, além de bolos, queijos e presuntos. Nada como acordar com aquele café da manhã delicioso com a vista do Lago Di Como.

O Grand Hotel Tremezzo no Lago Di Como, além das piscinas, spa, restaurantes e academia, também oferece quadras de tênis. São tantas opções, além dos passeios próximos do hotel, que fazem desse hotel que apesar de romântico ser muito dinâmico.

Nosso quarto era da categoria Lake View Prestige, com móveis de época que deixam o ambiente ainda mais romântico. Com varanda e vista para o lago e para a cidade de Bellagio que fica logo à frente do hotel do outro lado do lago.

Melhor época para viajar Lago Di como e norte da Itáliaonde se hospedar no Lago di Como e arredoresCidades e vilarejos para conhecer no Lago Di Como

Cidades para visitar que mais recomendo

Como

A arquitetura da cidade é linda, vai da época medieval até a neoclássica. Não deixe de visitar o Duomo, a Basílica di S. Fedele e di S. Abbondio, Casa del Fascio, Teatro Sociale e a Villa Olmo. Para comer, o restaurante La Colombetta é um dos mais famosos da região, além da comida o ambiente é muito romântico, todo iluminado com velas.

Bellagio

Alguns lugares interessantes de conhecer em Bellagio são a Villa Melzi, Basilica di S. Giacomo, Fondazione Rockfeller. Caso queira almoçar ou jantar indico o restaurante Silvio.

Como ir de Milão para o Lago Di Como

Opções de roteiro pelo Lago Di Como e arredores

Circuito pelos lagos da Itália

Outro exemplo de roteiro pelo Lago Di Como, é começar por Verona e ir até o Lago Di Como. Passando pelo Lago Di Garda, Iseo, Lago Maggiore e também pelas vinícolas de espumantes.

Roteiro pelo Lago Di Como incluindo Suíça e norte da Itália

Igualmente interessante, seria começar a viagem em Zurique, seguir para as montanhas próximas de Andermatt, depois Lago Di Como e finalmente Milão.

onde ficar e roteiro pelo Lago Di como

Leia também

Roteiro de 4 dias em Milão

Alentejo em Portugal: aldeias, vinícolas, restaurantes e hotéis

Dicas de viagem para Courchevel 1850 na França