Julho chega e por fim podemos dizer que é verão na Europa. Aquelas semanas que ainda davam alguns dias ou noites frescas em junho chegaram ao fim e o calor definitivamente veio para ficar pelas bandas de cá. Eu que já morei em algumas das cidades mais quentes do Brasil, como Rio de Janeiro e Cuiabá, sempre achei que as notícias na TV de ondas de calor por aqui, fossem drama de gringo fresco. Mas infelizmente não. O negócio é indiscutivelmente quente pra qualquer um, seja gringo, cuiabano ou carioca.  Nesse post vou explicar porque parece que sentimos tanto calor por aqui, quais destinos evitar o que fazer para melhorar. Então se você estiver planejando uma viagem para passar o verão na Europa não deixe de ler esse post antes de embarcar.

Leia também

Aproveite Londres com sol e calor

Menorca, todas as dicas da ilha, melhores praias e outros passeios

Descubra o melhor do verão em Dubrovnik na Croácia

Quando viajar para Islândia?

Por que parece que o calor aqui na Europa é pior?

Estrutura para suportar o calor

Primeiramente, as cidades da Europa não possuem a mesma estrutura para a estação que no Brasil. Mesmo as cidades que são muito quentes como Sevilha, Madri ou Lisboa o ar condicionado é luxo, bem diferente de cidades como Rio de Janeiro ou Cuiabá que o ar condicionado está por todos os lados. Em lugares mais para o norte da Europa, como Dinamarca e Alemanha por exemplo isso não é nem luxo. Como o verão é muito curto nesses lugares, eles não tem estrutura nenhuma.

Recentemente meu marido foi para Berlin e teve reunião em uma empresa grande e bem conhecida e adivinhem? Nada de ar condicionado. Isso que os termômetros de Berlim marcavam uns 30 graus. Então, imaginem uma sala cheia e batendo sol, posso afirmar que não estava nem um pouco agradável. Resumindo, é comum você encontrar cafés, bares, restaurantes, transportes públicos e, dependendo do destino, até hotel cinco estrelas sem ar condicionado.

Diferença cultural

Para quem mora por aqui, é visível o quanto o verão na Europa muda tudo e todos. Já na primavera as vitrines ficam mais coloridas e as pessoas mais animadas. A vida ao ar livre que já é muito apreciada mesmo no inverno, vira um deleite! Lojas e cafés abertos até tarde, restaurantes com mesas ao ar livre, sorveterias com fila na porta, etc. É muito legal de acompanhar, já que no Brasil não temos estações tão demarcadas assim.

Por isso, o europeu curte sentir o calor. Um desses verões, estava em Copenhagen visitando uns amigos dinamarqueses, fomos almoçar e por incrível que pareça, não bastava pra eles sentar do lado de fora, tinha que ser no sol. Nunca um brasileiro iria escolher almoçar no sol. Claro, se estivéssemos em uma praia tudo seria diferente. E isso, não é só coisa de dinamarquês não. Além disso, meus amigos espanhóis também não sentem essa necessidade de ar condicionado como nós. Sem contar, alguns não ligam ar condicionado quando estão em um hotel porque preferem o ar natural. Ou seja, existe também uma diferença cultural.

Dicas para aproveitar seu verão na Europa

Não subestime o calor daqui e evite certos horários

Uma coisa muito boa do verão na Europa é que o sol se põe muito mais tarde e mesmo depois que ele se põe o céu fica por um bom tempo claro. Por isso, os dias são bem longos então evite sair entre 12 e 16hrs que é o período que o sol e o calor estão no seu ápice.

Cuidado com o tempo seco

Pode parecer uma dica óbvia mas em muitos destinos na Europa, como a Espanha por exemplo, o verão é seco e por isso você transpira menos. Todavia isso não quer dizer que você não esteja se desidratando. Por isso, lembre de beber muita água.

Como melhorar a temperatura do ambiente sem ar condicionado

Como muitas construções na Europa são antigas, as paredes são grossas e ajudam no isolamento térmico. Por isso, é comum ver as casas de lugares muito quentes como Sevilha ou a região do Alentejo em Portugal todas fechadas, incluindo as persianas. A dica é abrir as janelas no começo da manhã quando o ar ainda estiver fresco e fechar tudo antes de ficar quente. Atenção quando digo fechar tudo é tudo mesmo. Não deixar o sol entrar na casa, por isso que eles fecham até as persianas. E só no final do dia, quando estiver mais fresco você deve abrir.

Transportes

Se possível, opte por alugar um carro para viajar ao invés de trens. Nem sempre os trens possuem o ar muito forte e no verão geralmente ficam bem cheios. Além disso existem outros riscos, como por exemplo acontecer algo no trem e ele ter que parar. Por exemplo, uma vez estava indo de Lisboa pra Cascais e o trem ficou pelo menos uns 40 minutos parado e sem ar condicionado. Enfim, coisas raras de acontecer mas é melhor evitar.

Destinos na Europa que devem ser evitados no verão

De modo geral, eu diria que o ideal é evitar as cidades. Pois além de não terem estrutura, elas ficam muito cheias de turistas e perdem muito da sua essência. Minha dica é dar preferência para as praias ou destinos no norte da Europa.

Madri

A cidade é muito quente, mesmo em junho já cheguei a pegar 42 graus. E como falei anteriormente, mesmo sendo um lugar muito quente, a cidade não tem muita estrutura.

Sevilha e Andaluzia

O calor é tanto, que tudo fecha do meio dia as duas, a famosa ciesta nessa época do ano é muito apreciada. Quem se atreve a andar pela cidade nesse horário, vai se sentir como o único sobrevivente do planeta ou em uma cidade abandonada.

Viena e Paris

Nós brasileiros associamos essas cidades a neve e frio mas tanto Viena como Paris também fazem muito calor no verão. No caso de Viena, que a cidade venta costuma ventar bastante, o vento no verão ao invés de ser fresco é quente.

Cidades ou interior do Alentejo em Portugal

Essa provavelmente seja a região mais quente de Portugal, por isso se você estiver planejando ir para lá dê preferência para as praias da Costa Alentejana que são na minha opinião as mais lindas de Portugal. Outra opção são as praias do Algarve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *