Viagem no futuro! Como serão as cidades que vamos visitar?

Você já pensou como será fazer uma viagem futuramente? Como o turismo será feito, ou como as cidades no futuro receberão os turistas?

Cidades modernas

A consciência com o meio ambiente esta cada vez mais forte e ja esta alterando as cidades e por consequência o turismo. Na Europa já existe uma consciência verde, com metas agressivas para 2020, multiplicam-se os edifícios com energia solar, os carros elétricos, os carros compartilhados, os supermercados sem embalagem e pontos de coleta de lixo com separação para reciclagem.

Acima de tudo é forte a tendência de voltar a ter uma vida simples e ecologicamente sustentável. E isso tudo deve afetar na forma que a viagem será feita futuramente. Veja como os pais carregam os filhos na Dinamarca!

Melhores cidades do mundo
Copenhagen
Copenhagen
Copenhagen

Infelizmente as pessoas não fazem a mudança espontaneamente. Os governos e urbanistas precisam agir em nome de todos. A comissão Europeia emite a cada ano metas para cada pais com diretrizes urbanísticas. A maioria dos países fez mudanças, oferecendo restrições e incentivos que não percebemos facilmente ao andar pelas ruas fazendo turismo.

Pedágio urbano: Londres, Oslo, Cingapura e Milão por exemplo, cobram tarifas de carros que circulam no centro da cidade.

Multa positiva: o motorista que estiver circulando com menos de 2 passageiros é multado. Um estímulo à carona solidária. Na Coréia do Sul, desde 1996, já tem isso como uma realidade!

Taxas: Em países nórdicos o imposto e registro pra quem tem carro é enorme! Já em Cingapura, além do imposto, há limite do número de carros por família. Cada licença pode chegar a custar 22 mil reais, válida apenas por um tempo determinado. Um alemão interessado em obter a carteira de habilitação, é obrigado a pagar uma taxa de quase 2 mil euros.

Vias, faixas e corredores exclusivos: Curitiba e Bogotá são exemplos de cidades que tiveram sucesso e priorizam o transporte de massa, assim como outras que criaram transporte hidroviário!

Vias, faixas e corredores exclusivos: Curitiba e Bogotá são exemplos de cidades que tiveram sucesso e priorizam o transporte de massa, assim como outras que criaram transporte hidroviário!

Pontos de recarga para carros elétricos:  Pontos de recarga foram obrigatoriamente disponibilizados nos estacionamentos públicos e nas zonas de vagas nas cidades europeias. O destaque vai para os países nórdicos que dão muitos incentivos para quem tem carro elétrico. Imposto mais barato, pedágio, etc. Pare e observe! Quanto um carro está plugado carregando ele não precisa pagar pela vaga. Na Noruega 25% da frota ja é elétrica!

Aprender durante uma viagem

Em outras palavras, uma das melhores maneiras de viver ou fazer uma viagem para uma determinada cidade, é fazer com que as pessoas aprendam a viver de uma maneira mais simples e feliz nela. Aprendi muito sobre a tentativa de se livrar dos carros na minha última viagem para Singapura.

Cidades do futuro
Shangai

Diversas medidas urbanísticas estão sendo tomadas. Em Manhattan, não há estacionamentos. Munique na Alemanha, novos prédios só podem ser construídos sem garagem! Os sinais de privilégio a pedestres em cidades na Europa são obviamente visíveis.

Hamburgo, na Alemanha decidiu entrar em 2014 bem determinada. Quer a acabar com os todos os carros em 20 anos! A proposta é simples mas, as implicações complicadas. O plano é substituir as ruas por praças, calçadas e ciclovias. Como já fez a Copanhagen há muitos anos atrás.

O foco vai estar nas pessoas e não coisas!

As cidades devem cada vez mais ser desenhadas de forma sustentável e com foco no que é saudável! E é ai que minha opinião é que a forma como vivemos e viajamos sera muito afetada. O que as pessoas realmente precisam? Na verdade para que se locomover ou crescer horizontalmente? Não sabemos, mas a forma como viajamos e visitamos cidades vai mudar!

 Arquiteto Vincent Callebaut cria fazendas verticais.

Como serão as cidades no futuro
Projeto do arquiteto Vincent Callebaut

Outros urbanistas já vão além dessa visão e querem eliminar a ideia da cidade horizontal dependente do transporte ao centralizar tudo! Uma cidade auto-subsistente, gerando até sua própria energia. A Holanda, aquele pais minusculo, é o pais que mais exporta produtos agrícolas no mundo com suas hortas urbanas super eficiente. Voce sabia disso?

Como serão as cidades que vamos viajar pra visitar no futuro? Será que essas tendências vão virar realidade?

Cidade urbanizada
Cidade Futurista

Projetos de cidades futurísticas

Veja mais:

Hamburgo sem carros

Projeto de cidade vertical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *