Dicas de Viagem para a Austrália: O que fazer, passeios e mais!

Dicas de Viagem para a Austrália
04/09/2013

Dicas de Viagem para a Austrália

Darling Harbour, Sydney

Darling Harbour, Sydney

Turismo na Austrália 

Conhecer a Austrália sempre foi meu sonho, até que surgiu a oportunidade de estudar por 4 meses lá. Surpreendentemente a Austrália conseguiu superar TODAS as expectativas que tinha até então no meu mundo imaginário! Um país de incríveis belezas naturais possui tantas opções de turismo que mesmo estendendo os 4 meses em quase 4 anos não consegui conhecer todos os lugares que gostaria e nem retornar mais vezes aos que amei, parece que explorar o país dos cangurus é algo que não acaba e nem enjoa  nunca!

Resolvi então fazer um post introdutório do país, com informações gerais e dicas para quem esta começando a organizar uma viagem para lá. (como vôos, transporte interno entre outros).

Dicas de passeios turísticos pela Austrália

Whitsundays

Mergulho no recife de corais na Austrália

Coral Reef in Queensland

Pontos turísticos na Austrália

“The 12 Apostles”

The 12 Apostles Austrália

Uluru na Austrália

Uluru

Principais informações e curiosidades da Austrália

Com o sistema político estável, rodovias bem conservadas, baixa taxa de criminalidade e alto padrão de assistência médica da Austrália, fazem deste um país seguro e relativamente fácil de explorar.

Digo relativo porque a extensão territorial australiana é enorme, tornando as distâncias grandes, sendo preciso dispor de muito tempo e de muita organização de viagem para poder conhecer os principais pontos turísticos. Mesmo sendo um país continental e de ser o sexto maior país do mundo, não possui países fronteiriços.

Qual é a capital da Austrália?

NÃO, a capital NÃO é Sydney e sim Camberra! Mas Sydney é a mais populosa.

Qual é a moeda oficial da Austrália?

Sua moeda é o dólar australiano.

Cultura australiana

O idioma oficial é o inglês australiano. É o país com o segundo maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo, sua economia é forte em serviços e exportação de minérios, carne e lã. A Austrália é famosa por suas praias, seus aborígenes, deserto e por seus animais únicos como canguru, coala, dingos entre muitos outros.

Aborígenes

Os aborígines australianos representam uma cultura que vem de pelo menos 50.000 anos atrás e existem diversas tours que proporcionam vivenciar a cultura, como Outback por exemplo, caso este não seja muito seu estilo, você poderá conhecer um pouco da arte nas lojas de souveniers ou também próximo ao Opera House já que sempre tem um grupo tocando suas músicas típicas e vendendo CDs.

A sociedade australiana possui uma grande diversidade cultural, a maioria dos australianos são imigrantes ou descendentes de imigrantes vindos de diversos países. Os australianos são conhecidos mundialmente por serem “open mind” (mente aberta). Com mais de 80% dos australianos vivendo até 50km da costa, a praia e o estilo de vida ao ar livre faz parte do estilo de vida dessas pessoas, que são em geral muito receptivos.

Turismo animal com cangurus Australianos

Animais: Os mais conhecidos são os dingos (“lobinhos”) diabo da Tazmania, wallabies, cangurus, coalas, ornitorrinco, crocodilos e “lagarto dinossauro”, todos esses animais e muitas de outras espécies só podem ser encontrados na Austrália.

Qual é a religião da Austrália?

Cristianismo

Esportes: Rugby ( League e Union) Cricket e surf são os mais praticados. Procure no calendário de eventos as datas dos jogos, vale a pena ver um jogo se tiver oportunidade, o melhor são os jogos entre Wallabies (Australia)  x All Blacks (Nova Zelandia) é como um jogo de futebol Brasil x Argentina!

Jogo de Rugby entre Wallabies x All Blacks

Wallabies x All Blacks

Jogos de Rugby na Austrália

Wallabies x All Blacks

Qual o fuso horário na Austrália?

Como a diferença de fuso entre o Brasil e Austrália é muito grande, leva em torno de uma semana para se adaptar, são mais ou menos 13hrs a mais! Uma conta rápida e simples é contar uma hora de Brasília, pensando no período contrário que estivermos: agora são 8h da manhã, conte 1h a mais e pense no horário contrário.

Se no Brasil for dia, então lá serão 9 hrs da  noite. além disso quando você for para Austrália irá passar pela linha internacional de data, então quando estiver indo você automaticamente terá perdido um dia da sua vida, mas não se preocupe quando voltar você ganhará esse um dia de volta! 😉

Governo: Monarquia constitucional – rainha Elizabeth II do Reino Unido.

Voltagem: 220-240Volts em 50Hertz

Clima australiano


O clima da Austrália varia em todo o continente, desde quente e tropical no extremo norte, até fresco, chegando a ter neve, ao sul. Entre dezembro e fevereiro é verão na maior parte do país e, no norte tropical, essa é a estação das chuvas. O inverno australiano, entre junho e agosto, é normalmente ameno, mas oferece neve nas regiões montanhosas do sul e dias ensolarados e secos nos estados ao norte.

Como é culinária australiana e quais são os pratos típicos da Austrália?

Como é um pais de colonização inglesa a culinária australiana teve bastante influencia britânica, um bom exemplo é o conhecido “fish n cheaps” – peixe com batatas fritas. A culinária australiana também recebeu bastante influencia asiática devido ao grande número de imigrantes da Ásia, isso talvez explique porque eles também adoram a comida super apimentada.

O famoso Barbie termo usado para barbecue (churrasco) também é bastante tradicional e em algumas praias existem churrasqueiras ao ar livre disponíveis! Uma carne muito consumida é a ovelha, voce também poderá experimentar a carne de alguns animais tipicos como canguru, crocodilo e avestruz.

Outros alimentos típicos que você nao pode deixar de experimentar: Vegemite, TIM TAM, Wet Bix, meet pie, sausage rolls, banana bread o mel e o marzipan australiano. A australia é o quarto maior país exportador de vinho, por isso não deixe de apreciar um bom vinho australiano. Também são grandes consumidores de cerveja ( Coopers)

Qual é o Código telefônico da Austrália

Código do país: XX 61 código dos estados: Queensland:( 7); New South Wales:(2), Canberra:(2), South Australia:( 8); Victoria:( 3); Tasmania:(3); Northern Territory:( 8), Western Australia:( 8). Emergência: polícia, ambulância e/ou bombeiros é 000.

Como conseguir o visto para a Austrália


A menos que você seja um cidadão australiano ou neozelandês, precisará de um visto para entrar na Austrália. Portadores de passaportes da Nova Zelândia podem solicitar um visto na chegada ao país. Portadores de qualquer outro passaporte precisam solicitar um visto antes de deixarem seus países. Você pode solicitar diversos vistos diferentes, que incluem vistos de turistas e visto para trabalho de férias, no Consulado australiano mais próximo de você.

Para obter informações mais detalhadas, consulte o site sobre Vistos e Imigração do governo australiano. Caso queira entrar na Austrália com o visto de estudante, é importante saber que o governo é muito restrito em relação a frequencia do estudante no curso, é comum estudantes que não possuem 80% de frequencia no curso serem deportados.

Compras na Australia

(Impostos sobre mercadorias e serviços)

O imposto cobrado (Goods and Services Tax, GST) é de 10%. Você pode solicitar o reembolso do GST pago caso tiver gasto AUD$ 300 ou mais em uma loja, não mais de 30 dias antes de partir da Austrália. Você deve fazer a solicitação através “Tourist Refund Scheme” que estão localizados na área de partida dos terminais internacionais. Para informações mais detalhadas, veja as informações do governo australiano em Tourist Refund Scheme.

Achados e Perdidos na Austrália  Caso você perca algo em um shopping ou na rua, incrivelmente suas chances de encontrá-lo de volta são boas. As pessoas aqui costumam guardar coisas achadas e devolve-los às lojas, ou entregar o objeto nas delegacias de Polícia do bairro ( já soubemos de terem sido devolvido até mesmo dinheiro cash!)

Gorjetas na Austrália

Não é costume como em outros países, e dificilmente lhe será pedido. Você pode dar gorjeta por um serviço excelente se assim desejar. Entregadores de Pizza, Quentinhas à domicílio, Garçonetes de restaurantes, ficam felizes da vida com uma gorjeta de qualquer valor.

Motoristas de táxi também não esperam gorjetas, mas se a corrida der A$ 9,50 e você entregar uma nota de A$ 10, e falar  “keep the change”, eles vão gostar. Os hotéis e restaurantes não adicionam taxas de serviço em sua conta. Nos restaurantes mais sofisticados, é usual dar gorjetas aos garçons de 10% do valor da conta por um bom serviço. Entretanto, a gorjeta é sempre uma escolha sua.

Booking (reserva) é imprescindível em vários lugares. Muitos restaurantes, shows, viagens, atrações e hospedagens, operam somente na base de reserva antecipada. É normal em muitos restaurantes, que você espere eles indicarem ande você irá sentar. Certas atrações e passeios requerem um mínimo de 24 horas de reserva, e dependendo da temporada e do local para qual pretenda viajar, acomodações podem requerer até mesmo meses de antecedência. Sempre ligue para se informar antes de ir.

Dicas de pacotes de viagem para a Austrália

Bem a melhor maneira para ir para Austrália é SEM DÚVIDAS via Chile para quem sair do Brasil. Conselho de quem já experimentou todos os meios possíveis e imaginários para tentar atravessar o mundo! Segue aqui meus comentários de cada opção.

Voos para Australia

Australia via Argentina

Via Buenos Aires e Auckland na Nova Zelandia, geralmente a opção mais barata, mas a experiencia que tive foi terrível! A conexão que era para demorar apenas uma hora acabou durando 24 horas!!! Depois de horas de aguardo no aeroporto, sem ter notícias do que estava acontecendo funcionários da Air New Zealand, e não da Aerolíneas dizeram que o avião estava com problemas técnicos e que deveríamos aguardar.

Até que depois de aguardar um dia inteiro, encaminharam todos os passageiros para hotel e avisaram que nos buscaríam na manhã seguinte porém não podiam confirmar o voo. Na manha seguinte embarcamos, em um avião mal cuidado, velho. Havia um telão no meio do avião, só que estava estragado. Ou seja, não tinha nenhuma opção para entreterimento em um voo que atravessaria o mundo de um lado para o outro! As comissárias mal humoradas, se você for comilão melhor levar uma bolachinha para não passar fome!rss vinho só nos sonhos….se você conseguir dormir né?!!

Indo para Austrália com a Emirates

Compania aérea maravilhosa, serviço de bordo, entreterimento muito bom e comissários super animados! Fiquei amiga da equipe e até tirar foto vestido uniforme consegui! Pena que perdi a fotinha e não vou poder postar! O problema dessa opção é a distância, são quase quinze horas até Dubai, depois seis até Bangkok e depois de mais oito horas de vôo você finalmente chegará em Sydney!

UFA! Eu encarei, mas parei em Bangkok e resolvi ficar um mês relaxando até seguir caminho! Mas, esse caminho extra longo é para que vai para a Australia oriental, como Sydney, Melbourne e outras cidades do lado leste, caso você estiver indo para Austrália ocidental, como Perth por exemplo, a Emirates é a melhor opção, e também o caminho mais curto. O trajeto será São Paulo para Dubai e de Dubai direto para Perth.

Australia via África do Sul

O serviço de bordo não é ótimo, mas depois da Aerolineas experience também não é ruim! Haha O problema é chegar as seis horas da manhã em Johannesburg e embarcar pra Sydney só as seis horas da tarde! E o aeroporto não é muito grande e nem tem nada para fazer ou ver para distrair! Eu resolvi meu problema de espera tendo que procurar minha bagagem!

Já que extraviaram /perderam minha mala, e até por dentro dos bastidores do aeroporto pra achar e reconhecer minha mala eu andei! Chegando em Sydney, eles abriram e revistaram toda a minha mala que por sinal tinha sido destruída na Africa do Sul porque segundo eles a rota Brasil, Africa para Australia é uma rota de entrada para as drogas no país.

Voo via Chile

Caso esteja indo para a costa leste australiana, a Lan Chile é faz a mesma rota que a aerolineas argentinas, a única diferença é que ao invés de parar em Buenos Aires o vôo faz uma parada em Santiago. O serviço da Lan Chile/ Qantas é impecável, uma das melhores empresas aéreas do mundo.

Informações e dicas pra quem viaja pra Austrália

Na troca de aeroporto, para quem chegar em Sydney no Aeroporto Internacional e for para outra cidade Australiana: você provavelmente terá que mudar para o aeroporto do Terminal Doméstico. Em Sydney o dito fica à uns quilômetros do Internacional (muito longe para ir a pé). Existe bem na frente da saída principal do Internacional, um ônibus que só para isso e faz esse trajeto a cada 15 ou 20 minutos. Não lembro o preço, mas custa entre A$ 3 e 5, e por isso é melhor você trocar algum dinheiro em A$ ao chegar.

Note também que vôos longos costumam atrasar, e o tempo gasto na alfândega de Sydney, trocando dinheiro, e mudança de aeroporto, pode demorar até mesmo 2 horas ou mais. Se por acaso você tiver uma conexão aérea para outra cidade, tenha certeza que terá no mínimo 3 horas entre um vôo e outro, caso contrário poderá perdê-lo (como tem acontecido com muita gente).

Shuttle Service

É o nome que se dá as Vans que operam translado do aeroporto até a acomodação (e vice-versa) e eles existem em quase todos aeroportos. Levam até 12 pessoas e respectivas bagagens. Custam mais caro que um ônibus e aproximadamente metade do táxi, e te deixam na porta de casa/hotel. O preço é fixo, e valem a pena, principalmente para que estiver viajando com muita bagagem.

Você pode agendar pelo site do aeroporto. Outra opção boa e mais economica é o metro, que sai de dez em dez minutos e leva em torno de 15 minutos até o City Circle, que são as estações mais centrais e importantes. Caso esteja indo para outros bairros você deve pegar o trem para Central Station e trocar para qualquer outro bairro respectivamente.

Dicas de passeios na Austrália com os amigos

Fraser island com minha querida irmã e amiga Giselle.

Fraser island - Atrações turísticas na Austrália

Fraser island

O que fazer na Ilha da Tasmânia

Tasmânia

Dicas de transporte durante a viagem à Austrália

  • Entre cidades: Caso seu tempo seja curto, apesar das rodovias serem  ótimas, aconselho o transorte aéreo já que as distancias entre cidades sao longas e poderá encontrar passagens de companias mais economicas como Virgen Blue e  Easy Jet.

Caso  prefira viajar por terra existem onibus turisticos que fazem a costa ou outros lugares, também é possível alugar um carro, nas rodovias possuem diversas lanchonetes “drive thru”, banheiros públicos e “Rest areas”, que são áreas para descanso, com mesas para picnic, banheiros algumas permitem inclusive a pernoite (dormindo no carro) de graça. Porém nem tudo são flores, lembre-se que a direção na Australia é mão inglesa e dependendo da área deve tomar cuidado com os cangurus na estrada!

  • Nas cidades: todas as cidades possuem um tipo de cartão passe, podendo ser de uso diário, semanal, mensal, annual para cada tipo de transporte ( ferry, onibus, trem) ou também com todos os tipos de transporte ou também atividades ou parques, você encontra nas lojas de conveniencia ou nos Visitor Centres, independente da sua necessidade, os cartões passe sempre oferecem uma boa economia!

Os taxis possuem alguns pontos determinados, mas você também poderá para-los na rua, mas já aconteceu diversas vezes comigo de não aceitarem a corrida por não ser muito longe etc.. por isso sempre tenha em mãos telefones de cia de taxi local! Para maiores informações: Taxi em NSW

Pôr do sol em Sydney

Sydney

Wineglass Bay na Tasmania

Wineglass Bay na Tasmania.

Pôr do sol da torre de Sydney

Vista da torre de Sydney

Australian Tourist Information / Visitor Centres

Pode ser facilmente encontrado nas principais ruas das cidades e pontos turísticos, disponibilizando mapas da cidade em que você estiver grátis, ou também pagar Au$ 7 por um mapa completo.

Feriados Nacionais da Austrália
Ano Novo – 01/01 & 03/01
Australia Day – 26/01
Good Friday – 22/04
Easter Saturday – 23 / 04
Easter Monday -25 / 04
ANZAC Day –  25 / 04
Queen’s Birthday – 13/ 06
Christmas –  25 / 12  & 27/12
Boxing Day –  26 / 12

O que fazer na Austrália e quais são os eventos mais procurados

Se tem algo que eu amo da Austrália são os festivais de música!!! Existem para todos os os gostos, os meus favoritos são Good Vibration (diferentes cidades) e Field day (Sydney). Acesse o link e veja todos os festivais de acordo com as regiões: Festivals of Australia

  • Janeiro: Australia Day dia 26 é a comemoração de aniversário do país, em Darling Harbour (Sydney) sempre há alguma comemoração e galera andando pela rua como na foto.
  • Março: Formula 1 – No primeiro final de semana do mês, em Melbourne.
  • Abril: International Surf competition – Final de semana da páscoa, em bells beach. Melbourne International Comedy Festival – Durante as 3 primeiras semanas, comediantes do mundo todo se apresentam em bares e ao ar livre.
  • Julho: Camel Cup – No último final de semana, corrida de camelo, Alice Springs.
  • Setembro: Australia Rugby League Grand Final, em Sydney.
  • Novembro: Melbourne Cup, corrida de cavalos muito tradicional que pára o país!
  • Dezembro: Carols by candle lights, celebração do Natal – Sydney e Melbourne.  Yatch Race, dia 26 de dezembro Sydney Harbour fica lotada de iates para dar largada para uma corrida até Hobart ( Tazmania) Réveillon, no dia 31 de dezembro na harbour de Sydney ocorre uma das maiores queimas de fogos de artifício. Imperdível!

Principais atrações turísticas por região

  • New South Wales: Sydney, Blue Mountains, Hunter Valley, Byron Bay, Lake Macquarie, Port Stephens, Jervis Bay, Kiama, Camberra, Ninbin.
  • Victoria: Melbourne, Great Ocean Road, Twelve Apostles, Philip island, Yarra Valley, Great Alpine road.
  • Queensland: Surfers Paradise, Fraser island, whitsundays, Cairns, Port Douglas, Great Barrier Reef.
  • South Australia: Clare Valley, Kangaroo island
  • Northern Territory: Darwin, Alice Springs, Uluru
  • Western Australia: Perth, Margareth river, Wave rock, Cable beach, Bungle bungles, Gyorn paintings, Karijini Natiional Park.
  • Tasmania: Flinders islands, Cradle Mountain, Wine bay.

Meus australianos favoritos: Pete Murray, Angus and Julia Stone, Eskimo Joe, The Veronicas.

Comentários no Facebook

Deixe um comentário