Dicas de viagem para Budapeste – Conheça a Hungria!

Viajar para Budapeste
20/05/2013

Viajar para Budapeste!

Ao contrário do que muitos pensam, a cidade de Budapeste não é uma fusão entre apenas duas cidades, mas sim entre três cidades! A cidade de Óbuda, que significa Buda Antiga e que atualmente é um bairro, foi inicialmente a capital do país, porém o outro lado do rio começou a ser povoado, sendo conhecido pelo nome de Peste que mais tarde começou a se destacar comercialmente. Em frente à Peste foi construído depois um castelo real e a localização passou a ser chamada de Buda, tornando-se depois a capital húngara.Mais tarde as três cidades Buda Antiga, Buda e Peste fundiram-se formando então a cidade de Budapeste, que atualmente é a sexta maior cidade da união européia.

Talvez seja por ser três cidades em uma que Budapeste tenha tanto a oferecer! A cidade é uma ótima opção de turismo para casais, grupos de amigos ou para quem está viajando sozinho mesmo. Explicarei porque ao longo do post.

Como chegar em Budapeste, vindo de outras cidades da Europa

Cheguei em Budapeste de ônibus, a empresa chama-se Eurolines (clique aqui para acessar o site ), como estava em Viena, a viagem durou em torno de 3 horas e foi muito tranquila. A passagem custou 5900 HUF ou 20 euros. Quando comprei a passagem achei um pouco confuso porque estava comprando uma passagem de ônibus, mas na passagem informava como saída a estação de metro U3, quando cheguei na estação não havia nenhum sinal de ônibus ou parada de ônibus, mas antes de sair da estação tem uma padaria/ cafeteria que me informou que o tinha um terminal de ônibus saindo da estação, na outra ponta dela do lado direito da rua. A cafeteria inclusive tinha muita coisa gostosa! Acabei tomando um MEGA café da manhã lá e super recomendo! Infelizmente perdi o nome, mas é a única descendo na estação…então não tem erro! ;D

Transfer em Budapeste para turistas

Já em Budapeste no terminal de ônibus, eu peguei outro ônibus do tipo transfer, que faz o terminal rodoviário para a cidade e o preço dependerá do local em que estiver indo na cidade. Essa empresa possui transfer para aeroporto e outras localidades e dá para comprar os bilhetes online: clique aqui para ir para o site da empresa!

Turismo em Budapeste

Passeio turístico em Budapeste

Chegando as margens do rio Danúbio, agora com a vista da cidade de Budapeste, fiquei maravilhada com tudo o que vi as margens do rio. O castelo, as pontes ricas em detalhes que ligam as cidades, flores e apesar do frio, o dia estava super ensolarado o que ajudou a “decorar” ainda mais o visual. O que pensei? Sim…um lugar muito romântico! Perfeito para ir com alguém especial. Continuei caminhando até encontrar o ponto onde iria pegar o ônibus hop on hop off. Em Budapeste existem diferentes empresas, eu acabei escolhendo a Big Bus Tours, paguei 6.000 HUF/€20.00 no preço estava incluso tour por 48 horas + passeio tour no Danúbio ambos com comentários em diversos idiomas, inclusive português. Site BIG BUS TOURS

Embarcando no ônibus de turismo em Budapeste vi que a beleza se espalhava por toda a cidade. A arquitetura da Hungria com edifícios com detalhes em mosaico, revela o poder e riqueza da cidade que já dividiu com Viena capital e poder na época do Império Austro-Húngaro. A cidade de Budapeste possui diversos parques, cafés e restaurantes todos super movimentados me fez até pensar que estivesse no verão por algums minutos….até encontrar restos de neve pela grama ou pela rua! Sentando em um desses cafés e pesquisando mais sobre a cidade, achei diversas opções de festivais, teatros, museus, lojas, entre outros. A cidade oferece muita coisa, por isso também pode ser considerada um opção de viagem em grupo de amigos! Em seguida, vou listar alguns dos lugares que fui e que aconselho quem estiver passando por Budapeste não deixar de conhecer!

Informações e curiosidades sobre Budapeste

Idioma oficial em Budapeste:

Húngaro. Já se fala bastante inglês na cidade, mas praticamente tudo é escrito em húngaro.Um ponto importante para destacar falando no tour hop on hop off, é que poucas pessoas falam inglês, talvez eu ache que são poucas porque estava em Viena antes e lá naão tive problema algum com isso. Mas de qualquer forma, as pessoas que encontrei que falavam, falavam muito muito mal! A guia do tour foi o maior exemplo disso! Ela naão conseguia responder as perguntas que eu fazia, por outro lado o que falta de inglês nas pessoas para falar com os turistas, sobra paciência para ajudar! Eles fazem de tudo para ajudar mesmo! Então no final acaba dando tudo certo!

Praça dos Heróis em Budapeste

Praça dos Heróis

Pontos históricos de Budapeste

Pontos históricos em Budapeste

Restaurantes em Budapeste: Onde comer

ROBINSON RESTAURANT sem dúvidas uma atração a parte! Lugar perfeito para experimentar a culinária da Hungria ou também internacional. O restaurante fica localizado em uma ilha própria no Citypark, na lagoa Városligeti tem uma vista e decoração linda e romântica com direito a lareira! Dizem que no verão abrem o terraço e pode ter uma vista linda do lago. #superquerovoltar!

Gundel: É o restaurante mais renomado da Hungria por anos! Muito famoso, infelizmente não jantei  no restaurante, fui apenas na patisserie.

Bite Bakery Café: Cafeteria húngara especializada em pretzels! 😀

Alexandra Bookcafe: O lugar é lindo e chique! Com o interior muito luxuoso, é um lugar perfeito para quem estiver na cidade durante o inverno…. parecia que estava tomando café em um palácio! Endereço:1061 Budapest, Andrássy út 39.

Dicas de viagem para Budapeste

BUDAPEST CARD com esse cartão tem transporte público, guia e descontos em diversos lugares. Por 24hrs, 48hrs ou 72hrs. Pode ser encontrado no aeroporto, pontos de informaçaão turísticas e alguns hotéis.

FUNZINE uma revista impressa que você pode encontrar em diversos estabelecimentos, é de graça e possui muitas dicas para turista.

Vásárcsarnok – Central Market: Bom lugar para comprar souvenir ou experimentar guloseimas. É como um mercado municipal nosso. Para quem quer fazer compras de artigo de luxo deve ir para Av. Andrassy é como a Champs Elysées húngara.

Gerbeaud: Desde 1858 (ai como amo isso da Europa!) vale a pena dar uma passadinha pelo menos para comprar algo para levar! Gerbeaud website

St.Szent Istvan Bazilika: Muito linda, não deixe de conhecer por dentro. Também é possível subir e ter uma vista da cidade. Procure chegar cedo, porque mais tarde a fila é gigante.

Hungarian State Opera House: Super recomendo visitar por dentro, tão bonita quanto a de Viena.

Memorial da vítimas atiradas no Danúbio: 1051 Roosevelt tér – Kossuth tér

Memorial das vítimas atiradas no Danúbio Budapeste

Memorial das vítimas atiradas no Danúbio em 1944 – 1945

Comentários no Facebook

Deixe um comentário