Chefchaouen, a cidade azul no Marrocos

Porque chefchouen é azul
04/10/2017

Chefchaouen, a cidade azul no Marrocos

O nome da cidade significa “ver os chifres” no idioma berbere. Porque Chefchaouen fica entre os picos Tisouka e Megou, que quando vistos de longe, parecem dois chifres.

A cidade nem sempre foi azul, existem diversas histórias que explicam a cor. Até de que foi pintada dessa forma para espantar mosquitos! Mas de acordo com os locais, ela foi pintada como símbolo de paz, quando os muçulmanos conseguiram expulsar e retomar a cidade do domínio dos judeus e espanhóis.

A parte turística da cidade que é azul, é a parte antiga. Muito pequena e possível de conhecer em um único dia.

tours-e-passeios-pra-chefchaouen

A Medina de Chefchaouen foi com certeza a mais agradável que conheci no Marrocos. Primeiro porque o azul já torna o ambiente mais leve, segundo e não menos importante, porque ninguém ficou tentando nos oferecer nada, nem ficar arrancando dinheiro da gente a qualquer custo. Espero que com o tempo, Chefchaouen não ganhe o desespero e a malícia das cidades maiores. Conseguimos entrar nas lojas, olhar e perguntar, parecíamos estar em uma lojinha em qualquer outro lugar do mundo.

Como os arredores de Chefchaouen é bem montanhoso, é possível fazer diversas caminhadas e trilhas para admirar a cidade de longe, a paisagem ou o pôr do sol ou até curtir algumas cachoeiras próximas para quem gosta.

O que fazer em na cidade azul do Marrocos Chefchaouen

Como chegar em Chefchaouen

A cidade conhecida mais próxima de Chefchaouen é Tanger, que está a 115km. Um motorista de Tanger para Chefchaouen custa 600 Dirhans. Por isso para quem esta na Espanha e quer conhecer Chefchaouen, não é tão complicado.

Já de Fez, onde eu estava são 200km. A melhor forma de chegar na cidade azul marroquina é de carro. Para quem não quer alugar um carro ou prefere não dirigir, você pode contratar um motorista no seu hotel em Fez, o preço fica em torno de 3500 dirhams, que são 350 euros.

A CTM é uma empresa de ônibus que liga Chefchaouen a diversas cidades, incluindo Fez. A passagem custa 75 Dirhams. Essa mesma empresa de ônibus faz várias cidades no Marrocos e é uma ótima opção para viajar entre cidades que não tem acesso de trem. O problema de ir de ônibus para Cidade Azul é que geralmente lota, por isso é importante comprar ida e volta com antecedência.

Onde se hospedar em Chefchaouen

Não existem muitas opções de hotéis e não espere muito. Nos hospedamos no Dar Mounir, a internet é ruim mas o atendimento foi tão bom que não dá nem coragem de reclamar. Eles foram muito queridos.

Como chegar na cidade azul do Marrocos

Leia também

O que fazer em Marrakech

Roteiro de viagem pelo Marrocos

Hotel de Luxo em Marrakech

Porque Paris pode estragar sua vida

Comentários no Facebook

Deixe um comentário