Viagem para o Chipre – dicas de turismo e passeios pela Ilha

Viagem para o Chipre
12/07/2016

Dicas de Viagem para o Chipre – Informações e curiosidades de viagem

O Chipre é um país muito curioso. Por isso, resolvi fazer um post com um pouco de informações das quais me instigaram a conhecer a ilha. Espero que estas poucas informações os instiguem a procurar conhecer este país mais à fundo e quem sabe, fazer como eu, programar uma viagem.

Petra Tou Romiou

Nicosia na ilha de Chipre

Onde fica o Chipre

O Chipre é uma ilha do Mediterrâneo, fica ao sul da Turquia e próxima da costa da Síria. A ilha pode parecer pequena, mas é uma das maiores do Mediterrâneo. Com registros de habitantes deste a época do período Neolítico. Muitos povos por ali se ocuparam, Egípcios, Romanos, Árabes, Otomanos, se tornaram colônia da Inglaterra e hoje é um país independente e dividido, ao sul por gregos e ao norte por turcos. Mesmo com a sua divisão, conhecida como “green line”, todo país pertence a União Européia, mesmo tendo uma parte da ilha em que seu governo não possui controle. Para quem se interessa, em conhecer a outra parte da ilha, é possível cruzar a fronteira por apenas um dia.

Além dessa parte histórica, que confesso ter achado bastante confusa inicialmente, o Chipre também atrai pela história mitológica. Foi ali, em Paphos, que nasceu Afrodite. A deusa do amor e da fertilidade. Por esse, entre outros motivos, o Chipre tem uma grande importância na mitologia grega.

Onde fica a Ilha de Chipre

Apesar de ser um destino bastante exótico e incomum para os Brasileiros, o Chipre é um destino de férias bem comum para os europeus. Principalmente ingleses, de quem a ilha demonstra forte influência colonial. A direção do lado esquerdo, é um bom exemplo disso.

Informações para sua viagem

O grego e o turco são os idiomas oficiais. Porém o inglês é amplamente falado. O Chipre adotou o Euro como sua moeda oficial desde 2008.

Quando viajar para o Chipre

O Chipre possui um verão longo, que vai de maio a outubro. Com temperaturas altas e pouca chuva. A temperatura da água pode variar entre 22 a 27 graus no verão.

Como chegar no Chipre

Não existem vôos diretos do Brasil para lá. A melhor forma e também a mais barata que eu encontrei, foi via Itália pela Ryanair. A empresa tem vôos duas vezes na semana do aeroporto de Campino em Roma para Paphos. O valor fica em torno de 60 euros, ida e volta.

Hotéis no Chipre – Onde se hospedar

Apesar do potencial turístico da ilha. Achei que a quantidade de opções de hotéis e resorts de luxo bem limitada em toda ilha. Alguns se vendem como tal, mas a qualidade é inferior. Alguns hotéis de luxo da ilha são: Almyra, Anassa e Amatheus. Me hospedei no Almyra e no Anassa e super recomendo ambos. O Amatheus não conheci, porém por ser um hotel Leading Hotels of the World, acredito no padrão e qualidade.

Atrações turísticas do Chipre

O que fazer no Chipre? A Ilha possui diversas opções de turismo. Com praias, sites arqueológicos, igrejas e vinhedos.

A região que achei mais agradável e que mais gostei de conhecer, foi o distrito de Paphos. Alguns lugares que fui e recomendo: Peyia, Petra Tou Romiou e Península de Akamas no distrito de Paphos. Kourion, Santuário de Apolo e Povoado de Omodos próximos ao distrito de Limassol.

Praias do Chipre

As mais conhecidas são: Petra Tou Rociou, Blue Lagoon, Nissi beach, praias da área de Protaras e Ayia Napa.

Sites úteis:

Cyprus island

Praias do Chipre

Comentários no Facebook

Deixe um comentário