Informações e curiosidades de viagem para o Chipre

O Chipre é um país muito curioso. Por isso neste post reuni um pouco de informações das quais me instigaram a conhecer a ilha além de algumas dicas de viagem. Espero que estas poucas informações os instiguem a procurar conhecer este país mais à fundo e quem sabe, fazer como eu, programar uma viagem para as belas praias de Protaras e Ayia Napa e conhecer o berço da Deusa do amor Afrodite em Petra Tou.

Petra Tou Romiou

Nicosia na ilha de Chipre

Onde fica o Chipre

O Chipre é uma ilha do Mediterrâneo, fica ao sul da Turquia e próxima da costa da Síria. A ilha pode parecer pequena mas é uma das maiores do Mediterrâneo. Com registros de habitantes deste a época do período Neolítico.

Muitos povos por ali passaram como egípcios, romanos, árabes, otomanos, se tornaram colônia da Inglaterra e hoje é um país independente e também dividido. Ao sul por gregos e ao norte por turcos.

Mesmo com essa divisão, chamada de Green Line, todo país pertence a União Européia, mesmo tendo uma parte da ilha em que seu governo não possui controle.

Para quem se interessa, em conhecer a outra parte da ilha, é possível cruzar a fronteira por apenas um dia.

Além dessa parte histórica, que confesso ter achado bastante confusa inicialmente, o Chipre também atrai pela história mitológica. Foi em Paphos, que nasceu Afrodite. A deusa do amor e da fertilidade. Por isso o país tem grande importância na mitologia grega.

Onde fica a Ilha de Chipre

Apesar de ser um destino bastante exótico e incomum para os brasileiros, o Chipre é um destino de férias bem comum para os europeus. Principalmente ingleses, de quem a ilha demonstra forte influência colonial. A direção do lado esquerdo, é um bom exemplo disso.

Como chegar

Não existem vôos diretos do Brasil para lá. A melhor forma e também a mais barata que eu encontrei, foi via Itália pela Ryanair. A empresa tem vôos duas vezes na semana de Roma para Paphos. O valor fica em torno de 60 euros, ida e volta.

Atrações turísticas

A Ilha tem muitas atividades das mais variadas, como praias, sites arqueológicos, igrejas e vinhedos.

A região que mais gostei de conhecer foi o distrito de Paphos. Sendo Peyia, Petra Tou Romiou e Península de Akamas meus prediletos de toda viagem.

Os lugares que mais gostei em Limassol foram Kourion, Santuário de Apolo e Povoado de Omodos.

Melhores praias 

As praias são lindas. Com destaque para Petra Tou Rociou (onde nasceu Afrodite), Blue Lagoon, Nissi Beach e as praias de Protaras e Ayia Napa. Todas essas são as mais famosas.

Informações para sua viagem

O grego e o turco são os idiomas oficiais, e o inglês é amplamente falado. O euro é a moeda oficial desde 2008.

Melhor época para viajar

O verão é longo e vai de maio até outubro. Com temperaturas altas e pouca chuva. A temperatura da água pode variar entre 22 a 27 graus no verão. Evite o alto verão, quando as praias ficam lotadas.

Onde se hospedar em Paphos e Limassol

Os melhores hotéis em Paphos são o Almyra, Anassa e o Amatheus. Me hospedei no Almyra e no Anassa e super recomendo ambos. O Amatheus não conheci, porém por ser um hotel membro da Leading Hotels of the World acredito no padrão e qualidade.

Em Limassol os mais recomendados são o Amathus e o Alasia. Como gosto muito de praia, os lugares que mais gostei de conhecer foram em Paphos. Hoje se fosse organizar minha viagem, não iria para Limassol.

Sites úteis

Cyprus island

Leia também

Roteiro pelas praias do Algarve em Portugal

Viagem para Zanzibar na Tanzânia

Ouarzazate, Oásis de Skoura e Montanhas Atlas no Marrocos

Praias do Chipre

2 thoughts on “Dicas e informações de viagem para o Chipre”

  1. Olá, tudo bem? Eu não entendi “Para quem se interessa, em conhecer a outra parte da ilha, é possível cruzar a fronteira por apenas um dia.”…qual parte da ilha? Vou em agosto e gostaria de visitar toda a ilha e fiquei confusa com esta observação…Obrigada

    1. Olá Vanessa! Tudo bem e você? Como comentei no post, o Chipre é um país dividido. Ao sul por gregos e ao norte por turcos. Existe o que eles chamam de “Green Line” uma fronteira. Não deixe de ir para Petra Tou em Pafos foi o que eu mais gostei da viagem. Bjs e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *