Londres é caro? Custo e qualidade de vida em Londres

05/02/2018

Custo e qualidade de vida em Londres

Londres tem fama de ser uma cidade extremamente cara. Quando meu marido e eu resolvemos mudar do Rio de Janeiro para Londres era só o que nós ouvíamos. Além das pessoas afirmarem que o custo de vida na cidade é muito caro, a conversão do real para libra ajudava na impressão de que uma temporada em Londres seria algo só possível nos sonhos.

Roteiro 4 dias de viagem em Londres

Será que isso é realmente verdade? Esse ano pudemos sentir na pele como é morar em Londres e posso dizer que não é bem assim. Afirmar que Londres é caro é uma meia verdade. Calma, vou explicar melhor…

Na cidade onde se vê Maclaren e Aston Martin estacionadas na rua como se fossem carrinhos de pipoca, realmente certas coisas podem ser bem caras. Londres é uma cidade muito rica e desenvolvida, e claro que terá exemplos de luxo e exclusividade.

Existe uma lista dos fornecedores Reais aprovados. De lingerie a trufas, em que tudo passa pelo crivo de qualidade da realeza e quando aceitos, ganham um selo que certamente se reflete no preço dos produtos.

Os lugares mais fotogênicos de Londres que vão bombar seu Instagram!

Voltando pra realidade da análise do custo e qualidade de vida em Londres, fiz uma lista mencionando alguns dos principais ítens.

Aluguel em Londres

Hospedagem e transporte são inquestionavelmente caros. Aliás, esteja preparado pra dedicar tempo e muita paciência para encontrar um lugar para morar em Londres. O mercado é muito aquecido e os contratos bem frágeis. Acomodação em Londres é um capítulo à parte, que demanda muito planejamento para se ter sucesso e merece um post exclusivo no assunto.

Adiantando um pouco, o custo vai depender da área, se considerarmos um quarto para uma pessoa nas zonas 2 ou 3, custa em média £140 por semana. Já um imóvel de um quarto custa em torno de £1000 no mês. Geralmente no aluguel do quarto extras como internet, gás e eletricidade já estão incluídos.

Os custos extras ficam em torno de £70. Sendo água £20 mensais, com opção de pagar também anualmente. Alguns edifícios, a água já está incluída no valor do aluguel.

O mínimo de gás e eletricidade para uma casa pequena é de £50 para eletricidade e £40 para gás.

Valores para internet residencial vão desde £12 a £45 mensais. O valor assim como no Brasil depende da prestadora e da velocidade.

Para decorar e mobiliar a casa, a melhor dica é a loja da Ikea. É de pirar os valores dos móveis e utensílios para casa!

Impostos no Reino Unido

Acredito que se tem que avaliar a vida como um todo. Os impostos são altos no Reino Unido, mas existe um retorno evidente para o cidadão. Saúde e educação são serviços públicos gratuitos e de qualidade. No Brasil paga-se duas vezes, paga-se imposto pela saúde e novamente no plano de saúde. Sempre levo em consideração a comparação da qualidade do que recebo e valor pago. Receber zero e pagar muito fica caro demais!

Entendo que um jovem em Londres pode achar os impostos caros, pois ele não tem filhos na escola e não usa o hospital. Usufrui “pouco”! Entretanto quando ele tem que estudar e vai pra uma biblioteca pública (todo bairro tem uma), com wifi excelente, ele não lembra dos impostos.

Transporte público

Um bilhete unitário de metro é muito caro. Mas ninguém paga o bilhete unitário, todos residentes fazem o cartão mensal ilimitado por zona que derruba o valor para 1/4 do preço. A rede de metro de Londres é uma das mais extensas do mundo, e juntamente com o ônibus, impecável e preciso, você pode ir a qualquer lugar. Algumas linhas de metro são 24hs.

Para quem viaja também há um cartão com opções de transporte público mais em conta que o bilhete unitário.

Veja mais informações do transporte público em Londres

Alimentação

Se pensarmos em alimentação, vestuário e lazer, mesmo convertendo de real para libras, algumas coisas podem ser bem acessíveis. Claro que tudo vai depender de onde você mora no Brasil, mas se compararmos com grandes cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, que seria o meu caso, Londres tem seu lado favorável. Importante levar em consideração que devemos analisar o tamanho da cidade para compararmos o custo de vida.

O custo de uma refeição em restaurantes mais baratos e médios pode variar entre £25 a £50 por casal. Restaurantes com estrela Michelin ou mais renomados o céu é o limite.

As marcas dos supermercados, conhecidas como marcas brancas são muito boas, até porque os supermercados convidam grandes fornecedores a produzirem para eles. De todos os lugares que já morei, os supermercados de Londres foram de longe os que mais encontrei opções de produtos de marcas brancas.

Algo comum também é comprar online, você consegue encontrar vários produtos em promoção, não precisa carregar sacolas no metro e o melhor de tudo, não precisa pagar pela entrega.

Dicas de restaurantes em Londres

Vestuário

Roupas independente da marca, de Primark até marcas de alto luxo, tem muito mais opções e geralmente mais baratas. Uma calça jeans em lojas como H&M ou Primark pode custar £10.

Qualidade de vida

Londres é aquela cidade que oferece possibilidades para todos. Academia é um ótimo exemplo, tem várias por £10 a mensalidade e o primeiro mês gratuito. E digo que são melhores que a maioria das academias do Rio. Claro, para quem tem o orçamento alto existem alguns clubes e academias fabulosos em que o céu (de novo) é o limite.

O bilhete do cinema custa entre £8 a £10, com opções de cinema interno ou ao ar livre no verão.

Além disso, a cidade oferece diversas opções de lazer gratuitas, como parques e museus com entrada livre. Meu programa predileto é comprar um vinho e fazer um piquenique no parque. Londres é uma das cidades com maior zona verde do mundo! São muitos parques, sério!

Veja aqui uma lista de atividades em Londres.

Viagens partindo de Londres

Sinceramente não consigo imaginar uma cidade no mundo com tantas opções de vôos, sistema ferroviário de altíssima qualidade e empresas com vasta opções de passeios do tipo “day tours”. Com opções de passeios tanto para regiões próximas como para outros países gastando muito pouco.

Em termos aéreos, é o que mais me deixa doida no bom sentido. São 4 aeroportos, com voos para qualquer lugar do mundo, das mais diversas empresas aéreas, sendo várias delas do tipo “low cost”, que oferecem passagens para vários destinos da Europa mais barato que um combo do Mcdonalds.

Custo e qualidade de vida em Londres

Longe de mim em dizer que Londres é uma cidade barata para viajar ou viver, mas certamente está longe de ser um lugar impossível. Com certeza para quem viaja acaba se assustando com os preços ao converter os valores de libra para real. E com isso fica com a impressão ainda maior de que a vida aqui é bem mais cara que no Brasil.

É importante entender seu objetivo de vir para Londres, compensar o que terá de negativo e aproveitar o que tem de positivo. Se você estiver pensando em vir somente para estudar, claro que tudo vira custo. Já se você vier para trabalhar a coisa muda. Em geral em países desenvolvidos, os salários acompanham os preços e o custo de vida, diferentemente do Brasil onde a renda, e o custo de vida podem variar em direções opostas.

Se você estiver aberto a mudança você vai encontrar um mundo de oportunidades em Londres. Mudar de país é mudar de estilo de vida, estar aberto a conhecer coisas novas para se adaptar ao local. Experimente novas marcas, novas atividades. Caso contrário dificilmente você irá conseguir se adaptar em Londres ou em qualquer outra cidade que não seja a sua.

Leia também

Roteiro de viagem pelo Reino Unido

No que a Europa me transformou

Hotéis de luxo em Londres

Diferenças entre o português de Portugal e do Brasil

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

2 Comentário:Londres é caro? Custo e qualidade de vida em Londres

  1. Bichoturista

    Ótimas considerações, Karina.

    • Karina Sell

      Obrigada! Boa semana 😘