Ilhas Maldivas, dicas e informações importantes para sua viagem!

Dicas de Viagem para as ilhas Maldivas
17/10/2014

Ilhas Maldivas, dicas e informações importantes para sua viagem!

Além das águas cristalinas e das lindas paisagens pouco se sabe sobre as ilhas Maldivas. Eu mesma confesso que comecei a pesquisar e tentar saber um pouco quando estava com minha viagem marcada. Caso também esteja planejando uma viagem pra esse paraíso, e quer saber um pouco mais ou está simplesmente curioso, seguem algumas informações bem resumidas que vão além de suas paisagens!

As Ilhas Maldivas consistem em aproximadamente 1200 ilhas que podem chegar à até 800km de distância entre norte e sul. Algumas dessas ilhas são minúsculas e a maioria delas são ilhas resorts.

Diferença entre as ilhas

Cada ilha resort, possui “liberação” para explorar e fazer atividades turísticas em sua área. Por isso, e também pela distância entre uma área e outra, é tão importante ver em que área sua ilha resort está localizada, o que é possível fazer dentro da reserva deles.

É possível surfar em algumas ilhas e em outras não. Então verifique porque é realmente inviável ficar se locomovendo por lá para fazer turismo.

Ilhas Maldivas dicas de viagem

Guia de viagem para as Ilhas Maldivas

Qual é a melhor época para viajar para as ilhas Maldivas?

Uma das coisas que fiquei maravilhada foi com a temperatura da água. Em torno de 26 graus celsius. Muitos mergulhadores nem sequer utilizam roupas de mergulho. Eu mesma, não utilizei roupas, cheguei à mergulhar à 23 metros, e a temperatura da água continuava super agradável. A temperatura externa também é quente o ano todo em torno de 24C e 33C. Já as chuvas são um pouco imprevisíveis.

A época de chuva nas ilhas Maldivas é de maio à novembro. Como fui setembro estava com muito medo de pegar chuva, no primeiro dia assim que chegamos estava chovendo, olhei a previsão do tempo, todos os sites que sempre vejo estavam com previsão de tempestade para todos os dias que estivesse lá. Comentei com o pessoal do resort, eles falaram que era imprevisível o tempo lá e que a previsão é incerta. E foi!

Na parte da tarde a chuva parou, à noite choveu novamente e na manhã seguinte acordamos com um arco- íris lindo bem na frente do nosso bangalô! Todos os outros dias fizeram sol! A alta estação vai de dezembro à fevereiro, quando a menos chances de chuva. Para quem curti surfar a melhor época para viajar para as Maldivas é de março à outubro.

Qual a melhor época para viajar para as ilhas Maldivas

Qual é a Capital das ilhas Maldivas?

Mesmo com a população aumentando nas últimas décadas, as Maldivas continuam sendo a menor nação independente do mundo com 360 mil pessoas. Sendo a maioria na ilha e capital das Maldivas, Malé. Com mais de 100 mil habitantes, a capital das ilhas Maldivas, é possivelmente a menor capital urbana do mundo.

Para quem tiver interesse em visitar a capital das Maldivas, Malé possui várias mesquitas e como fiéis muçulmanos, mesmo nas ilhas menores é possível encontrar pelo menos uma ou duas mesquitas que eles utilizam para rezas diárias.

Capital das ilhas Maldivas - Malé

Malé

Históricos que escavaram diversas partes de diferentes ilhas nas Maldivas, descobriram que pessoas já viviam por ali desde 300a.c! As ilhas Maldivas sempre foram mencionadas por exploradores navais de diversas regiões. Como chineses, árabes e europeus. Por isso, sua cultura recebe uma mistura de influências vindas principalmente do sul e leste da ásia e também da África, esta é possível ver sua influência na dança e na música.

Qual é o Idioma nas Maldivas?

O idioma oficial é o Divehi falado somente nas Maldivas e em Minicoy, uma ilha próxima as costa da Índia. Total de 300 mil pessoas que falam a língua!

Moeda local

Mesmo a moeda local sendo o rufiyaa, você vai utilizar o dólar ou euro em qualquer resort que você se hospedar nas ilhas Maldivas. Caso resolva passear pela capital das Maldivas, é importante levar o dinheiro local.

Comida e pratos típicos das ilhas Maldivas

A comida que você irá comer no resort nas Maldivas será bem internacional. Quanto melhor o resort mais opções e estilos de cozinhas, com destaque para peixes e frutos do mar. Para conhecer melhor a comida típica deles você provavelmente terá que fazer um tour pela capital das Maldivas, os pratos mais típicos são rihaakuru, masroshi ambos de à base de peixe, frutos do mar e curry. Caso goste de pimenta, não deixe de experimentar a pimenta típica deles. Mas cuidado, é ainda mais picante que a mexicana jalapeno ou malagueta, as mais conhecidas pelos brasileiros.

Pratos típicos das Ilhas Maldivas

Para quem gosta de comprar souvenirs típicos em viagens, a melhor opção e mais tradicional é a laca típica de lá. Você encontrará em diversas formas e cores. Infelizmente, a produção esta caindo drasticamente, de acordo com pesquisas recentes já é uma arte perdida. 🙁

Artesanato ilhas Maldivas

Esse vasinho feito com a laca típica ganhamos do Four Seasons Landaa.

A economia local é baseada na pesca e no turismo. E possui um dos maiores PIBs do sul da Ásia atualmente! Com 98% da população alfabetizada as escolas seguem o sistema britânico de educação e o inglês é largamente falado pela população das ilhas Maldivas.

Informações importantes para viajar para as Maldivas

  • Não é preciso de visto para entrar nas ilhas Maldivas como turista
  • Brasileiros precisam de carteira de vacina internacional de febre amarela
  • Não pode trazer nenhum tipo de bebida alcóolica. Então se estiver pensando em comprar alguma bebida no Free shop, na conexão do seu vôo antes de chegar no aeroporto da capital das Maldivas, esqueça! Você além de perder sua bebida na entrada, ao fazer a imigração ainda corre o risco de pagar uma multa por isso. Ainda que seja apenas uma garrafa!

Informações importantes para viajar para as Maldivas

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

2 Comentário:Ilhas Maldivas, dicas e informações importantes para sua viagem!

  1. Ana

    Olá Karina, já te sigo no instagram há tanto tempo e não sabia que você tinha blog, que surpresa excelente! Você disse que não usou roupa de mergulho. Você usou biquini mesmo? Ou camiseta/bermuda de neoprene? Muito obrigada!

    • Karina Sell

      Oi Ana! Nada de neoprene, só biquini mesmo! Tem gente que gosta de colocar a roupa de neoprene porque acha mais confortável etc. Se for só pela temperatura da água mesmo, é super tranquilo! Obrigada pela visita! Seja bem vinda por aqui também! Se precisar de alguma outra sugestão só deixar nos comentários! Beijo e boas viagens!