Dicas importantes do Marrocos, não viaje sem ler!

praça Jemaa El-Fna
22/09/2017

Dicas importantes do Marrocos

Marrocos é seguro?

Não tive nenhum problema durante minha viagem no Marrocos, mesmo nas grandes cidades. Andei com minha câmera fotográfica e celular nas mãos o tempo todo.

Mas mesmo não tendo nenhum problema, o Marrocos não foi um lugar que eu me senti segura, principalmente em Marraquexe e Fez. As pessoas ficam oferecendo ajuda ou informação para depois tentar te arrancar dinheiro e isso acontece o tempo todo. É bem desagradável e faz a viagem ficar um pouco irritante.

Não recomendo sair em Fez à noite. Peguei um taxi lá e o taxista fez questão de ligar para o meu hotel e pedirem para me buscarem na porta do carro. Ele não deixou eu sair de maneira alguma, e quando me viu usando o celular dentro do carro trancou a porta.

Teve um momento, em que ele parou para ver o endereço do meu hotel, e um rapaz chegou no carro e começou a falar em árabe com ele, ele só falava que não, o rapaz começou a tentar falar comigo, ele arrancou o carro bravo e falou em francês algo como “sangue suga” ou “aproveitador”.

Além de toda preocupação, a corrida dele foi obviamente a mais barata. Fiz o mesmo trajeto outras vezes no mesmo dia, o mais barato foi o dobro do que ele me cobrou! Sinceramente, ele foi uma das poucas pessoas gentis e não aproveitadoras que encontrei. Ele não fala inglês, mas acabei pegando o telefone dele para deixar aqui pra vocês. Caso precisem de transfer ou taxi, liguem para ele! Himoussa Alani 066 150 4627

Fazer compras e negociar no Marrocos

Caso você queira comprar algo nos souks, você vai precisar negociar. A dica é sempre oferecer um preço bem mais baixo do que o oferecido e manter o valor. Se o vendedor topar seu preço, nunca tente mudar ou abaixar, eles consideram ofensivo. Mesmo que você ofereça um valor muito abaixo e o vendedor não aceite, geralmente funciona sair andando e eles correm oferecendo um preço melhor.

Compras e negociando no Marrocos

Tirar fotos no Marrocos

Tirar fotos no Marrocos é um desafio para quem curte fotografia de rua. As pessoas não gostam de ser fotografadas. O ideal é perguntar antes, mas infelizmente a grande maioria recusa. Domadores de cobras e artistas que ficam na praça é claro que você pode tirar fotos à vontade desde que pague, afinal esse é o negócio deles. O ideal é sempre negociar o preço antes, caso contrário eles nunca vão ficar satisfeitos e vão te infernizar.

Como se locomover nas cidades e entre cidades no Marrocos

Taxi – Sempre, sempre negocie o preço da sua corrida antes. Caso o taxista queira que a corrida seja pelo taxímetro não aceite. O comum lá é negociar antes. Quando você chegar em uma cidade diferente, seja na estação de trem, ônibus ou aeroporto, sempre procure pelos taxis credenciados. Eles vão ter a cor padrão. Muitos dos que vem oferecer taxi, mesmo no aeroporto, não são confiáveis.

Aluguel de carro 

Super recomendo alugar um carro para viajar pelo Marrocos. Alugamos o nosso com a Sixt, eles não solicitaram minha carteira de motorista internacional. As estradas são ótimas, porém alguns trechos são perigosos porque tem muitas curvas ou animais na pista então é preciso tomar cuidado.

Não pegamos GPS, usamos o tempo todo o Google Maps e deu muito certo! A estrada é muito bem servida de postos de gasolina.

Mulher viajando sozinha no Marrocos é seguro?

Como viajei só com a minha mãe muita gente me fez essa pergunta ou nos chamaram de doidas. Bom, realmente o assédio é enorme e você se sente insegura o tempo todo. Mesmo em cidades grandes como Marraquexe e Fez. Aliás, achei que essas cidades são até piores.

É preciso tomar muito cuidado. Evite olhar no olho, não aceitar ajuda ou informação oferecidas e tentar evitar pedir também. Nas cidades menores, como Ouarzazate e Chefchauen, eu deixei para reservar hotel só quando cheguei na cidade. Assim, evitei de pegar hotel sem ver o quarto e a localização antes. Separava no Booking.com os que pareciam melhores e ia no hotel. Ainda bem que eu fiz isso, um dos hotéis que gostei era em um beco, quando desci do carro, veio muita gente querendo me informar onde era o hotel. Eu ia com a ajuda do google maps, mas os caras ficam seguindo e levando a gente junto, quando começou a ficar muito beco voltei para o carro e fui procurar outro hotel. Acabamos em um que ficava na avenida principal de Ouarzazate.

Segurança no deserto do Saara

Quem me segue no Instagram @karina.sell, sabe que fui picada por um escorpião durante a minha viagem pelo deserto. Recebi muitas mensagens de pessoas que estavam com a viagem marcada e ficaram com medo e queriam cancelar. Gente, não deixem de fazer o que vocês querem por medo. Só tomem o máximo de cuidado. Acredito que se eu tivesse sido mais cuidadosa, provavelmente não teria sido picada.

dicas de segurança pra uma viagem no Marrocos

Cuidados básicos 

Não ande descalço, opte por tênis ou sapatos fechados. No meu caso que pisei no escorpião, se eu tivesse de sapato talvez não tivesse sido picada.

Antes de sentar, calçar sapatos, vestir a roupa e deitar na cama, verifique se não tem nenhum bicho.

Opte por ir no inverno, a tendência é ter menos insetos.

Leve medicamentos básicos como anti-alérgicos, pomadas anestésicas, etc.

O que levar na mala para o Marrocos

Lenço, em um país muçulmano você vai sempre encontrar uma utilidade para eles!

Bateria extra de celular, você não vai querer ficar sem ele nem por um minuto por lá. Eu usei o meu o tempo todo para me localizar.

Medicamentos. Depois da picada de escorpião que levei no deserto, fiquei muito mais atenta. Leve principalmente anti-histamínicos, isso pode salvar a sua vida.

Lenço refrescante, gel e spray de água termal – se você for para o deserto, ajuda a limpar as mãos, refrescar e hidratar a pele.

Hidratante labial – O clima é muito seco, até passando manteiga nos lábios eles racham.

Roupas para viagem

Em cidades maiores, principalmente em Marraquexe, você vê de tudo. Mas não aconselho você usar qualquer roupa. Confie em mim, você não vai querer causar nos souks!

Use saias e vestidos mais larguinhos e longos. Sem decotes nem alças. Confesso que foi até difícil achar algo para colocar na mala. É ai que a gente percebe que nossas roupas, ou tem decotes, ou mostram as costas, ou são curtas! Uma dica é levar um lenço, para tampar decotes e as costas se for o caso.

melhores passeios em Marrakech

Leia também

Roteiro de viagem pelo Marrocos

O que fazer em Marrakech

Comentários no Facebook

Deixe um comentário