Dicas para viajar para Zanzibar na Tanzânia

Como viajar para Zanzibar
03/10/2016

Zanzibar na Tanzânia é cheia de história, cultura e praias belíssimas!

Viajar para Zanzibar na Tanzânia, é a oportunidade de conhecer algo ainda muito pitoresco e com muitas curiosidades. Além de claro, desfrutar de um mar de água azul turquesa e incontáveis praias de areia branca.

Tradicionalmente, Zanzibar, foi um porto de comércio da Africa com o Golfo pérsico. Já passou pela presença marcante de Portugal, Omã, depois sofreu influência britânica e claro já foi dominada por Otomanos.

Zanzibar não é um país da África, é uma ilha semi independente da Tanzânia. A influência muçulmana permaneceu muito forte.

Uma das curiosidades de Zanzibar é que eles elegem seu próprio governante, que é chefe do governo e que tem uma assembléia constituinte independente. O nome da ilha já é uma exemplo da influência histórica muçulmana. “Zanj-Bar” significa em árabe “costa dos Zanj” ou negros.

Bem a história também é bem marcante, por domínios, conflitos e mudanças na forma como era governada. Desde 1964 a ilha uniu-se a extinta Tanganhica para formar a Tanzânia após o povo depor o ultimo sultão.

Hoje os invasores são outros: turistas de luxo. Zanzibar por muito tempo, recebeu somente viajantes do tipo mochileiros exploradores. Pois, somente os viajantes mais aventureiros estavam dispostos  a vencer a burocracia de um governo totalitarista, sem contar a vagarosa antiquada malha aérea e falta de estrutura.

Mas atualmente, com uma nova onda de desenvolvimento, a ilha da Tanzânia está se tornando um destino desejado por aqueles que buscam relaxamento “cinco estrelas”.

Para aqueles que buscam pela África e por Safari, procurem ver o quanto Zanzibar pode transformar sua viagem numa lua de mel. Hoje o governo pensa no progresso. Vem desenvolvendo o turismo e a indústria hoteleira. Pensando no potencial da região juntamente com fluxo das Ilhas Maurício e de Seychelles.

Imagine em uma manhã acordar com o sol laranja do Serengeti, tomar um café vendo girafas e zebras galopando, e depois de algumas horas estar na praia, com uma boa taça de vinho branco. Não tenho palavras para descrever essa viagem.

Dicas e informações importantes de Zanzibar

Stone Town Zanzibar: Cidade de Pedra

A cidade de Pedra (Stone Town), é um capítulo à parte. Suas ruelas, com mesquitas, bazares e casarões coloniais refletem sua história e são considerados patrimônio da humanidade. Para quem gosta de explorar os lugares, não deixe de reservar uma tarde ou um dia para conhecer a Cidade de Pedra. No final do dia, veja o pôr do sol próximo do porto, onde garotos fazem concurso de pulo na água, e mulheres e crianças passeiam. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas locais e de fotografa-los.

Viagem para Zanzibar

Praias de Zanzibar na Tanzânia

As praias mais bonitas de Zanzibar ficam na parte norte da ilha. Como Nungwi. Lá também estão os resorts maiores e de redes mais conhecidas. Na parte leste da ilha, os resorts são menores e mais exclusivos. Toda a parte leste, possui uma barreira de recifes e a maré pode alterar drasticamente. No hospedamos no Tulia e adoramos a oportunidade de acompanhar a mudança da maré. É um fenômeno único! Leia mais aqui

Praias em Zanzibar na TanzâniaFoto de Praia em ZanzibarMaré baixa em Zanzibar

Ainda na região leste, esta o Rock restaurant, restaurante de comida local, mais conhecido pelo seu estilo diferente, de estar em cima de uma pedra, do que propriamente por sua comida. Ele fica na praia de Pingwe, é um lugar legal para visitar, tirar fotos e interagir com as crianças locais e pescadores.
Rock Restaurant em Zanzibar

As distâncias são curtas na ilha. Geralmente, não leva mais que uma hora de um lugar para o outro. Então, você pode se hospedar nas praias do leste, ver o fenômeno da maré e visitar tranquilamente as praias do norte ou outras praias pela costa leste.

Caso resolva alugar um carro, é importante saber que a ilha é mão inglesa e visivelmente o transito lá não possui muitas regras. Veja com o seu hotel para agendar um motorista ou organizar o passeio.

As melhores épocas para visitar Zanzibar na Tanzânia, é de junho a outubro e dezembro a fevereiro.

As ilhas de Mnemba e Pemba, são super paradisíacas e conhecidas por oferecerem mergulhos espetaculares.

Visto para Tanzânia

Brasileiros precisam de visto para entrar na Tanzânia. Mas, você pode solicitar na sua chegada, após o pagamento da taxa de cinquenta dólares. Também é exigido vacina de febre amarela.

Vôos para Zanzibar

Chegamos em Zanzibar via Johannesburgo na África do Sul pela empresa aérea FastJet, é uma versão da EasyJet – empresa aérea do tipo “low cost” da África. O vôo custou em torno de 120 dólares por pessoa. Só é permitido levar uma mala de mão de 7kg. Quem tiver mala superior a isso tem que despachar e é cobrado 15 dólares se feito com antecedência. Outra opção é comprar um vôo até Dar Es Salam e comprar outro vôo para Zanzibar de lá. Achei a primeira opção melhor e mais barata.

Leia também

Minha viagem para Zanzibar!

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

4 Comentário:Dicas para viajar para Zanzibar na Tanzânia

  1. Diego

    Ei Karina, Mnemba island é uma ilha exclusiva do resort ou vc pode conhecer a ilha por um day tour? Obrigado

    • Karina Sell

      Oi Diego, tudo bem? Tem passeio pra Mnemba sim e vale a pena… porque é LIIIIINNNNNDOOOOOO!

  2. Romeyka

    Olá, quanto tempo vc recomenda ficar em cada lugar na Tanzânia?

    • Karina Sell

      Oi tudo bem? Eu recomendo ficar de 2 a 4 noites. Abraços!