A região do Alentejo em Portugal é um destino completo. Além de oferecer história, ótima gastronomia, vinhos excelentes, também oferece vilarejos remotos, paisagem belíssima e inúmeras experiências.

A arquitetura da região é bastante peculiar. Onde destacam-se casinhas brancas com contornos coloridos nas janelas e portas. Complementando, seja os vilarejos ou a paisagem, ruínas e castelos de vários povos entre eles, romanos, mouros e visigodos.

Por falar em paisagem, essa é intercalada ora por campos de oliveiras, ora por vinhas. Em resumo, um roteiro pelo Alentejo em Portugal tem muito a oferecer principalmente para o enoturismo.

Pensando nisso, criei vários posts aqui no blog. Inclusive dividindo a região como os portugueses, entre Alentejo Central e o Alto Alentejo. Já que eu estava morando em Portugal, queria conhecer ao máximo a região e isso ajudou bastante. Isso que nem estou mencionando nesses posts as praias da Costa Alentejana, que faremos em outro momento.

Leia também

Roteiro pelo Alto Alentejo – melhores hotéis, vilarejos e vinícolas

O que fazer no Alentejo Central, dicas de restaurantes e onde ficar

Quando ir para o Alentejo

O ideal é evitar viajar para o Alentejo no alto verão por conta do calor intenso. Já no inverno, os vilarejos ficam bem mortos. A melhor época na minha opinião seria final da primavera.

Como chegar no Alentejo em Portugal

O aeroporto mais próximo é o de Lisboa. De lá são em torno de duas horas de carro. Em geral, as estradas de Portugal além de muito boas, também tem pouco movimento. Então é muito tranquilo dirigir por lá. Além disso, não precisa de Carteira de motorista internacional.

Passeios e aldeias no Alto Alentejo em Portugal

Roteiro pelo Alentejo

Comece seu roteiro pelo Alentejo, saindo de Lisboa até Évora. A viagem demora em torno de 2 horas. Sem dúvida, Évora é a principal cidade do Alentejo. Por isso, vale a pena dedicar um dia todo ali. Aproveite as diversas opções de restaurantes, monumentos e atrações culturais.

O que fazer em Évora – dicas de passeios e restaurantes

Em seguida, você pode optar por pernoitar em Évora. Porém, meu conselho é seguir viagem e se hospedar no hotel São Lourenço do Barrocal, que fica apenas uma hora de distância. Certamente esse foi um dos melhores hotéis de Portugal que tive oportunidade de me hospedar.

Road trip em Portugal pelo Alentejo

Por fim, aproveite o dia seguinte para fazer alguma das diversas atividades do hotel. Como visita guiada pelas ruínas romanas, passeios a cavalo entre outros. Além das atividades, vale a pena conhecer o vilarejo de Monsaraz.

Posteriormente, siga em direção ao norte. Por ali, estão os vilarejos que mais gostei em Portugal. Entre eles, Monsanto e Marvão. Todos esses vilarejos, ou melhor, aldeias como dizem os portugueses, são minúsculas. Por isso,  dificilmente você irá passar mais que algumas horas em cada uma delas.

Monsanto aldeia no Alentejo

Minha dica de hotel na região mais ao norte é o Torre de Palma na aldeia de Monforte. O Torre de Palma é um hotel de vinho e spa. Aliás, quando fizerem a reserva, não deixem de perguntar pela época da vindima. Pois, é possível participar de todo o processo de produção de vinho desde a colheita até a pisa. Sem dúvida, uma experiência incrível de fazer. Ainda mais nessa região. Afinal, a região do Alentejo é a maior produtora de vinhos de Portugal.

Vinícolas imperdíveis no Alentejo em Portugal

Sem dúvida, o Alentejo oferece não só diversas vinícolas maravilhosas como também vinhos excelentes. Desde produtores pequenos que vendem somente para o mercado português, como produtores grandes.

Além da vinícola do hotel Torre de Palma, que é extremamente exclusiva e produz vinhos de altíssima qualidade, também recomendo visitar a vinícola Herdade do Esporão e Herdade das Servas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *