Como vocês já sabem, Já tive a oportunidade de ir para Copenhagen várias vezes, mas dessa vez foi para um evento especial, era para um batizado na Dinamarca e obviamente com os costumes dinamarqueses. Por isso estava ansiosa não só para rever meus amigos, como também ver como seria.

Leia também

Dicas de viagem pra Dinamarca: entendendo os dinamarqueses

Lista de lojas de design em Copenhagen

Restaurantes em Copenhagen, Dinamarca

Como é um batizado na Dinamarca

Geralmente, o batismo lá ocorre no domingo e com várias crianças junto, como no Brasil. Mas, eles resolveram fazer no sábado, para que as pessoas que vinham de outras cidades da Dinamarca, pudessem curtir o batizado e o almoço oferecido por eles sem pressa.

A igreja escolhida foi Christian’s Church a mesma usada pela família real da Dinamarca. Provavelmente você deve estar imaginando uma igreja enorme e pomposa mas não. Como tudo aplicado na vida dos dinamarqueses, a igreja era simples, sem exageros, destacando apenas dois lustres grandes e muito aconchegante.

Enquanto a cerimônia não começava, as pessoas conversavam e se cumprimentavam. Muitos vinham falar com a gente, se referindo como o casal de brasileiros, já desenvolviam uma conversa, se apresentavam e davam as mãos para cumprimentar. Geralmente, quando você não conhece muito bem você cumprimenta apenas dando as mãos. Porém, quando se tem mais intimidade, como entre família e amigos, eles abraçam ou até beijam, mesmo sendo entre rapazes.

O que chamou minha atenção

Havia apenas uma outra criança, e o interessante é que o padre que fez o batismo foi uma mulher. Apesar de não entender as palavras do sermão, me emocionei com o batismo, a voz serena da mulher era interrompida com música tocada com violino e uma soprano. Imaginem!

Depois da igreja nos dirigimos para um buffet onde seria o almoço de comemoração. Havia muitas crianças e o filho batizado da minha amiga  recebeu diversos presentes.

Porém, o que me chamou atenção foi que mesmo com a quantidade de crianças, elas estavam todas muito comportadas. Todas comendo na mesa  junto com os adultos. Por exemplo, nada de crianças correndo ou gritando.

Provavelmente, a resposta disso esteja nos presentes, reparei que eram objetos infantis decorativos de design, escandinavo claro, brinquedos de madeirinha de montar e muitos livros infantis. Ou seja, nenhum brinquedo com música ou que fizesse barulho. Depois perguntei para minha amiga e ela falou que dão esse tipo de brinquedo para crianças ou bebês para não agitá-los.

Claro que como de costume durante o almoço tanto minha amiga como o marido dela fizeram um discurso. Falou sobre a família, o filho, o que desejam para o futuro dele e agradeceu a presença de todos.

Em seguida, no final da tarde, eles convidaram todos para irem pra casa deles. Por lá, o ambiente era ainda mais descontraído do que antes. Porém diferente do Brasil, sem música e sem sapatos. Aliás, lá eles tem o costume de deixar o sapato na porta.

Resumindo, a experiência foi ótima. Assim como a grande maioria das que tenho nesse cantinho do mundo!

Gostaria de saber mais algum detalhe? Deixa nos comentários que respondo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *