Lavaux foi a primeira parada do nosso roteiro pela Suíça. Conhecida por ser a maior região vinícola da Suíça, Lavaux foi certamente uma das regiões vinícolas mais lindas que eu já conheci. Não é à toa que Lavaux é Patrimônio da Unesco. Com vinhedos em terraças, rodeado pelos Alpes Franceses e com vista para o lago, a paisagem dos vinhedos é simplesmente espetacular. E o momento para conhecer a linda região vinícola de Lavaux na Suíça não poderia ser melhor, em plena época de Fêtes de vignerons. Uma festa super tradicional organizada pelos produtores de vinho local que acontece a cada 20 anos.

Nesse post vou dar algumas dicas de hospedagem, quando ir, como chegar e o que fazer na região vinícola de Lavaux na Suíça.

Leia também:

Os melhores destinos de inverno e as experiências mais incríveis pelo mundo

O que fazer em Montreux na Riviera Suíça

Dicas de Genebra, onde ficar e comer restaurantes, passeios escritas por um local

região vinícola na Suíça

Como chegar em Lavaux na Suíça

Chegamos em Genebra e de lá agendamos um motorista pelo aplicativo Blacklane. Essa é uma empresa de motoristas de luxo, você pode agendar pelo site ou pelo app e os motoristas podem ser agendados por corrida ou por hora.

As opções de carro da Blacklane são de alto luxo e os motoristas muito elegantes. Nosso carro por exemplo era uma Mercedes Classe E enorme e novinha. Através desse link ou desse código (X8U7VX7BV) você ganha 10% de desconto na sua primeira reserva. De Genebra até nosso hotel em Lavaux, saiu 300 euros.

roteiro pelo Lago Genebra

A paisagem de Genebra até Lavaux é lindíssima, você vai contornando o Lago Genebra com os Alpes e subindo pelos vinhedos de Lavaux até chegar no hotel. Obviamente que pedimos para o motorista parar alguns momentos para tirar foto. Aliás, a viagem foi tão maravilhosa com aquela paisagem e naquele carro que queríamos pelo menos mais umas 2 horas de viagem.

Todavia, para quem não quer alugar carro ou reservar um motorista como fizemos, também é possível ir até Lavaux de trem. Por exemplo, saindo de Genebra até Vevey, que é a cidade que fica nas margens do Lago Genebra e próxima de Lavaux. Em seguida, como os vinhedos ficam em terraças no alto, é preciso pegar um funicular até Mont Pèlerin. O funicular tem de uma em uma hora e demora em torno de 18 minutos.

Quando ir e o que fazer

Certamente a região pode ser visitada o ano todo. Porém, por ser uma região vinícola, a melhor época para ver os vinhedos é no verão ou no outono.

Fomos durante o Fetes de Vignerons, que é um evento enorme e muito tradicional, organizado pelos produtores de vinho local. O evento é incrível e foi um dos pontos mais alto do roteiro pela Suíça. São vários dias de celebração, com passeatas, shows, stands com bebidas e degustações do vinho local e até uma arena, onde fazem espetáculos. Porém, o interessante é que esse evento só acontece de 20 em 20 anos. Pois é uma festa de geração para geração. Sinceramente, foi tão legal que eu fiquei emocionada várias vezes.

Além do evento, obviamente que há vários outros passeios para fazer em Lavaux, como caminhadas entre os vinhedos ou passear pelas cidades na margem do Lago di Genebra na Riviera Suíça, como Montreux e Vevey por exemplo. Mais abaixo, falo um pouco mais sobre atividades por ali.

Roteiro Lago Genebra

Onde ficar em Lavaux – Hotel Le Mirador

O hotel Le Mirador fica em plena região vinícola de Lavaux e por isso, tem uma vista lindíssima. Já ao chegar na recepção ficamos sem reação para fazer o check-in pois a vista que se tem através do vidro que vai do chão ao teto é incrível. O Le Mirador é um hotel e spa de luxo membro da Leading Hotels of The World.

o que fazer em Lavaux
Varanda da nossa suíte
região vinicola na Suíça
Dormindo e acordando em Lavaux
Localização

Além da vista incrível, tem várias possibilidades de atividades e com acesso muito fácil. Logo no check in, o hotel dá a passagem que permitir ir e vir de funicular gratuitamente. Dali do hotel é possível visitar o Castelo de Chillón em Montreux, o Museu do Chaplin em Vevey e outros passeios pela Riviera Suíça. Porém, como íamos passar uns dias em Montreux, deixamos para fazer os passeios a partir de lá. Ou seja, ficamos no Le Mirador só relaxando, aproveitando a paisagem e também fizemos uma caminhada pelos vinhedos e ao redor do hotel.

Suíte

Ficamos dois dias hospedados na júnior suíte que tinha uma vista completa não só para o lago como também para os alpes e vinhedos. Sem dúvida, o meu lugar favorito no hotel foi a varanda da nossa suíte, que era simplesmente um espetáculo. Porém, o mais legal é que toda suíte foi muito bem projetada para a bela vista. Desde a varanda enorme com espreguiçadeiras e mesa até o banheiro, era possível ver aquela paisagem linda. Além disso, logo que chegamos já fomos recebidos com um vinho local e já passamos o resto do dia relaxando na varanda do quarto.

Spa

O spa é assinado pela Givenchy e possui sauna, jacuzzi, quadras de tenis, piscina interna aquecida e academia com equipamentos de última geração. Em adição, o Le Mirador possui um centro médico e até uma clínica dentária. Na área da saúde há opções de tratamentos de fígado, peso, dermatológico, antienvelhecimento entre outros. Por isso, o hotel também é muito procurado não só para quem quer relaxar, como também para quem quer cuidar da saúde e bem estar.

Restaurantes

Como a idéia foi aproveitar o hotel durante esses dois dias e todavia não tem muitas opção ao redor do hotel. Então em vez de sair, comemos no Le Mirador e certamente foi uma ótima decisão. Pois, o hotel oferece dois restaurantes muito bons. O Hinata, que é especializado em comida japonesa e o outro, que é o Le Patio. Esse último, além do brunch também serve o café da manhã do tipo buffet, que inclusive, é uma delícia. Ambos possuem área externa com vista portando possuem o ambiente muito gostoso no verão. Ademais, o Le Mirador também possui um bar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *