Com dunas de areia clara e fininha a perder de vista e lagoas cristalinas, a paisagem dos Lençóis Maranhenses é de tirar o fôlego. Nesse post vou dar dicas de quando ir, como chegar, restaurantes, passeios e onde ficar para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Leia também

O que fazer no Rio de Janeiro – escrita por um local

Dicas de viagem para Fernando de Noronha

Quando ir para os Lençóis Maranhenses

De fato a melhor época para viajar para os Lençóis Maranhenses é entre junho e setembro. Pois é, quando acaba o período de chuvas e as lagoas ainda não secaram. Importante destacar que quanto mais no começo do período você for, mais as lagoas estarão cheias.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses

O aeroporto mais próximo dos Lençóis é o de São Luís do Maranhão. No aeroporto de São Luís, alugamos um carro e fomos até Barreirinhas, que é considerada a capital dos Lençóis Maranhenses.

Dicas de passeios saindo de Barreirinhas

Chegando em Barreirinhas é muito fácil reservar um passeio. Pois existem várias empresas de turismo no centrinho da cidade, e durante a alta temporada elas oferecem saídas diárias para passeios. Portanto, você pode reservar na véspera ou até mesmo no dia.

Circuito Lagoa Bonita

Sem dúvida o melhor passeio para ver nos Lençóis e avistar as lagoas entre as dunas e também tirar fotos. Os passeios que saem na parte da tarde ficam para o pôr do sol. Pessoalmente, eu acho mais interessante ir no passeio da parte da tarde do que de manhã. Os passeios custam em torno de 80 reais.

Passeio para Lagoa da Esperança

Essa é a única lagoa que não seca e pode ser visitada durante todo o ano. Porém, a Lagoa Bonita não tem o mesmo visual que as demais. Pois ela não fica no meio das dunas.

Sobrevoando os Lençóis Maranhenses

Sem dúvida sobrevoar os Lençóis é um passeio incrível. Por isso, vale cada centavo. A empresa que oferece os sobrevoos é a AVA, eles cobram 350 reais por pessoa para 25 minutos de voo.

De Barreirinhas para Atins

Em seguida, saímos de Barreirinhas e fomos para o vilarejo de Atins, que fica praticamente dentro do parque nacional. Apesar de ser possível ir de carro para Atins, a melhor forma é de barco.

Portanto você vai precisar deixar o carro no estacionamento em Barreirinhas. De qualquer forma, somente carros autorizados podem rodar e ir para as lagoas. Por isso, de qualquer forma você vai precisar comprar um passeio.

Assim como Barreirinhas, Atins também tem várias agências que vendem passeios na rua principal do vilarejo. Todavia, de Atins para ir para as lagoas mais bonitas demora em torno de 45 minutos em um carro 4×4 credenciado.

Onde se hospedar em Atins

Se hospedagem em Barreirinhas já é complicado em Atins consegue ser pior. Certamente o negócio é entrar no clima e relaxar. As pousadas que são consideradas melhores por lá são: La Ferme de Georges, Vila Guará.

Onde comer em Atins

Restaurante Do Rico, Da Sese e Urra. Sendo que o Urra é mais uma lanchonete, que oferece cerveja artesanal e hamburger.

Além desses restaurantes, também há outros dois restaurantes que pertencem a dois irmãos. Ambos são lugares bem simples porém muito conhecidos, tanto um como o outro são muito bons. O nome é Canto do Atins e o outro Luzia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *