Desde que o Diogo resolveu fazer um MBA na Europa, começamos a pesquisar tanto sobre o tema, que atualmente me sinto com uma pós graduação em MBA! haha

Como o post acabou ficando enorme, para facilitar para vocês, listei abaixo tudo que vou explicar sobre MBA na Europa. Caso ainda fiquem com dúvidas, pode deixar nos comentários que respondemos.

  • O que é MBA e quem deve se candidatar
  • Diferenças entre MBA full-time e MBA executivo
  • Diferença entre Master e MBA na Europa
  • MBA na Europa x MBA no Brasil
  • Requisitos para se candidatar
  • Quanto custa um MBA no exterior
  • Qual o tempo de duração de um MBA na Europa
  • Bolsa de estudo na Europa

O que é MBA e quem deve se candidatar?

Originalmente dos Estados Unidos, MBA é uma abreviação do inglês Master of Business Administration. O objetivo do MBA é desenvolver habilidades voltadas para carreiras na área de gestão ou negócios. Por isso, o MBA é um curso voltado para executivos, empresários ou profissionais que buscam aumentar seu conhecimento na área de negócios em um âmbito global. O curso pode ser feito em diferentes formatos conforme abaixo. 

MBA Executivo

Os MBAs executivos são programas flexíveis para pessoas que estão trabalhando. Por isso, tem carga horária menor porém os cursos são mais longos. As aulas podem ser no final de semana ou à noite. A idade média dos alunos é um pouco mais alta, pois são cobrados mais anos de experiência no mercado de trabalho como um dos requisitos para se candidatar. Pelo que notei, MBA Executivo é bem caro.

Full-Time MBA

Já no Full-Time MBA tem a carga horária puxada, com aulas ou grupos de estudos praticamente todos os dias e por isso, é preciso se dedicar integralmente ao curso. A média da faixa etária dos alunos é mais baixa que a do MBA Executivo. O Full-time MBA é voltado para quem tem menos experiência no mercado de trabalho ou para quem quer terminar o curso mais rápido. Como os alunos estão se dedicando integralmente ao curso, a interação entre os alunos é maior.

Qual a diferença entre Master e MBA?

Como as palavras são semelhantes, é comum confundirem Master com MBA. O Master na Europa é o mestrado, e o campo de abrangência de estudo é maior. Geralmente a maior exigência para se candidatar é ter graduação. Já o MBA é específico para carreiras de negócios ou de gestão e exigem vários requisitos para se candidatar que explicarei em seguida aqui no post.   Portanto para áreas de negócios aqui na Europa, os MBAs são mais valorizados do que os mestrados. No Brasil, tanto os cursos de MBAs   como as exigências para se candidatar, bem como a qualidade dos cursos oferecidos são bem diferentes que na Europa. Por exemplo no Brasil, a carga horária exigida é inferior ao dos MBAs na Europa. Além disso, não são creditados por nenhuma das três câmaras internacionais que regulam os MBAs mundialmente.

MBA no Brasil x MBA na Europa

Já os melhores MBAs na Europa são acreditados por três diferentes câmaras internacionais, das quais não somente dão “selo de qualidade” como garantem o apoio da universidade ao aluno após o curso. Ademais, os melhores MBAs na Europa oferecem profissionais de carreiras que irão te ajudar construir ou fortalecer sua carreira.   Outra grande diferença é que você estará exposto a um network global, visto que há pessoas do mundo todo.   Além disso, alguns programas de MBA na Europa, oferecem “double degree” ou “dual degree” que é a opção de combinar com o MBA de uma outra universidade parceira em país diferente. Consequentemente você receberá não apenas outro diploma como também acesso aos profissionais de carreiras de outra faculdade e mais pessoas no seu network.  

Leia também MBA nos Estados Unidos ou na Europa?Melhores MBAs na Europa

Como se candidatar pra um MBA na Europa

Os requisitos para cursar um MBA na Europa podem variar de acordo com a universidade e o tipo de MBA.

Teste IELTS ou TOELF

Independente do país, os melhores MBAs na Europa são em inglês. Por isso é exigido um teste de comprovação de inglês para não nativos da língua. A nota mínima é 7 ou 7,5 dependendo da universidade não é exigido a entrega do teste mas deixam claro que o mesmo poderá ser solicitado a qualquer momento.

Teste GMAT para MBA na Europa

O Gmat é um teste padronizado, adaptativo e feito no computador com duração de quase quatro horas. O Gmat avalia habilidades analíticas e quantitativas para gerenciamento. A pontuação quantitativa do Gmat vai de 200 a 800. Já a analítica e de raciocínio em escalas de 1-6 e 1-8.

Quanto maior sua pontuação no Gmat maiores serão suas chances de entrar em um MBA na Europa. Geralmente no site das Universidades é indicado a média do Gmat dos alunos do MBA anterior. Dessa forma, você pode ter uma idéia da nota que você precisa ter para se candidatar.

Para dar um exemplo, a Insead ou a London Business School, que são consideradas uma das melhores universidades da Europa para MBA, a média do Gmat é de 710.

O Gmat é um exame muito complexo e que merece um post exclusivo sobre ele. Vou pedir para o Diogo escrever algumas dicas e sites que ele usou para se preparar para a prova.

Experiência de trabalho

Conforme eu mencionei anteriormente, a experiência de trabalho exigida vai varia de acordo com o MBA e até faculdade. Mas geralmente para o MBA Full-time que pedem menos experiência de trabalho que o MBA executivo, eles exigem pelo menos 5 anos.

Currículo acadêmico e profissional

Você precisará deixar seu currículo profissional e acadêmico. Apostilados por Haia.

Carta de recomendação

Também é solicitado cartas de recomendação feitas em inglês ou traduzidas de colegas de trabalho. Geralmente eles pedem não só a carta como também o contato de pelo menos três pessoas diferentes.

Entrevista

Em seguida, se sua documentação e seu perfil estiverem de acordo com a universidade, eles irão marcar uma entrevista. Na entrevista, que são feitas por Skype, eles vão perguntar seus objetivos de carreira e tentar entender seu histórico profissional.

Solicitar visto de estudante na Europa

Como brasileiro, você só pode ficar na Europa um período máximo de seis messes. Como o tempo de duração de um MBA é bem mais longo que isso, você terá que solicitar um visto de estudante na Europa. Porém, você só vai precisar se preocupar com isso quando já estiver aceito na universidade. Então, isso vai ser um problema bom de resolver. Além disso, você terá a carta de aprovação da universidade o que já irá ajudar muito a conseguir o visto de estudante na Europa.

Quanto custa um MBA na Europa

O preço de um MBA na Europa vai depender da universidade. Certamente não é um investimento baixo. Porém, é possível conseguir alguns descontos, bolsa de estudo ou financiamento. Além disso, as chances de conseguir um emprego e já pagar o investimento com um bônus de entrada também são grandes. Os MBAs Full-time variam entre 45 e 84 mil euros. Já os MBAs Executivos podem variar entre 60 e até mais de 100 mil euros.

Dicas de bolsa de estudo, descontos e financiamento para MBA na Europa

Tempo de duração de um MBA na Europa

O tempo do curso pode depender não apenas se o MBA for Full-Time ou Executivo, mas também se você pretende fazer “double degree“, estágio de férias ou simplesmente um termo em outra faculdade parceira. Geralmente, os cursos de MBA Full-time vão de 10 a 18 meses e o MBA Executive de 14 a 24 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *