Devo confessar que Dubrovnik e a Croácia de uma forma em geral não estavam no topo da minha #Wishlist. Mas como acabamos programando uma viagem para Montenegro e o aeroporto com vôos mais opções de voos e também mais baratos era chegando em Dubrovnik, resolvi aproveitar e também conhecer a cidade.

Onde ficar em Dubrovnik

Fiquei simplesmente encantada. Sempre tive a idéia de que Dubrovnik já estava super lotada de turistas. Mas por mais turístico que pareça, andar por essa cidade que foi fundado no século VII é sim como viajar no tempo. Declarada Patrimônio da Unesco em 1979, A Cidade Medieval de Dubrovnik corre o risco de perder o título por extrapolar o limite de visitantes diários. Por isso evite o alto verão, que além da super lotação também é muito quente.

O que fazer em Dubrovnik

Conhecida como a “Pérola do Adriático”, a Cidade Muralhada é perfeita para caminhar e se deixar perder por suas ruelas medievais, onde sua única preocupação será escolher o sabor do seu sorvete.

Pela manhã na praça Gundulićeva Poljana, há um mercado de alimentos artesanais, como mel, queijo, geléia e lembranças artesanais. Eu sempre procuro experimentar algum vinho local e na Croácia não seria diferente e os vinhos croatas me surpreenderam, principalmente os brancos.

Próximo do portão da cidade, o Mosteiro Franciscano é um feito de estilo românico. Seu claustro, com 120 colunas e arcos. Já a Old Pharmacy, considerada a terceira mais antiga do mundo, vende suas poções desde 1317.

O jardim botânico do início do Renascimento tem espécies de plantas do mundo todo, incluindo pinheiros orientais de 500 anos de idade. Aproveite a visita para ver o pôr do sol do penhasco ao lado.

As muralhas de pedra, torres e portões se interligam e se estendem por quase 2 Km, não deixe de caminhar por elas. Quando estiver cansado, aproveite para ir no teleférico local e ver todo o caminho percorrido por uma outra perspectiva. Aproveite para tirar várias fotos e também ver o pôr do sol.

Dicas da Cidade Medieval de Dubrovnik

Ilhas e praias próximas de Dubrovnik

Minha dica de ilhas e praias são a Sveti Jakov, a ilha de Lokrum, o arquipélago de Elaphiti e o beach club Banje para quem procura festa.

Depois de me surpreender com Dubrovnik, seguimos viagem de carro para Montenegro. O plano inicial era retornar para Dubrovnik e conhecer alguma praia próxima como Hvar ou Split. Só que gostei tanto da Croácia que resolvi deixar para um outro momento, quando tivesse tempo para fazer somente a Croácia. Pois hoje tenho certeza que o país mais que merece.

Se já me surpreendi dessa forma com Dubrovnik, não consigo nem imaginar o restante. A Croácia é um destino incrível, com praias lindas, cultura e história surpreendentes.

Melhores praias da Croácia

Hotel Exelsior Dubrovnik

O hotel Exelsior é do grupo Adriatic Luxury hotels que possui vários hotéis somente em Dubrovnik. Para mim o ponto alto desse hotel é a localização. Ele fica fora das muralhas da Cidade Medieval de Dubrovnik e tem vista ininterrupta para ela. Para completar, o hotel está apenas cinco minutos à pé da parte antiga. Sem dúvidas é o hotel mais próximo e que oferece essa vista excepcional.

Como o hotel foi recém renovado, está tudo moderno e impecável. Ficamos hospedados no quarto Deluxe, com sacada e parede de vidro que vai do chão ao teto, que deixam o ambiente super arejado. Mas o melhor mesmo foi acordar e ver o mar Adriático sem sair da cama.

Lua de mel em Dubrovnik na Croácia

Outra experiência maravilhosa que tivemos no Excelsior foi jantar no restaurante Prora, um dos seus três restaurantes. A comida mais refinada é provavelmente no restaurante Salim, o principal e mais sofisticado deles. Só que o ambiente do Prora é algo que vale a pena conhecer ainda que não esteja hospedado no hotel. É simplesmente lindo! Com velas e mesas que ficam praticamente em cima da água do mar e com vista para a Cidade Medieval.

Essa mesma vista incrível do mar Adriático e da Cidade antiga de Dubrovnik segue por todos os ambientes do hotel, inclusive no beach club que tem acesso direto para o mar, piscina natural e serviço impecável.

onde ficar em Dubrovnik na Croácia

Leia também 

Conheça Lustica Bay, o mais novo destino de Montenegro

Dicas de viagem para Santorini na Grécia