Certamente Évora é uma parada obrigatória numa viagem pela região do Alentejo. Afinal, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco e possui vestígios de diferentes épocas históricas e por isso é conhecida como cidade museu.

Além disso, a cidade possui ótimos restaurantes de comida alentejana e portuguesa. Por isso resolvi reunir algumas não só dicas de o que fazer em Évora, como também dicas de restaurantes, lojinhas e adegas.

Leia também

Roteiro pelo Alentejo Central – Dica de vilarejos e vinícolas

Conheça as aldeias mais charmosas e as melhores vinícolas alentejanas

O que fazer em Évora

Capela dos Ossos e Igreja de São Francisco

Desde que mudei para Portugal tinha curiosidade de conhecer a Capela dos Ossos em Évora. A Capela foi feita pelos padres franciscanos no século XVII com o intuito de mostrar a fragilidade humana. São mais de 5 mil crânios e ossos humanos distribuídos pelas paredes e colunas. Inclusive, a Capela dos Ossos faz parte da Igreja de São Francisco.

Templo Romano e Jardim de Diana

Fica apenas 10 minutos a pé da Capela dos Ossos. O Templo de Diana, é um templo coríntio que remonta ao século I d.C. Inclusive, é um dos mais grandiosos e bem preservados de toda a Península Ibérica. Já o Jardim de Diana fica em frente ao templo e tem uma vista bonita da pequena cidade.

Sé Catedral de Évora

É a maior Catedral Medieval de Portugal. Sem dúvida, o terraço da Catedral oferece a melhor vista da cidade.

Museu de Évora

Localizado no antigo Palácio Episcopal e suas origens remontam a 1804. Sendo que o museu foi oficialmente criado em 1915 e conta com mais de 20 mil peças.

Praça do Giraldo

Eventualmente, todas as ruas de Évora dão na Praça do Giraldo. A princípio desde sua construção em 1571. Com a finalidade de homenagear Geraldo Geraldes, quando o mesmo conquistou Évora aos Mouros em 1167.

Outras opções de passeios

Em resumo, caso você queira conhecer Évora ainda melhor, outras opções de lugares para conhecer são o Recinto Megalítico, o Menir dos Almendres, a Universidade de Évora e por fim a Biblioteca Pública.

Sé Catedral de Évora Alentejo

Lista dos melhores restaurantes em Évora

Fialho

Provavelmente, o Fialho seja o restaurante mais famoso de Évora. Em princípio, o local mantém a tradição de pratos típicos alentejanos. Travessa dos Mascarenhas, 16.

Taberna Típica Quartafeira

Por certo uma taberna portuguesa típica, oferece um menu com preço fixo e o prato principal é sempre o cachaço de porco preto assado no forno lentamente. Rua do Inverno, 16

Botequim da Mouraria

Ideal para um jantar ou almoço do tipo tapas portuguesas. Certamente o bife de lombo é uma das especialidades da casa. Rua da Mouraria, 16.

Dom Joaquim

Reconhecido pela variedade e qualidade da carta de vinhos, Dom Joaquim oferece  o melhor da cozinha tradicional portuguesa. Destaque para o Arroz de Lebre e o Cabrito. Rua dos Penedos, 6.

Restaurante e bar Cartuxa 

Localizado no centro histórico de Évora, próximo ao Templo Romano, o chef Vitor Sobral oferece pratos típicos alentejanos com produtos da estação. Rua Vasco da Gama, 15.

Café Arcada

Fundado em 1942, o Café Arcada é retratado na literatura dos autores mais nobres da cidade. Sem dúvida, é o lugar ideal para um lanche fora de hora em plena Praça Giraldo.

Opções de Lojas

Mont’Sobro

Loja dedicada à cortiça que se destaca pela qualidade e originalidade das peças. Portanto, é possível encontrar cortiça em guarda-chuvas, malas e até gravatas. Rua 5 de Outubro, 66.

D’Cortiça

Apesar de um tanto quanto pequena, essa loja que também é dedicada a cortiça, possui várias opções de objetos e itens de decoração com cortiça aplicada. Rua 5 de Outubro, 61A.

Gente da minha Terra

Por fim, essa é uma loja de artesanato português criativo. Além da cortiça, também usam como matéria prima a lã até a produtos vegetais. Rua 5 de Outubro, 39.

Adegas

Adega da Cartuxa em Évora

A adega fica a 200 metros do Mosteiro da Cartuxa que inspirou o seu nome e encontra-se instalada na antiga casa de repouso dos Jesuítas. Neste local de culto, pode-se visitar por exemplo, as caves e provar os vinhos e azeites da Fundação Eugénio de Almeida.

Herdade do Esporão em Monsaraz 

É possível visitar adega e as caves, assim como o pavilhão de enchimento. Aliás, recomendo também visitar o winebar e fazer uma prova de vinhos e azeites. Además, eles também oferecem curso vínico.

Quinta D. Maria em Estremoz 

Sem dúvida, uma das vinícolas mais bonitas de Portugal. Inclusive, a Quinta D. Maria foi recentemente toda restaurada. Certamente, o ponto mais alto da visita é a adega em mármore. Pois inclui um passeio pelos jardins e vista da capela do século XVIII.

Dica de hotel e onde ficar

Finalmente, minha dica é passar o dia em Évora e dormir no São Lourenço do Barrocal. Surpreendentemente, esse hotel foi um dos melhores hotéis que me hospedei em Portugal. Inclusive, recomendo passar uns dois dias nele. Pois, o hotel tem muitas atividades. Entre elas, passeios a cavalo, workshops de barro e até passeios de balão. Por fim, O Barrocal está apenas 45 minutos de Évora e menos de 15 minutos de Monsaraz, um vilarejo muito charmoso e que certamente vale a pena incluir no roteiro também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *