Nas margens do Lago Genebra, com vista para os vinhedos de Lavaux e para os Alpes Franceses, encontra-se a charmosa cidade de Montreux, a capital da Riviera de Vaud que é famosa pelo Festival de Jazz de Montreux. Porém tem muita coisa pra fazer em Montreux além do festival.

Sem dúvida, a cidade é uma excelente ponto para fazer como base para conhecer outras cidades da Riviera Suíça como Vevey, a região vinícola de Lavaux e o vilarejo de Gruyère. Além de outros destinos e atrações turísticas famosas na Suíça, como por exemplo, o Castelo de Chillón.

Nesse post vou dar algumas dicas de o que fazer em Montreux, como chegar, onde se hospedar e meu roteiro pela Riviera Suíça.

Leia também

O que fazer em Genebra, dicas dadas por um local

Por que Paris pode estragar sua vida…

Vilarejo de Gruyère na Suíça

Roteiro pela Riviera Suíça e dicas de como se locomover

Lavaux

Meu roteiro pela Riviera Suíça começou em Genebra, que é a cidade mais próxima com aeroporto. De lá seguimos de carro para Lavaux, que é a maior região vinícola da Suíça e também Patrimônio da Unesco. Sem dúvida, a região de Lavaux foi um dos pontos altos do roteiro pela Suíça. Por isso, não deixe de ir se tiver oportunidade, foi uma das regiões vinícolas mais lindas que eu já conheci. Em Lavaux, ficamos dois dias apenas curtindo a paisagem pois todas as vinícolas estavam muito ocupadas com a famosa festa Fete de Vignerons que acontecia próximo dali em Vevey.

Os vinhedos de Lavaux ficam em terraças no Mont Pèlerin, para ir para Montreux, que fica nas margens do Lago Genebra, é só pegar um teleférico. É muito simples e ele funciona de uma em uma hora e o trajeto demora apenas 20 minutos. Ou seja, você também pode ir para Lavaux apenas para conhecer.

região vinícola na Suíça

Montreux

Em Lavaux passamos três dias inteiros mas eu achei que ficou corrido. Gostaria muito de ter ficado mais um dia só curtindo o nosso hotel, que era maravilhoso e outro sem fazer nada mesmo na beira do lago. Durante esses 3 dias em Montreux também fomos para Gruyère e Vevey.

O que fazer em Montreux
Dicas de Montreux, Vevey e Lavaux

Vevey

Vevey é uma outra cidade nas margens do Lago Genebra e que faz parte da Riviera Suíça. Para ir de Montreux até Vevey fomos de ônibus, foram uns 20 minutos e o hotel oferece o bilhete de transporte público. Mesmo que você seja bem fresca, pode pegar o ônibus. Afinal, o transporte público suíço é maravilhoso e muito cômodo.

Gruyère

Gruyère é um vilarejo lindo, certamente o mais lindo que já conheci na Suíça. Fomos para Gruyère com um passeio chamado “Trem do Chocolate”. Mais abaixo falo mais sobre Gruyère e o passeio.

Abaixo o mapa do roteiro

O que fazer em Montreux na Riviera Suíça

Como falei anteriormente, Montreux é muito conhecida pelo Festival de Jazz de Montreux, que acontece XX. Sinceramente, eu não curto muito jazz mas gostei tanto de Montreux que fiquei com vontade de voltar durante o festival.

Roteiro Riviera Suíça

Passeio de Barco pelo Lago Genebra

Enfim, o primeiro passeio que fizemos em Montreux foi um cruzeiro pelo Lago Genebra, incluíndo o almoço. Que por sinal estava maravilhoso. Além disso também achei a idéia genial, pois podemos conciliar algo que queríamos fazer e já almoçar. Esses passeios de barco saem próximo ao hotel Fairmont e seguem para várias cidades da Riviera Suíça nas margens do lago. Você pode comprar pelo site ou na hora mesmo. Fizemos um longo passeio de barco pelo Lago e descemos em uma das paradas do barco que dava acesso ao Castelo de Chillon

Dicas de Montreux na Suíça

Castelo de Chillon

O Castello de Chillon é o edifício histórico mais visitado da Suíça. O castelo está à beira do lago. O fato do castelo estar nas margens do lago e e aos pés de imponentes montanhas, fazem esse lugar um tanto especial. Além disso, ele foi construído em XIII. Por isso, o Castelo de Chillon é o resultado de vários séculos de construções e reformas. De acordo com escavações feitas no final do século XIX, afirma-se que o castelo foi ocupado desde a Idade do Bronze.

A ilha onde o castelo foi construído era uma proteção natural e estratégica para controlar a passagem entre o norte e o sul da Europa feita pelos Condes de Saboia.

O acesso ao Castelo de Chillon é muito simples, como estávamos no passeio de barco e uma das paradas era o castelo, chegamos com o barco e fomos embora à pé para o hotel. A caminhada é longa mas o lugar é tão bonito que vale muito a pena. Caso você não se anime, tem um ponto de ônibus em frente ao castelo que vai para Montreux.

Gruyère e trem do chocolate

O Trem do Chocolate é um trem lindíssimo com vagões vintages do ano de 1915. O passeio nesse trem que parece te levar de volta a Belle Epoque, pode ser comprado no site da MySwitzerland e inclui visita e degustação de chocolate na fábrica da Cailler-Nestlé em Broc e degustação de queijos e também visita ao vilarejo de Gruyère.

A degustação de queijo eu não achei tão legal porém achei o Museu do chocolate muito legal pois adorei saber um pouco mais da história do chocolate e como ele chegou na Europa. Mas, certamente o ponto mais alto foi o vilarejo de Gruyère em si. Além de ser um vilarejo muito charmoso, sem dúvidas o mais bonito que já fui na Suíça, ele também fica cercado por montanhas. A paisagem parece uma pintura de linda. Não deixe de visitar o bar H. R Giger bar inspirado no filme Alien.

Passeio degustação de chocolate e queijos na Suíça
melhores passeios na Riviera Suíça

Onde se hospedar em Montreux

Fairmont Le Montreux Palace

Essa foi a primeira vez que me hospedei em um dos hotéis da Fairmont. E, sinceramente fiquei apaixonada. O Fairmont Montreux foi inaugurado em 1906 e é sem dúvidas o hotel mais tradicional não só de Montreux, como de toda Riviera Suíça. Do serviço, detalhes do ambiente e inúmeras histórias que por ali passaram, fazem você se transportar para o luxo da Belle Epoque.

onde comer na Riviera Suíça

Localização

O Fairmont Montreux fica nas margens do Lago Genebra e com vista para os Alpes. Além de oferecer uma vista incrível, a posição dele é muito bem centralizada para quem quer explorar a Riviera Suíça. Eles está a poucos passos de todos os transportes desde trem até barco. E ainda, pra quem vai para Montreux para curtir o Festival de Jazz de Montreux é simplesmente perfeito. Pois o Festival de Jazz acontece exatamente em frente ao hotel.

Sua localização e serviço de excelência ao longo de muitos e muitos anos, já atraíram inúmeras celebridades mesmo fora da época do Festival de jazz. O Freddy Mercury por exemplo, era um deles. Apaixonado pelo hotel e por Montreux, ele era figura tão presente por ali que se sentia até em casa ao ponto de no meio do café da manhã sentar e tocar o piano do hotel. Obviamente, que o momento ficou eternizado não só na história do hotel como também dos hóspedes sortudos.

Hospedagem em Montreux

Suíte

Ficamos hospedados na Suíte Deluxe Lake view, que como o nome mesmo sugere tem vista panorâmica para o Lago Genebra e para o Alpes. E, para aproveitar a vista, a suíte ainda tinha uma varanda muito charmosa. Que saudades que me dá só de lembrar dele! Sinceramente, hotéis grandes e com estilo mais clássico nunca são os meus favoritos. Porém, o Fairmont foi um dos hotéis que eu mais gostei de ficar. Tanto o quarto, como os salões e corredores, era tudo detalhadamente tão lindo e aconchegante. Era como viajar pela Belle Epoque.

Spa

O spa do Fairmont é em um outro edifício que é conectado ao edifício principal do hotel de forma subterrânea. Inclusive, se sua idéia é viajar para Montreux para relaxar, o Fairmont é o seu lugar. Só para exemplificar, são mais de 2.000 m² de instalações dedicadas não só ao relaxamento, como também condicionamento físico. Aliás, até um jardim com espreguiçadeiras com vista para os Alpes eles tem.

Onde comer em Montreux – dicas de restaurantes 

O Fairmont Le Montreux possui 7 ambientes para drinks, lanches ou refeições completas. Como ficamos dois dias no hotel, não conseguimos ir em todos os ambiente mas pela experiência que tivemos em muitos deles, não tenho dúvida de que todos os outros sejam igualmente incríveis.

Aliás, mesmo que você não se hospede no Fairmont, não deixe de ir em um dos restaurantes. Certamente, os restaurantes do Fairmont estão entre os melhores de Montreux, tanto em termos de comida como de ambiente.

Se o tempo permitir, vale a pena experimentar o La Terrasse du Petit Palais, que tem o ambiente romântico, com vista para o lago e para os Alpes.  Sem dúvida, jantar em um dos restaurantes do Fairmont é um verdadeiro passeio para fazer em Montreux.

Eu simplesmente AMEI me hospedar no Fairmont Montreux e super recomendo o hotel seja como hospedagem em Montreux como também restaurantes, pois sem dúvidas ele é um destino em si. Portanto, não deixe de visitar esse lugar lindíssimo e cheio de história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *