Quem me acompanha no Instagram, viu que essa semana tive oportunidade de praticamente viajar para Índia. Calma, vou explicar! É que esse final de semana eu fui a uma festa comemorar o Diwali, uma festa religiosa hindu, celebrada uma vez ao ano. Como estou tendo muito contato com a cultura, resolvi fazer esse post com motivos para viajar para Índia.

Leia também

Lista de comemorações e festivais na Índia, Nepal, Sri Lanka e Butão

Chefchaouen, a cidade azul no Marrocos

Sobre o Diwali e motivos para viajar para Índia

Sem dúvida, o Diwali é a data mais importante para os indianos. Por isso, o Diwali é comemorado com muitas velas, fogos de artifícios e lâmpadas e também é conhecido como festival de luzes.

Infelizmente na nossa comemoração Diwali, não tivemos Taj Mahal, Delhi, muito menos deuses da Índia ou iluminação, como é feita por lá no festival de luzes. Porém, tivemos muita música indiana, dança e comidas típicas da Índia. A festa foi tão legal que minha vontade era de pegar um avião e partir para qualquer uma das cidades da Índia.

Devo confessar que apesar de gostar de lugares exóticos, a Índia nunca esteve no topo dos meus planos de viagem. Entretanto, não apenas essa festa indiana como também a oportunidade que estou tendo atualmente de conhecer melhor os indianos, estão despertando cada vez mais minha curiosidade e vontade de querer saber tudo sobre a Índia e os costumes dos indianos.

Quando comentei isso para alguns indianos, eles fizeram uma lista com todos os motivos para viajar pra Índia. Como achei interessante, resolvi compartilhar esse tesouro aqui com vocês.

festivais na India

Motivos para viajar para Índia

Certamente, existe uma infinidade de experiências únicas na Índia. Desde os movimentados mercados e extravagantes festivais até a serenidade das incríveis paisagens e montanhas. Aliás, são 30 Patrimônios Mundiais na Índia, que consistem principalmente de fortalezas, templos e monumentos.

Fortes, palácios e monumentos

Visite o forte do deserto de Jodhpur, os palácios de Jaipur e do Taj Mahal, bem como as cidades desertas de Hampi e Mandu. Além dessas, outras cidades que também são imperdíveis são as cidades templo. Como por exemplo,  Khajuraho, Bhubaneswar, Madurai e Trichy.

O que fazer na Índia

Safári para ver tigres selvagens

Se você pensa que só é possível fazer safári na África, está muito enganado. Inclusive, a Índia é lar da metade da população mundial de tigres selvagens. Por isso, é possível visitar uma ou várias áreas de selva. Importante destacar que os Parques Nacionais da Índia estão abertos de 1 de outubro até 30 de junho e fecham no período das monções.

Retiros e spas espirituais e yoga

Sem dúvida, a Índia tem muitos spas voltados para tratamentos espirituais. Como meditação ou yoga. Aliás o país é conhecido mundialmente por isso. Resumindo, é o lugar perfeito para quem quer relaxar ou fazer uma viagem de auto conhecimento.

Compras

Em seguida, outra opção é explorar os mercados de artigos de couro feitos à mão, xales de lã, pedras preciosas e jóias de ouro ou prata.

Comidas típicas da Índia. A comida indiana é uma festa de sentidos e diferente em cada região.

Festivais indianos

Os mais famosos são o Diwali ou Festival de Luzes e a Festa das Cores. Mas há vários outros festivais nacionais ou regionais, que celebram símbolos ou deuses indianos.

Aventuras

Além das cidades, a Índia possui paisagens lindas que proporcionam muitas aventuras. Por exemplo, o explorar o deserto de Thar de camelo, fazer trilhas pelos picos do Himalaia ou mergulhar nos recifes de corais das ilhas Lakshadweep.

motivos para viajar para Índialugares pra visitar na india

Viagens de trem com paisagens espetaculares

Aliás, a rede ferroviária indiana é vasta e suas rotas passam por paisagens incríveis, vilarejos rurais e monumentos. Três rotas foram listadas pela Unesco, como a Victoria Terminus em Mumbai.

É claro que viajar para Índia não são só flores e muito menos para qualquer um. Sem dúvida, a cultura pode chocar. Principalmente para pessoas que não estão acostumadas a viajar para países exóticos. Além disso, também verá pobreza extrema e situações de caos como nas cidades de Delhi, Mumbai, Calcutá, Agra e outras.

cidades na india