O bairro de Príncipe Real em Lisboa é uma das áreas mais cosmopolitas. Com jardins, mirantes, palácios coloridos, lojas de design, restaurantes de chefs renomados e bares descolados essa região tem muito à oferecer.

Mesmo com tantas opções ainda é uma área menos turística que o Chiado ou Bairro Alto e por isso tem um ar lisboeta mais autêntico.

A rua Dom Pedro V é a principal do bairro e por cada porta que você entre, por mais simples que seja, você vai se surpreender com os restaurantes e lojas. Dentre as diversas opções oferecidas na área, aqui estão as minhas sugestões.

o que fazer no Príncipe Real em Lisboa

O que visitar no bairro Príncipe Real em Lisboa

Jardim do Príncipe Real

Construído em 1853, o destaque deste pequeno jardim é todo da enorme árvore do tipo cipreste, que foi a primeira árvore de Lisboa considerada de interesse público. No final da tarde o café e os quiosques estão sempre movimentados e vale a pena tomar uma taça de vinho por ali. Todos os sábados tem um mercado biológico de frutas e legumes.

Jardim e Miradouro de São Pedro de Alcântara

É meu mirante favorito de Lisboa. Com vista para a Avenida da Liberdade, Castelo de São Jorge, Catedral da Sé, Baixa e para o rio Tejo. No terraço superior tem um mapa feito de azulejos, que identifica os principais edifícios da cidade. No jardim, tem vários bancos e também cafés com mesas externas para relaxar e admirar a vista da cidade.

Elevador da Glória

É um dos funiculares mais famosos da cidade, liga a Praça dos Restauradores na Baixa ao Jardim de São Pedro de Alcântara no Bairro Alto, próximo do Príncipe Real.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Museu da ciência e história natural de Portugal.

Jardim Botânico

Criado em 1878, o jardim tem espécies do mundo todo. É parte do Museu de História Natural e da Ciência.

Museu de São Roque

Este museu que fica na divisa com o Bairro Alto, foi inaugurado no início do século XX, com coleções que contam a história do antigo santuário anexo. Aqui recomendo fazer uma visita temática, que começa no Museu de São Roque com pinturas do século XVI, dedicadas à vida e lenda de São Roque, seguindo para o Museu da Farmácia que conta um pouco de como plantas eram usadas antigamente para tratamentos e também a história da peste negra na Europa.

Restaurantes e bares no Príncipe Real

A Cevicheria 

Já ao entrar no restaurante você se surpreende com um polvo gigante pendurado  no teto. Serve ceviche, tacos, empanadas e também tem opção de menu degustação para quem quiser experimentar vários pratos diferentes.

Yakuza

É um dos restaurantes japoneses mais conhecidos de Lisboa. Localizado na antiga Real Fábrica das Sedas e oferece desde sushis tradicionais a versões mais descoladas.

Café Príncipe Real

Restaurante do hotel Memmo Príncipe Real, com ambiente descontraído oferece pratos portugueses e internacionais.

Tapisco 

Restaurante com ambiente bem informal que mistura tapas espanholas e petiscos portugueses.

Pavilhão Chinês

É impossível ficar indiferente ao ambiente, com milhares de peças do século XVIII ao século XX que são expostas ao longo de cinco salas. Este bar mais parece um museu, começou com a necessidade de expor uma coleção privada, tão grande que levou à compra de uma antiga mercearia – O Pavilhão Chinês – que mantém o seu nome até hoje e se transformou num verdadeiro bar e bazar de relíquias para lisboetas e turistas.

Chafariz do vinho 

Um das melhores e mais antigas enotecas de Lisboa, fica no chafariz da Mãe-de-Água parte integrante da monumental obra do Aqueduto das Águas Livres, um complexo de galerias subterrâneas construídas em 1731.

Queijaria

É uma loja com os melhores queijos portugueses e europeus.

Para doces: Gelato Mú e Doce Real

Compras e lojas descoladas do bairro

New Black Urban Concept Store

Loja de roupas femininas e acessórios, incluindo marcas como Maison Margiela e Karl Lagerfield.

Mini by Luna

Adoro as roupas dessa loja. É uma das lojas mais conhecidas do bairro. Com roupas masculinas, femininas e também infantil.

A Embaixada

Sem dúvida alguma, esse é o edifício mais bonito do bairro. Um antigo palácio do século XIX que foi transformado em uma galeria comercial, com lojas de artistas e marcas portuguesas de design, moda e artesanato.

Amazingstore

É uma mistura de loja e cafeteria com produtos de design, alguns de material reciclável.

Outras lojas interessantes: Shon Mott e Lidija Kolovrat

Onde se hospedar

Hotel Memmo Princípe Real 

O acesso a este hotel membro da Design Hotels, é feito por uma ruela estreita que termina em um mirante. É bem ali como se tivesse sido pendurado no mirante, que fica o Memmo Príncipe Real. Por isso, o hotel tem uma vista panorâmica de Lisboa.

No nosso quarto fomos recebidos com deliciosos pastéis de nata, vinho do Porto e ainda todos os ingredientes necessários para fazermos uma bebida de boas vindas do hotel. Que incluía vinho do Porto branco, tônica e rodelas de lima. Achei a idéia genial e a bebida uma delícia!

O quarto era super espaçoso, moderno, aconchegante e ainda com vista maravilhosa de Lisboa. Alguns possuem varanda com lareira, um cantinho perfeito para curtir com privacidade as frescas noites de inverno com vista da cidade.

Aproveitamos para conhecer o Café Príncipe Real, o restaurante do hotel que é muito recomendado e inclusive frequentado por Lisboetas. Estava tudo delicioso, mesmo que não se hospede no hotel, não perca a oportunidade de conhecer esse restaurante. Reserve com antecedência porque ele é bem movimentado.

Por último e não menos especial, o hotel oferece todos os dias às 17:30 uma visita guiada pelo bairro. 😀

Veja também dicas e fotos de Portugal no meu Instagram @Karina.sell

roteiro pelo bairro de Príncipe Real em Lisboamelhor hotel com vista no Principe Real em Lisboa hotel no melhor bairro de lisboa

Leia também

Motivos para morar em Portugal

Roteiro pelo Vale do Douro

Roteiro pelas praias da Costa do Algarve em Portugal

Diferenças entre o português de Portugal e do Brasil