Estocolmo é a capital da Suécia e também considerada a capital da Escandinávia. Essa não foi a primeira vez que viajei para a Suécia. Tive a oportunidade de conhecer o país quando trabalhava na Volvo, multinacional sueca. Porém, como a Volvo fica na cidade de Gotemburgo, acabei conhecendo apenas Gotemburgo na Suécia e depois fui para Copenhagen na Dinamarca. Depois quero inclusive fazer um post com algumas diferenças entre essas duas cidades da Escandinávia. Por enquanto, nesse post vou dar algumas dicas básicas porém importantes para quem quer visitar Estocolmo. Como por exemplo, dicas de atrações e curiosidades da capital da Suécia.

Quem me acompanha no Instagram sabe que sou apaixonada pela Escandinávia, principalmente pela cultura. Se você está pensando em fazer um roteiro pela Escandinávia, não deixe de ler um pouco sobre a cultura. Alguns livros que recomendo: Fika por Anna Brones e The Danish Way of Parenting por Jessica Alexander. Esse último apesar de ser sobre educação infantil, você aprende muito a forma de como eles pensam.

Leia também

Quando ir para Estocolmo na Suécia – melhor época para viajar

Os melhores meses para visitar Estocolmo pra mim seriam final de abril até começo de junho e setembro. Durante esses meses a temperatura em Estocolmo já está agradável, os dias longos e com menos probabilidade de chuva. No alto verão, eu não acho ideal, porque além de ter mais chances de chover, você pode pegar alguns dias quentes e lá não tem estrutura para calor. Outro fator importante, é que é um período de férias escolares e muita gente viaja e você acaba não conhecendo tão bem a rotina dos locais e da cidade que vai esta com mais turistas por ser férias.

Como ir do Aeroporto de Estocolmo (Arlanda) para o centro da cidade

Há várias opções do aeroporto de Estocolmo (Arlanda) para o centro da cidade, como metro, taxi e ônibus. A opção mais barata e também mais recente é o ônibus da Flixbus, que sai de vários terminais e possui três linhas diferentes , sendo uma delas com destino para o centro da cidade. Outra opção é o Arlanda Express que apesar de mais caro, é apenas um pouco mais rápido. Se não me engano uns 10 minutos no máximo.

Quanto tempo ficar

A princípio, o ideal é ficar a vida toda. Isto é, pelo menos essa foi minha vontade. Mas, se isso está fora de suas possibilidades e planos, eu recomendaria pelo menos uns três dias.

Moeda da Suécia

Apesar de pertencer a União Européia, a Suécia não adotou o Euro. Portando, a moeda oficial da Suécia é a coroa sueca e a única aceita no país. Um fato interessante é que a Suécia tem um plano de retirar o dinheiro de circulação. Os motivos alegados são vários, desde gasto para manter e emitir notas até higiene. Enfim, todos os lugares aceitam cartão de crédito, sendo que muitos podem ser pagos com sistema de aplicativos por exemplo.

Principais atrações turísticas de Estocolmo

As atrações turísticas mais relevantes para quem visita a Estocolmo pela primeira vez são o Palácio Real, passear por Gamla Stan que é a parte antiga da cidade, Vasa Museum ou Vasamuseet, Palácio Drottningholm, Skansen, Nobel Museum e também passear de barco pelos canais da cidade. Caso você queira lugares para tirar fotos legais da cidade, o restaurante Gondolen, na ilha de Sodermalm tem uma vista incrível. Similarmente, outro lugar muito fotogênico, é onde está a prefeitura.

Onde se hospedar, dica de hotel

Ficamos no bairro de Ostermalm, no Story Hotel Riddagartan. A localização é excepcional, dá para ir caminhando até os principais pontos turísticos de Estocolmo e também há ótimos restaurantes e até baladas nos arredores. O Story Hotel Riddargatan tem o sistema de self check- in e check-out, ou seja, você mesmo faz seu check-in através de um iPad disponível na recepção. Logo depois, é enviado uma senha de acesso ao quarto. Acredito que todo o processo não levou nem dois minutos. Da mesma forma, o check-out foi muito rápido e prático.

Ficamos hospedados na suíte Just Large King, o quarto era simplesmente um charme. Com janelas grandes e muito amplo, com cara de studio e com lareira que deixou o ambiente mais aconchegante. Outra coisa que achei bem legal nesse hotel em Estocolmo, é que ao invés de deixar água mineral para os hóspedes, eles deixam água com vitaminas. Achei a idéia genial, já que geralmente andamos tanto quando estamos visitando uma cidade e chegar no hotel e ter essas águas para repor as energias fazem muita diferença.

Assim como o restaurante, o bar do hotel está sempre lotado. Por isso, não deixe de fazer uma reserva com antecedência. O restaurante é de comida asiática. Pelo que pudemos perceber, muita gente da cidade vai para o bar do Story antes da balada. Os drinques são ótimos e a música excelente. Recomendo mesmo se você não estiver hospedado ali. É muito legal mesmo.

 

hospedagem Estocolmo
dicas de viagem para Suécia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *