São Paulo é a maior cidade do Brasil e um centro de muitas oportunidades. Por isso, os paulistanos têm um modo muito particular de viver. Se você ainda não esteve na cidade, vai poder se preparar para os hábitos dos paulistanos e se você já esteve, vai poder matar a saudade dessa micro-cultura.

Veja abaixo 11 dos principais hábitos dos paulistanos

1. Pegar o metrô lotado toda a manhã e toda a noite para ir e voltar do trabalho

Quem trabalha em São Paulo em poucos casos vai morar perto do trabalho, por isso a melhor solução é usar o metrô. Mesmo sendo um metrô com poucas linhas e ineficiente para a quantidade de passageiros diários, ele é a ainda a melhor solução para acessar os principais centros comerciais da cidade, como por exemplo a região da Av. Paulista, a qual é o coração da cidade.

2. Tomar café com leite e pão na chapa de manhã, no quilo a tarde e uma pizza a noite

As padarias estão espalhadas por todos os bairros paulistanos. Pela manhã, o típico é o combinado café e pão. Na hora do almoço comida por quilo (com direito a feijão, arroz, misturas e saladas) e na hora do jantar é a vez das pizzas. Essa é basicamente a pirâmide alimentar do paulistano.

3. Ver um milhão de histórias e de realidades ao mesmo tempo

Se você ficar sentado a uma hora num banco na Av. Paulista verá como a população da cidade é mista e variada. Vai ver adolescentes em grupos, casais andando de mãos dadas, executivos correndo para um rápido almoço, grupo de estrangeiros, estudantes e diversos ambulantes tentando vender os mais variados produtos e disputando preços com os seus clientes. Isso é São Paulo.

4. Falar gírias paulistanas

Cada região do Brasil tem suas gírias e o paulistano tem uma grande influência do italiano. Já que mais de 70% dos italianos que vieram para o Brasil, construíram suas vidas na capital paulista. Durante o século XX, ambos português e italiano eram falados na cidade, principalmente em bairros como o Mooca e o Bixiga, os quais usam até hoje expressões típicas do norte da Itália.

5.  Vestir roupas práticas, confortáveis e para o dia a dia corrido

Quem anda de metrô, de ônibus e a pé em São Paulo busca praticidade e conforto, pois lá a vida é corrida e não dá para perder tempo, por isso o estilo dos paulistanos é mais minimalista, embora eles gostem de se vestir bem com marcas alternativas e mais básicas. Um dos pontos favoritos de compras dos típicos paulistanos é a Rua Augusta.

6. Adorar passear no SESC, seja depois do trabalho ou durante o final do semana

O SESC é um centro cultural que pode ser encontrado em diversos bairros de São Paulo. Um lugar para aproveitar o tempo livre com cultura e atividades recreativas. Lá tem musicais variados, peças de teatros, exposições de artes, exibições de filmes, aulas das mais variadas habilidades tanto físicas como mentais, biblioteca e restaurantes.

7. Aguentar várias horas de trânsito tanto para sair como para voltar para casa

Quem nunca ficou parado pelo menos por 2 horas na Marginal Tietê, ou em outra avenida que corte a cidade, não pode se chamar de paulistano de verdade. Infelizmente o trânsito caótico e estressante é parte da cidade de São Paulo e os paulistanos enfrentam isso diariamente. Sair de uma área da cidade e ir para outra pode levar o mesmo tempo do que ir de um país da Europa para outro.

8. Curtir a terra da paquera digital, já que o tempo é curto

Sampa é uma cidade boa para paquerar, mas os paulistanos preferem utilizar aplicativos de relacionamento que ajudam a achar a paquera certa, facilitando sua vida corrida. Os pontos mais românticos são os mirantes para ver o pôr do sol, o Catraca Livre tem uma lista com eles. E a Avenida Paulista, por ser um ponto central da cidade, também é ponto de encontro.

9. Sentir saudade de visitar o centro da cidade sem medo

Uma das maiores perdas da cidade de São Paulo é o descuido com o seu centro. Devido às dificuldades sociais e econômicas, grande parte foi tomado por condições que não permitem a sua utilização ou circulação. A região tem lindos monumentos, como a Praça da Sé, o Mercado e o Teatro Municipal, Estação da Luz entre outros.

10. Desconfiar de lugares sem fila

Não é que o paulistano goste de uma fila, ele só está acostumado a pegar fila para tudo, já que a cidade é a mais populosa do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes. Por isso, se não há fila no banco, é porque algo está errado, se não há fila para comer, a comida não deve ser boa, etc.

11. Estar sempre atrasado e dizer que já está chegando

Tempo é algo que ninguém em São Paulo tem. Por isso um dos hábitos dos paulistanos é estar sempre atrasado. Além de não conseguir chegar no horário, é comum mandar a mensagem avisando que já está chegando, mesmo quando acabou de sair de casa.

Dá para perceber através dos hábitos dos paulistanos que morar em São Paulo não é fácil. Porém, a cidade tem suas belezas, coisas interessantes e oportunidades. Já que São Paulo é uma das quinze cidades mais globalizadas do mundo. 

O que você achou dos 11 hábitos dos paulistanos? Você concorda com elas? 

Leia também

Pontos turísticos no Rio de Janeiro: lugares não óbvios

Dicas de Tiradentes