Com diversos castelos e palácios, Sintra não só está associada a nobreza portuguesa, como também é Patrimônio Mundial da Unesco. Localizada apenas 30 km de Lisboa, na encosta da serra de mesmo nome e que termina no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu.

Quanto tempo ficar em Sintra e quando ir

Por estar muito perto, muita gente faz bate e volta de Lisboa para Sintra, eu mesma quando fui a primeira vez só passeio o dia. Mas se você quiser realmente conhecer os palácios sem pressa eu diria que a melhor opção seriam dois dias.

Você pode visitar a cidade em qualquer época do ano, sendo que no verão, obviamente, fica bem movimentado. Então prepare-se para enfrentar algumas filas dentro e fora dos palácios.

Como ir de Lisboa para Sintra

Há várias opções de trem (comboio) de Lisboa para Sintra que saem de hora em hora. As estações que saem de Lisboa são Rossio, Santa Apôlonia, Sete Rios, Oriente e Cais do Sodré. Aliás, ir até Sintra de trem é uma boa opção. Pois é bem difícil de estacionar próximo das atrasões e no centro histórico.

Circuito da Pena 434 – ônibus para o Palácio da Pena

Já em Sintra a melhor opção é explorar a cidade à pé e no caso do Palácio da Pena pegar um taxi ou o ônibus 434 que faz o circuito pelos palácios de Sintra. A passagem pode ser comprada com o motorista e custa seis euros e vale o dia inteiro.

O que fazer em Sintra – Passeios e palácios

Sintra tem vários palácios lindos espalhados ao longo da serra em que se encontra. Apesar de já ter visitado a cidade duas vezes ainda não consegui conhecer todos eles. Sem dúvida, o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira são os mais conhecidos e na minha opinião imperdíveis de visitar.

Já no centro histórico de Sintra, aproveite para comer a tradicional queijada da Piriquita, antiga fábrica de queijadas que abriu em 1862. Além da queijada, outro doce típico da região é uma espécie de massa folhada e amêndoas chamado de travesseiro.

Próximo do centro histórico está a Quinta da Regaleira e em seguida o Palácio de Seteais, é muito tranquilo fazer o trajeto à pé. Como estávamos hospedados no Palácio de Seteais, fizemos várias vezes à pé o caminho mas caso prefira também há um ônibus que vai do centro até lá, que é o 435.

Castelo colorido em Sintra PortugalQuinta da Regaleira Portugal

Palácio de Seteais

Construído no final do século XVIII e com arquitetura neo-clássica, o Palácio de Seteais abriga atualmente um dos hotéis mais tradicionais de Portugal, o Tivoli Palácio de Seteais. Todas as salas são lindíssimas com detalhes que vão da parede ao teto. Suas janelas altíssimas o transportam de dentro para a bela paisagem de fora e seus jardins.

Do jardim é possível ver o Palácio da Pena em perfeita posição com o lindo arco do Palácio de Seteais. Resumindo, é tudo tão impressionante que torna o Tivoli além de um hotel de luxo mas Patrimônio da Unesco. Ou seja, mesmo que você não se hospede nele, aproveite sua visita na Quinta da Regaleira e dê um pulinho no Palácio de Seteais.

Palácios e passeios em SintraHotel em Sintra - Tivoli Palácio de Seteais

Outras opções de hotel em Sintra 

Caso o Tivoli Palácio dos Seteais esteja fora do seu orçamento, outras opções de hotéis porém do tipo econômico: Azen Cool HouseChalet Sintra e villa Estefânia

Além dessas, outras opções também muito boas são o Chalet Saudade e o The Biester Charm House porém ambos tem o preço um pouco superior. 

Onde comer em Sintra

Certamente os restaurantes mais conhecidos de Sintra e arredores são o Arola, o Midori e o Lab e todos eles ficam no Penha Longa resort. Porém, se você quer algo mais rápido ou simples, uma opção é o Garagem Café. No entanto, além dessas opções, é claro que também há opções de comida portuguesa tradicional, como o restaurante Tascatinga e o Curral dos Caprinos.

Leia também

Conheça o Areias do Seixo, hotel de praia próximo de Lisboa

Roteiro pelo Vale do Douro

O melhor do Príncipe Real, o bairro do momento em Lisboa